Sexualidade e gênero na formação docente: uma breve análise nos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química

Autores

  • Andressa Freitas Lopes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Michele de Souza Fanfa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n3.13670

Palavras-chave:

Educação Sexual, Formação Inicial de Professores, Projeto Pedagógico de Curso

Resumo

As questões relacionadas à gênero e sexualidade acompanham sujeitos desde a infância até o fim de suas vidas, confrontando-os, principalmente, em ambientes educacionais. Neste viés, trabalhá-las na formação inicial de professores torna-se primordial. Para tal, este artigo objetiva analisar como os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estão optando por tratar dos temas sexualidade e gênero em seus currículos. Para atingir o objetivo, foi elaborada uma análise documental das disciplinas apresentadas nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) e discriminadas no Portal do Ementário. Como resultado, identificou-se, nos cursos de Ciências Biológicas e Química, duas disciplinas obrigatórias que cobrem os temas e, em Física, apenas uma disciplina optativa. Deste modo, infere-se que as temáticas em questão estão presentes nos três cursos, mas ainda com percalços e pouca carga horária, dispondo assim, da necessidade de olhares mais atentos para a ampliação do espaço no currículo das licenciaturas a respeito destas temáticas.

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Publicado

10-06-2023

Como Citar

Sexualidade e gênero na formação docente: uma breve análise nos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 154–172, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n3.13670. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13670. Acesso em: 4 mar. 2025.

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