Contribuições das imagens na avaliação dos licenciandos em Química
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n2.13561Palavras-chave:
Licenciatura em Química; Avaliação da aprendizagem; Imagens.Resumo
A utilização do termo avaliação, embora este seja bastante difundido no cenário educacional, ainda é pouco refletida. Muitas vezes, a avaliação é tomada como sinônimo para provas, testes, seminários e outros, que pouco (ou nada) contribuem para a formação inicial dos licenciandos. Entendemos que essa discussão vai além de uma questão terminológica, uma vez que envolve um conjunto de filiações e pressupostos teóricos que determinam a maneira como se trabalha; epistemologicamente, a visão de mundo, de verdade e de ciência de quem a elabora; e a seleção de instrumentos que permitem a identificação do desenvolvimento de habilidades por parte dos avaliados. Dessa forma, a pesquisa apresentada analisou as contribuições, para licenciandos em Química, das imagens inseridas em uma avaliação em relação às diferentes formas de se expressar e apresentar os conhecimentos construídos. Concluímos que as imagens possibilitaram aos avaliados o desenvolvimento da argumentação e a mobilização dos saberes construídos durante as aulas que antecederam a prova. Além disso, eles puderam desenvolver outras habilidades e saberes desejáveis para a atuação docente.