Conhecendo os quelônios da Amazônia: uma proposta de sequência didática para o ensino contextualizado de Ciências

  • Ana Caroline Silva Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Juliane Priscila Diniz Sachs
  • Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva Universidade Federal do Pará/ Faculdade de Ciências Biológicas
Palavras-chave: Ensino de Ciências da Natureza, Paulo Freire, Três Momentos Pedagógicos, Preservação, Répteis

Resumo

Segundo uma perspectiva humanista de Educação, a contextualização no ensino de Ciências é fundamental para uma aprendizagem substantiva dos conteúdos. Com a contextualização, o aprendiz e o educador, mediante seus contextos vivenciais, atribuem sentido e relevância aos conhecimentos sistematizados e científicos, que lhes proporcionam uma compreensão de globalidade, assim como um maior poder de ação frente a uma realidade social e ambiental problemática. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho foi apresentar uma proposta de sequência didática, voltada à construção de conhecimentos de biologia e à sensibilização quanto à questão ambiental, a partir de uma problemática referente à conservação e preservação das espécies de quelônios da região do Xingu, temática pouco explorada pelas pesquisas de desenvolvimento de abordagens didáticas, mas que apresenta relevância científica e educacional, em especial para os educadores e aprendizes dessa região. A proposta, destinada ao 7º ano da Educação Básica, orientou-se pelos aportes teóricos da pedagogia freiriana, abrangendo atividades lúdicas, organizadas segundo metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. Essa apresenta potencial de aplicabilidade e pode ajudar educadores que desejam proporcionar um ensino de Ciências capaz de sensibilizar os aprendizes quanto à preservação e à conservação da biodiversidade brasileira.

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Publicado
04-05-2023
Como Citar
SOUSA, A. C.; SACHS, J. P.; DA SILVA, R. A. Conhecendo os quelônios da Amazônia: uma proposta de sequência didática para o ensino contextualizado de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 1, p. 502-518, 4 maio 2023.
Seção
Propostas Didáticas