Dificuldades no Ensino e Aprendizagem de Química em Escolas de Ensino Médio de Senhor do Bonfim-BA
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15008Palavras-chave:
Química;, Ensino-aprendizagem, Dificuldades;, Ensino médioResumo
A Química é um componente curricular obrigatório na Educação Básica Brasileira, no entanto, a mesma é vista como uma disciplina de difícil entendimento, além disso, muitos alunos não sabem o motivo pelo qual a estudam. Nesse sentido, a presente pesquisa objetivou investigar as possíveis dificuldades atreladas ao ensino-aprendizagem da Química em escolas do ensino médio na cidade de Senhor do Bonfim-BA. A metodologia adotada foi à análise de conteúdo e o instrumento empregado foi à aplicação de questionário e entrevista. O público alvo foi composto por estudantes de três diferentes séries do ensino médio, bem como, os seus respectivos professores, em duas escolas estaduais. Após coleta e análise dos dados foi possível conhecer a visão comum dos alunos com relação à Química, assim, constatou-se por exemplo, que a maior dificuldade relatada foi à matemática envolvida no conteúdo (79,3 %), enquanto as atividades experimentais (59,3 %) e lúdicas (75,0 %) despertam maior interesse e auxiliam na aprendizagem da Química. Considerando os dados obtidos com os professores, verificou-se que estes não possuem formação específica na área. De um modo geral, todos os docentes afirmaram que a falta de atenção e a base matemática dos estudantes trata-se dos maiores problemas enfrentados no ensino da Química.
Downloads
Referências
AFONSO, A. F., MELO, U. O., CANCINO, A. K. N. P., HERCULANO, C. C. O., DELFINO, C. O., TEIXEIRA, M. D., & OLIVEIRA, M. V. A. O papel dos jogos didáticos nas aulas de química: aprendizagem ou diversão?. Pesquisa e Debate em Educação, 8(1), 578-591, 2018.
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva (Vol. 8). Cortez editora, 2022.
BELO, T. N., LEITE, L. B. P., & MEOTTI, P. R. M. As dificuldades de aprendizagem de química: um estudo feito com alunos da Universidade Federal do Amazonas. Scientia Naturalis, 1(3), 2019.
CARNEIRO, R. M. A. O ensino e a aprendizagem em química e educação ambiental na perspectiva CTSA: um estudo descritivo, 2019.
CARVALHO, L. C. D. A importância de aulas práticas para o ensino de Química no colégio estadual Senador Chagas Rodrigues (CESCR) na cidade de Parnaíba-PI, 2018.
COSTA, J. L. D. Ensino de química: recursos didáticos e metodologias empregadas por professores da rede pública no município de São Bernardo-MA, 2018.
DE LIMA, Y., SILVA, G. M. Perspectivas sobre o Ensino e Aprendizagem em Química no Interior do Amazonas. Revista Debates em Ensino de Química, 8(3), 231-248, 2022.
DE OLIVEIRA, J. M. As oficinas temáticas e experimentis e o rendimento escolar dos alunos do primeiro ano da educação profissional em Química do centro estadual de educação profissional do chocolate Nelson Schaun. Repositorio de Tesis y Trabajos Finales UAA, 2019.
DE QUADROS, A. L., RODRIGUES, A. A. D., LARES, C. A. R., DA SILVA M. D. C., DE ALMEIDA., MORAES, F. A., FIGUEIREDO, F. H. S., & FERREIRA, R. F. Química escolar: percepções e expectativas de estudantes do ensino médio. Revista de Iniciação à Docência, 2017.
DE SOUZA MÓL, G. Pesquisa qualitativa em ensino de química. Revista Pesquisa Qualitativa, 5(9), 495-513, 2017.
DOS SANTOS, L. R., & de MENEZES, J. A. A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios. Revista Eletrônica Pesquiseduca, 12(26), 180-207, 2020.
FINGER, I., BEDIN, E. A contextualização e seus impactos nos processos de ensino e aprendizagem da ciência química. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, 2(1), 8-24, 2019.
GOMES, P. H. S., COSTA, F. E. M. Dificuldades no ensino aprendizagem de Química: Estudo de caso no 2º ano do ensino médio. Conexões-Ciência e Tecnologia, 16, e022012-e022012, 2022.
LEITE, L. R., LIMA, J. O. G. D. O aprendizado da Química na concepção de professores e alunos do ensino médio: um estudo de caso. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 96(243), 380-398, 2015.
LESSA, G. G., PROCHNOW, T. R. Ensino da química no Brasil. Interferência historiográfica no perfil acadêmico dos professores que lecionam química na cidade de Valença/BA. Revista Iberoamericana de Educación, 73(2), 119-142, 2017.
NEVES, J. F. O ensino de química na perspectiva do aluno: representações sociais e afetividade, 2021.
ROCHA, J. S., VASCONCELOS, T. C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. Encontro Nacional de Ensino de Química, 18, 1-10, 2016.
SILVA FILHO, S. S. D. As dificuldades de aprendizagem na disciplina de química e sua relação com os aspectos didáticos: Um estudo de caso, 2021.
VALENTE, A. C., MAGNO, A. Z. C. O ensino de Química no ensino médio no Brasil no contexto atual. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO–CONEDU. Anais [...]. Fortaleza: UFC, 2018.
YAMAGUCHI, K. K., SILVA, J. D. S. E. Avaliação das causas de retenção em Química Geral na Universidade Federal do Amazonas. Química Nova, 42(3), 346-354, 2019.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rosana Timoteo da Silva, Amanda Alves Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.














