Percepções dos professores sobre interdisciplinaridade em um curso de formação continuada online

  • Andressa Freitas Lopes Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0002-6529-7306
  • Graciele Carvalho de Melo
  • Ariane Prates Brum
  • Daniel Morin Ocampo
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Formação de professores., Associação Livre de Palavras.

Resumo

O presente artigo objetiva mapear as Representações Sociais sobre interdisciplinaridade de professores da Educação Básica, participantes de um curso de formação continuada online nos anos de 2020 e 2021. Para atingir tal objetivo foram utilizados métodos de pesquisa mistos, com dados produzidos utilizando um questionário de associação livre de palavras e analisado com auxílio software OPENEVOC-0.84. O núcleo central, as palavras de maior frequência e com maior relevância, foi composto pelos termos colaboração, conhecimento, integração e interação. Inferiu-se que os resultados estão em consonância com a literatura, demonstrado que não houve alterações nas percepções dos professores acerca da interdisciplinaridade, estando principalmente, interligada a objetivos atitudinais.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
21-12-2022
Como Citar
LOPES, A.; DE MELO, G.; BRUM, A.; OCAMPO, D. Percepções dos professores sobre interdisciplinaridade em um curso de formação continuada online. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 4, p. 1-17, 21 dez. 2022.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)