Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG)

  • Camila Salgado Lemke Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • ´Priscila Farfan Barroso Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS )
Palavras-chave: Transversalidade;, Educação;, Ensino Médio;, Instituição Federal;, Estudantes;, Meio Ambiente.

Resumo

Este trabalho apresenta a percepção sobre o conceito de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade dos estudantes dos cursos técnicos integrado de Agropecuária, Agroindústria, Meio Ambiente e Vestuário, ambos formandos nos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Campus Pelotas Visconde da Graça. A partir da observação participante, das saídas exploratórias, das entrevistas diretas e da análise das ementas de cada curso técnico pretendeu-se conhecer as diferentes abordagens e conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade. Verificou-se que em grande maioria os estudantes ressaltaram entender a importância do conceito de Desenvolvimento Sustentável para seu curso e sua carreira, porém, os próprios estudantes reconhecem que a Instituição tem pouco foco nas questões ambientais. Os docentes têm autonomia na execução da ementa, de modo que estas questões ficam difusas durante os conteúdos dados aos estudantes, perdendo a potencialidade esperada. A pesquisa ainda indica que maior ênfase no conceito de Sustentabilidade pode favorecer a comunidade escolar para que seus estudantes continuem a desfrutar do potencial da instituição.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
19-02-2021
Como Citar
LEMKE, C.; Barroso´. Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG). Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 1, p. 189-205, 19 fev. 2021.