A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESPAÇO-TEMPO DA ESCOLA, DA UNIVERSIDADE E DA COMUNIDADE.

  • Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus de Realeza PR

Resumo

O presente programa de extensão visou proporcionar uma interação mais intensa e constante entre a escola da Educação Básica, a Universidade e a Comunidade. Por esse motivo agregou alguns projetos de extensão na formação de professores sob diferentes abordagens, visto que na nossa compreensão isso potencializa a consolidação dessa parceria que é essencialmente aprendente e formativa. Apostamos numa formação acadêmico-profissional (Diniz-Pereira, 2008) que integra licenciandos, professores da escola e da universidade num movimento de formação que busca ser inovador. O programa buscou abranger aspectos constitutivos da nossa formação como professores num espaço-tempo que transcende a sala de aula, tanto da escola quanto da universidade. Diferentes metodologias foram adotadas dependendo do propósito de casa projeto, como exemplo podemos citar coleta de depoimentos, exposição de fotografias, rodas de conversas, mostra de filmes e documentários e debates. A história da região Sudoeste do Paraná ainda apresenta capítulos a serem construídos e, as memórias passadas e as futuras precisam ser preservadas como elemento fundante para pensar estratégias teórico-práticas e ações frente ao processo de formação humana, qualificação profissional, em especial, pesquisa e extensão na busca da valorização do trabalho docente em suas especificidades e aprofundando as relações com a Educação Básica. O objetivo principal foi potencializar a formação de professores na interação entre a escola, a universidade e a comunidade, fomentando discussões, problematizações e propondo ações a respeito da nossa constituição enquanto seres humanos. Todas as ações desenvolveram formas de avaliação que incluíam uso de questionários, rodas de conversas e relatos de participantes (escritos e orais).

##submission.authorBiography##

Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus de Realeza PR
Formado em história e pedagogia. Mestrado em história pela UNESP e doutorado em Educação pela UFSCar. Professor do Magistério Superior na UFFS Campus de Realeza PR na área de Educação. Atualmente realiza pesquisa na área de história da formação de professores, especialmente na região sudoeste do Paraná.
Publicado
02-10-2018
Como Citar
GARCIA, Ronaldo Aurélio Gimenes. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESPAÇO-TEMPO DA ESCOLA, DA UNIVERSIDADE E DA COMUNIDADE.. SEMINÁRIO INTEGRADOR DE EXTENSÃO, [S.l.], v. 1, n. 1, out. 2018. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/SIE/article/view/10399>. Acesso em: 20 jan. 2019.