ROJETO INTERDISCIPLINAR JUNTO A UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO E VIDA FAMILIAR NO ASSENTAMENTO IRENO ALVES, RIO BONITO DO IGUAÇU - PR.

  • Patricia Luiza Eberhardt
  • Anelize S. Muller Campos
  • Simone Padilha Fernandes
  • Juliana Martins Vaz
  • Josimeire Aparecida Leandrini

Resumo

Defender a interdisciplinaridade nas atividades de ensino é necessário para questionar o que é  imposto como verdade, buscando-se o diálogo entre as disciplinas e as interações entre os sujeitos. Neste contexto, o grupo PET (Programa de Educação Tutorial) - Conexões de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia, se propôs a realizar um projeto interdisciplinar em uma unidade de vida e produção familiar (UVPF), com objetivo de acompanhar a interação dos integrantes do grupo, de forma que estes realizassem atividades ligadas ao levantamento, análise e planejamento participativos, nas diferentes áreas de atuação. O trabalho teve início com base na metodologia de Análise de Sistemas Agrários proposta pelo Guia Metodológico Análise - Diagnóstico de Sistemas Agrários  proposto pela FAO e Incra. No decorrer do desenvolvimento do projeto destaca-se a participação da comunidade, o impacto e a transformação social e a contribuição na formação acadêmica dos estudantes que essa atividade proporcionou. Dentre os desafios encontrados, destacamos a organização de horários para a participação de todos os membros, as relações sociais dentro da família, as quais supera as questões  técnicas e que fogem ao alcance do extensionista.
 
Publicado
02-10-2018
Como Citar
EBERHARDT, Patricia Luiza et al. ROJETO INTERDISCIPLINAR JUNTO A UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO E VIDA FAMILIAR NO ASSENTAMENTO IRENO ALVES, RIO BONITO DO IGUAÇU - PR.. SEMINÁRIO INTEGRADOR DE EXTENSÃO, [S.l.], v. 1, n. 1, out. 2018. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/SIE/article/view/10406>. Acesso em: 20 jan. 2019.
Seção
Campus Laranjeiras do Sul