Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele

Autores

  • Januza Fontes Vasconcelos Universidade federal de Pelotas
  • Vera Lúcia Brobowski
  • Francele Abreu Carlan
  • Camila Salgado Lemke
  • Lucas Schneider Lopes

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11517

Palavras-chave:

jogo didático; genética; ensino lúdico; ensino superior.

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de elaboração e posterior aplicação de um jogo didático, um projeto proposto pela professora regente da disciplina Genética Geral e desenvolvido por três alunas do quinto semestre do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o qual foi aplicado em sala de aula aos colegas durante as aulas da professora da disciplina. O jogo didático “Genética: sabe, passa ou repassa?” teve como objetivo principal desenvolver e relembrar os conhecimentos estudados em aula sobre herança quantitativa, especificamente, sobre os genótipos e os fenótipos relacionados à cor da pele humana. Para a construção do jogo foram utilizados apenas materiais simples, de baixo custo e que são fácil obtenção. Após a aplicação da atividade, foi aplicado um questionário para avaliar a compreensão sobre o jogo. Os resultados obtidos estão em acordo com aqueles encontrados na literatura sobre o uso de jogos didáticos nas escolas, ou seja, que jogos são uma alternativa lúdica de ensino muito válida  e podem despertar um maior interesse em aprender por parte do aluno.

Downloads

Downloads

Publicado

18-12-2020

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

VASCONCELOS, Januza Fontes; BROBOWSKI, Vera Lúcia; CARLAN, Francele Abreu; LEMKE, Camila Salgado; LOPES, Lucas Schneider. Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 5, p. 413–423, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11517. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11517. Acesso em: 9 abr. 2025.