Experimentos investigativos na formação de professores de ciências e biologia no ensino remoto

  • Graciele Carvalho de Melo Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Patrícia Aguirre Martins Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar
  • Rodriane dos Santos Nunes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar
  • Eliziane da Silva Dávila Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar
Palavras-chave: Ensino por Investigação, Prática enquanto Componente Curricular, Formação Inicial de Professores

Resumo

Para abarcar a articulação dos conhecimentos específicos e pedagógicos, bem como superar a dicotomia teórico-prática na formação de professores e preparar os futuros docentes para atender os objetivos atuais da Educação em Ciências, é que este trabalho busca apresentar a integração de duas disciplinas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, realizada remotamente no segundo semestre de 2020. Logo, foi proposto aos acadêmicos a elaboração de planos de aula com experimentos no viés do Ensino por Investigação (EI). Na primeira versão, os planos não continham elementos do EI. Já quarta versão, os planos apresentaram características do viés solicitado, com delimitação de situação-problema, levantamento de conhecimento-prévio, formulação de hipóteses e sistematização do conhecimento. Este trabalho evidenciou a importância de licenciandos experimentarem abordagens na qual sejam os mediadores do conhecimento e o seu aluno seja um sujeito ativo no processo de aprendizagem.

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Publicado
10-06-2023
Como Citar
DE MELO, G.; MARTINS, P.; NUNES, R.; DÁVILA, E. Experimentos investigativos na formação de professores de ciências e biologia no ensino remoto. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 3, p. 133-153, 10 jun. 2023.