Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas

  • Geilson Rodrigues Da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Nádia Cristina Guimarães Errobidart Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

A abordagem de ensino comumente utilizada no Ensino de Ciências privilegia a memorização de exercícios desconectada da realidade social dos estudantes. Sendo assim, uma das formas de romper com essa abordagem listada em pesquisas trata-se da utilização da Ilha de Racionalidade Interdisciplinar. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa é desenvolver um material didático que reflete à articulação entre a metodologia da Ilha de Racionalidade Interdisciplinaridade e a abordagem histórica contextual para constituir uma representação que engloba diversas especialidades para o estudo da Termodinâmica. Na elaboração do material foram utilizadas a etapa de enquadrar o problema, produzir o clichê, o panorama espontâneo e abertura de caixas pretas sem ajuda de especialistas. A síntese final do processo de construção da Ilha é um material didático estruturado em 14 páginas e que demonstra a mútua influência entre ciência e a sociedade, sendo uma possibilidade para apresentar os diferentes saberes que contribuíram para o desenvolvimento da Termodinâmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciatura Plena em Física com doutorado em Educação. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, curso de Física Licenciatura e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Coordena o subprojeto PIBID-Física da UFMS. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Ensino de Ciências GINPEC/UFMS, no qual participa e coordena projetos de pesquisa/extensão na área de ensino de Física.

Publicado
24-08-2020
Como Citar
DA SILVA, G.; GUIMARÃES ERROBIDART, N. Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 49-63, 24 ago. 2020.