A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio

  • Geilson Rodrigues Da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Nádia Cristina Guimarães Errobidart Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Apresentamos na presente pesquisa um produto pedagógico divido em dois textos desenvolvido no âmbito do mestrado profissional de Ensino de Ciências. Utilizamos de uma discussão pautada nos aspectos históricos contextual para evidenciar como evoluiu determinados conhecimentos, diminuindo assim as chances de os estudantes desenvolverem concepções estáticas, dogmáticas acerca da Natureza da Ciência. Para isso organizamos as caixas pretas com o seguinte sistema de cores: Alaranjado para a História, o verde musgo para a Geologia, o verde para a Física, o ouro claro para aplicação social das máquinas térmicas. As caixas pretas, apresentam informações que orientariam uma discussão sobre o processo de desenvolvimento científico da Termodinâmica no contexto da Revolução Industrial, explorando uma abordagem histórica e contextual. Cada docente pode decidir a extensão e a profundidade da abertura das caixas pretas e utilizar o produto para dar suporte para a sua discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciatura Plena em Física com doutorado em Educação. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, curso de Física Licenciatura e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Coordena o subprojeto PIBID-Física da UFMS. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Ensino de Ciências GINPEC/UFMS, no qual participa e coordena projetos de pesquisa/extensão na área de ensino de Física.

Publicado
18-12-2020
Como Citar
DA SILVA, G.; GUIMARÃES ERROBIDART, N. A construção histórica conceitul da Termodinâmica para o Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 540-559, 18 dez. 2020.
Seção
Dissertações e Teses