Ilha de Racionalidade Interdisciplinar aplicada à construção de uma representação histórica contextual sobre as máquinas térmicas
Resumo
A abordagem de ensino comumente utilizada no Ensino de Ciências privilegia a memorização de exercícios desconectada da realidade social dos estudantes. Sendo assim, uma das formas de romper com essa abordagem listada em pesquisas trata-se da utilização da Ilha de Racionalidade Interdisciplinar. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa é desenvolver um material didático que reflete à articulação entre a metodologia da Ilha de Racionalidade Interdisciplinaridade e a abordagem histórica contextual para constituir uma representação que engloba diversas especialidades para o estudo da Termodinâmica. Na elaboração do material foram utilizadas a etapa de enquadrar o problema, produzir o clichê, o panorama espontâneo e abertura de caixas pretas sem ajuda de especialistas. A síntese final do processo de construção da Ilha é um material didático estruturado em 14 páginas e que demonstra a mútua influência entre ciência e a sociedade, sendo uma possibilidade para apresentar os diferentes saberes que contribuíram para o desenvolvimento da Termodinâmica.
Downloads
Copyright (c) 2020 Geilson Rodrigues Da Silva, Nádia Cristina Guimarães Errobidart
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.