Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física

  • Lucas Carvalho Pacheco Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Muenchen Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Abordagem Temática, Estágio Supervisionado, Formação Inicial de professores, Ensino de Física

Resumo

O presente estudo tem a pretensão de aprofundar as discussões sobre a perspectiva da Abordagem Temática na formação inicial de professores de física, especialmente no contexto dos estágios supervisionados obrigatórios. Logo, o problema que permeia esta pesquisa é: quais elementos caracterizam as práticas pedagógicas balizadas pela perspectiva da Abordagem Temática no contexto dos Estágios Supervisionados em Física? Para responder o problema, foi realizada uma revisão bibliográfica nas atas do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), com recorte temporal dos últimos dez anos, com as palavras de busca “Abordagem Temática” e “Estágio”. Nesta busca, apenas três trabalhos respondem ao problema de pesquisa. Utilizando da Análise Textual Discursiva (ATD), emergiram as seguintes categorias de análise: i) Processo de obtenção/escolha do tema; ii) A utilização da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos e iii) Prática educativa balizada pelos pressupostos Freireanos. Dentre os resultados alcançados, destaca-se a formação humanizadora dos futuros educadores, a partir de uma prática pedagógica dialógica e problematizadora, entendendo os estudantes como sujeitos no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
18-05-2023
Como Citar
CARVALHO PACHECO, L.; MUENCHEN, C. Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 2, p. 332-345, 18 maio 2023.