A docência, seus saberes e os processos de formação do professor de biologia: uma revisão de literatura

  • Willian da Silva Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar
  • Vantoir Roberto Brancher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar
  • Neiva Maria Frizon Auler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar
Palavras-chave: Biologia, Saberes Docentes, Formação de professores

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica, de natureza teórica, foi realizada através de uma revisão de literatura das dissertações e teses publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD, que teve por objetivo mapear o que tem sido pesquisado sobre os saberes produzidos e mobilizados por professores de Biologia enquanto elementos da formação desses profissionais. A partir dos critérios de busca e seleção foram encontradas 18 produções de interesse para esta investigação. Com o mapeamento e análise das dissertações e teses foi possível identificar uma grande diversidade de trabalhos, de abordagens e de propostas que emergiram deste cenário analisado. Identificamos que, em sua maioria, as produções contemplaram os processos de formação inicial de professores nas licenciaturas e espaços específicos. Salientamos a incipiência dos estudos voltados à formação do professor de Biologia para a Educação Profissional e Tecnológica[1], de modo que apenas uma produção abordou a formação do professor de Biologia neste contexto.  

 

[1] Embora este trabalho esteja incluído em uma pesquisa do campo da Educação Profissional e Tecnológica intitulada “Trajetos formativos e saberes docentes: ressignificando a docência de biologia na Educação Profissional e Tecnológica”, destacamos que na ocasião das buscas não obtivemos resultados de produções com os descritores específicos para "Educação Profissional". A única produção que problematiza a docência de Biologia na EPT emergiu quando retiramos estes descritores específicos, situação que justifica a necessidade de pesquisas que abordem temáticas nesta especificidade da atuação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
20-08-2021
Como Citar
DA SILVA MEDEIROS, W.; BRANCHER, V.; FRIZON AULER, N. A docência, seus saberes e os processos de formação do professor de biologia: uma revisão de literatura. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 5, p. 41-63, 20 ago. 2021.