Genética: sabe, passa ou repassa? Jogo Didático sobre a herança da cor da pele
Resumo
O presente trabalho trata-se de um relato de elaboração e posterior aplicação de um jogo didático, um projeto proposto pela professora regente da disciplina Genética Geral e desenvolvido por três alunas do quinto semestre do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o qual foi aplicado em sala de aula aos colegas durante as aulas da professora da disciplina. O jogo didático “Genética: sabe, passa ou repassa?” teve como objetivo principal desenvolver e relembrar os conhecimentos estudados em aula sobre herança quantitativa, especificamente, sobre os genótipos e os fenótipos relacionados à cor da pele humana. Para a construção do jogo foram utilizados apenas materiais simples, de baixo custo e que são fácil obtenção. Após a aplicação da atividade, foi aplicado um questionário para avaliar a compreensão sobre o jogo. Os resultados obtidos estão em acordo com aqueles encontrados na literatura sobre o uso de jogos didáticos nas escolas, ou seja, que jogos são uma alternativa lúdica de ensino muito válida e podem despertar um maior interesse em aprender por parte do aluno.
Downloads
Copyright (c) 2020 Januza Fontes Vasconcelos, Vera Lúcia Brobowski, Francele Abreu Carlan, Camila Salgado Lemke, Lucas Schneider Lopes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.