Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física

Autores

  • Lucas Carvalho Pacheco Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Muenchen Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n2.13580

Palavras-chave:

Abordagem Temática, Estágio Supervisionado, Formação Inicial de professores, Ensino de Física

Resumo

O presente estudo tem a pretensão de aprofundar as discussões sobre a perspectiva da Abordagem Temática na formação inicial de professores de física, especialmente no contexto dos estágios supervisionados obrigatórios. Logo, o problema que permeia esta pesquisa é: quais elementos caracterizam as práticas pedagógicas balizadas pela perspectiva da Abordagem Temática no contexto dos Estágios Supervisionados em Física? Para responder o problema, foi realizada uma revisão bibliográfica nas atas do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), com recorte temporal dos últimos dez anos, com as palavras de busca “Abordagem Temática” e “Estágio”. Nesta busca, apenas três trabalhos respondem ao problema de pesquisa. Utilizando da Análise Textual Discursiva (ATD), emergiram as seguintes categorias de análise: i) Processo de obtenção/escolha do tema; ii) A utilização da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos e iii) Prática educativa balizada pelos pressupostos Freireanos. Dentre os resultados alcançados, destaca-se a formação humanizadora dos futuros educadores, a partir de uma prática pedagógica dialógica e problematizadora, entendendo os estudantes como sujeitos no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

18-05-2023

Como Citar

CARVALHO PACHECO, Lucas; MUENCHEN, Cristiane. Abordagem Temática: um olhar para práticas pedagógicas no âmbito de estágios supervisionados em física. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 2, p. 332–345, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13580. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13580. Acesso em: 10 mar. 2025.