Ensino da Grandeza Tempo Utilizando Materiais de Baixo Custo

Autores

  • Claudio Elias da Silva
  • Alan Freitas Machado
  • Saul Eliahú Mizrahi
  • Fernando Barcellos Razuck MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ONOVAÇÕES

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13122

Palavras-chave:

Grandeza Tempo, Atividades Práticas, Materiais de Baixo Custo

Resumo

O ensino de Física é um dos que mais demanda o uso da criatividade, pois é necessário trazer para a realidade do aluno os conteúdos teóricos ministrados em sala de aula, o que pode ser realizado por meio de aulas práticas ou demonstrativas. Porém, a maioria das instituições educacionais não possui um laboratório de ensino, fazendo com que os professores utilizem materiais de baixo custo que possam ser aplicados em sala de aula, facilitando assim o aprendizado de conceitos científicos. Partindo-se desta premissa, este artigo tem como objetivo descrever a construção de três equipamentos didáticos, com base em materiais de fácil obtenção e manipulação, que podem ser utilizados no ensino de fenômenos relacionados à grandeza tempo. Por meio deste artigo espera-se contribuir para a área de ensino de Física, apresentando uma alternativa para a abordagem do estudo do tempo, tanto no Ensino Médio quanto no Superior, seja de forma presencial ou a distância.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

04-05-2023

Como Citar

Ensino da Grandeza Tempo Utilizando Materiais de Baixo Custo. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 282–300, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n1.13122. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13122. Acesso em: 2 mar. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)