Portal de Periódicos UFFS

Revistas

  • Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática

    A Revista Educação Matemática Sem Fronteiras está vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação - PPGE Campus de Chapecó e PPGPE Campus de Erechim e PROFMAT Campus de Chapecó da UFFS, bem como, a Licenciatura em Matemática e Grupos de Pesquisa com temáticas relacionadas à Educação Matemática.  A prioridade deste periódico se dá no sentido de incentivar publicações nessa tendência atual de pesquisa e docência. Assim, considerando a sua ideia original, a revista se constitui em um espaço para divulgação da discussão e reflexão a respeito de temas afetos à Educação Matemática, na forma de trabalhos de pesquisa, análise de experiências e resenhas.

  • Fronteiras: Revista Catarinense de História

    Fronteiras: Revista Catarinense de História foi criada em 1990 pela Associação Nacional de História - Seção Santa Catarina. No ano de 2018, a Revista foi incorporada no SEER da Universidade Federal da Fronteira Sul, sob a responsabilidade do Programa de Pós-graduação em História da UFFS. A área de concentração do PPGH/UFFS é Fronteiras, Migrações e Sociedades, temas abordados nos textos  publicados pela revista. Fronteira é o eixo estruturante, articulador e propositivo. As categorias Migrações e Sociedades são aplicadas para pensar e repensar fronteiras, sejam estas políticas, econômicas, sociais e/ou ambientais.

  • Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades

    Gavagai – Revista Interdisciplinar de Humanidades é um periódico semestral publicado pelo Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim/RS.

  • Intuitio

    A revista Intuitio é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFFS e tem por objetivo a publicação de artigos, resenhas e traduções na área de Filosofia, de modo a contribuir para o desenvolvimento da pesquisa filosófica no âmbito da Pós-Graduação, bem como estimular o debate acadêmico e a reflexão sobre os temas relevantes na área.

  • Regionem: Revista Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável

    A Regionem: Revista Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável é uma publicação semestral, cujo objetivo é proporcionar um novo espaço de diálogo e interlocução entre pesquisadores que se dedicam a estudos científicos que visem o desenvolvimento regional a partir de diversas abordagens e contextos.

  • Revista Brasileira de Extensão Universitária

    A Revista Brasileira de Extensão Universitária (RBEU) é uma publicação quadrimestral do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras editorada pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), cujo objetivo é possibilitar o intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de ações de extensão desenvolvidas pelas Universidades, por meio de uma rede ampla e diversificada de atores e instituições sociais. Tem como escopo publicar artigos inéditos que sirvam como referência teórica ou empírica para a Extensão Universitária, incluindo trabalhos de pesquisa, desde que diretamente conectados com o tema da extensão universitária, enquanto atividade educativa, dialógica e transformadora.


    eISSN 2358-0399  /  indexada em: LATINDEX  DIADORIM DOAJ OAJI Google Scholar

  • Revista Cidades

    CIDADES é uma publicação voltada à divulgação de pesquisas e reflexões que envolvem a compreensão da problemática urbana a partir de um olhar preferencial, mas não exclusivamente geográfico. Fundada em 2002 sob a responsabilidade do Grupo de Estudos Urbanos (GEU), ela está hoje sediada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) sob responsabilidade de uma nova Equipe Editorial que, em 2020, assumiu a revista sob o compromisso com a pluralidade na produção do conhecimento no campo dos estudos urbanos. A revista tem como objetivo contribuir para ampliar nossa capacidade de ler e interpretar o processo de urbanização e as cidades num período em que tem se aprofundado a complexidade das relações que orientam processos e dinâmicas e se aceleram o ritmo das transformações. Cidades está vinculada à linha de pesquisa Produção do espaço urbano-regional do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFFS.

  • Revista Gestão & Sustentabilidade

    A Revista Gestão & Sustentabilidade (RG&S) é uma revista científica anual cujo objetivo é disseminar conhecimentos publicando artigos originais e inéditos no campo da gestão e sustentabilidade, visando contribuir para o fomento da produção e divulgação científica nessas áreas, bem como áreas afins.


     


    ISSN 2596-142X / indexada em: LATINDEX, Google Scholar, LivRe, Sumários

  • Revista Insignare Scientia - RIS

    Revista Insignare Scientia - RIS é uma publicação do Grupo de Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo –RS e tem como objetivo publicar produções de pesquisa originais, relatos de experiências, propostas didáticas, resenhas e biografias tendo como objetos de discussão o Ensino de Ciências, suas interfaces e seus desdobramentos. A área do ensino de Ciências e suas Interfaces compreende:  a educação como ciência, o ensino como área de produção científica e suas subáreas, tais como: Educação Ambiental,  Educação em Saúde, Ensino de Astronomia, Educação matemática, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Geociências e o Ensino de Química, bem como desdobramentos e interfaces com temáticas da área como: Epistemologia, História e Filosofia da Ciência, Currículo, Metodologias do Ensino, Linguagem, Educação Inclusiva, Avaliação, Tecnologias da Informação e Comunicação, Conceitos Científicos, Diferenças, Gênero, entre outros.  Os artigos devem enfocar área, subáreas ou temáticas que tenham forte ligação com o escopo da revista e apresentem contribuições para o Ensino em Ciências claramente explicitadas. Qualquer manuscrito que se relacione a alguma das subáreas supracitadas (mas não à área de ensino das mesmas), assim como a aspectos gerais de educação ou a outras áreas (sem relacionamento ou implicação clara para a área de Ensino em Ciências) não será encaminhado para avaliação. Sua publicação será quadrimestral (janeiro-abril; maio-agosto e setembro-dezembro), voltada para a pesquisa, experiências, propostas didáticas e resenhas na área de ensino de Ciências e suas Interfaces. 

  • Revista NIPEAS: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais

    A Revista NIPEAS visa intensificar a articulação do Núcleo com outros centros de investigação e pesquisadores a partir do diálogo científico de temas que mobilizem as áreas da Saúde, Ciências Sociais, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Educação. De outra parte, através da perspectiva metodológica interdisciplinar, a Revista NIPEAS abordará questões pertinentes à sociedade brasileira, contribuindo para a análise e problematização de objetos de estudo relevantes à sociedade brasileira a partir do aporte interdisciplinar.