Cartografia de uma experiência em educação ambiental: entre a imaginação e a observação

  • Miriam Avani Rodrigues de Oliveira Universidade Federal do Pampa
  • Márcio André Rodrigues Martins Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0002-0147-0042
  • Ângela Maria Hartmann Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Ensino Fundamental, Cartografia, Educação Ambiental, Invenção de Mundos

Resumo

Este artigo é resultado da implementação de estratégias de intervenção pedagógica baseadas na metodologia de Invenção de Mundos. O objetivo da pesquisa foi compreender as interrelações produzidas pelos estudantes quando desafiados a construírem um bairro (em miniatura) com características ambientalmente sustentáveis. A investigação foi fundamentada na teoria da complexidade de Edgar Morin e nos pressupostos do educar pela pesquisa. A metodologia de pesquisa e análise envolveu cartografar as estratégias de intervenção e suas ressonâncias nos processos criativos de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública. A intervenção pedagógica iniciou com uma expedição investigatória pelo Bairro onde moram os estudantes, com registros textuais e fotográficos. A análise cartográfica explicitou as estratégias de mobilização dos estudantes na construção do bairro em miniatura. Essas estratégias potencializaram o envolvimento dos estudantes para resolverem situações-problemas com criatividade e imaginação. Também ficaram evidentes os posicionamentos críticos, reflexivos e autorais sobre sustentabilidade ambiental, convivência humana e qualidade de vida, que eles assumiram durante o processo de invenção do bairro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Avani Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Pampa

Especialista em Gestão e Educação Ambiental (2019) pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Graduada em Ciências Biológicas - Liceciantura, pela Universidade da Região da Campanha (2013). Curso técnico em Multimeios Didáticos pelo Instituto Federal Farroupilha. Professora de Ciências na Escola Estadual Francisco Brochado da Rocha. 

Márcio André Rodrigues Martins, Universidade Federal do Pampa

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu-UFRGS-2009) e mestrado em Educação pela mesma instituição. Graduação em Física (licenciatura) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1989). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus de Caçapava do Sul – RS no Curso de Licenciatura em Ciências Exatas e professor titular do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - MPEC. Coordenou o Curso de Licenciatura em Ciências Exatas no período de 2012 a 2016. Presidiu o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas no período de 2011 a 2018. Coordenou os seguintes programas institucional financiados pela CAPES: Novos Talentos; Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Participou de projetos de cooperação internacional pelo programa PROÁFRICA/CNPq. Propôs e coordenou a implantação do Centro de Interdisciplinar de Educação Científica e Tecnológica – CInEC-T (Unipampa - Campus Caçapava do Sul). Coordenador Institucional do Programa CONEXÕES Universidade-Escola e Coordenador Institucional do Programa Ciências na Escola (MCTIC/MEC). Coordenador do Fórum das Licenciaturas - FORLIC da UNIPAMPA, desde 2018. Membro do Fórum Estadual de Formação de Professores do RS. Pesquisa os seguintes temas: metodologia para o ensino de ciências, tempo (duração), diferença e invenção. Possui experiência na área de Educação com ênfase em: 1) metodologias de formação docente continuada e em serviço (ensino médio/fundamental/séries iniciais); 2) tecnologias educacionais; 3) Projetos pedagógicos e invenção da escola.

Ângela Maria Hartmann, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2012). Mestre em Educação pela mesma Universidade (2006) Graduada em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, interdisciplinaridade, ensino médio, educação matemática e ensino de física. Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência desde 2019.

Publicado
16-03-2022
Como Citar
OLIVEIRA, M.; MARTINS, M.; HARTMANN, ÂNGELA. Cartografia de uma experiência em educação ambiental: entre a imaginação e a observação. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 169-191, 16 mar. 2022.