Propostas de Ensino da Aceleração da Gravidade por meio da Determinação Experimental do Pêndulo Simples

  • Cláudio Elias da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ/Instituto de Física-IF
  • Alan Freitas Machado 2Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ/Instituto de Física-IF
  • Saul Eliahú Mizrahi Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
  • Fernando Barcellos Razuck MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ONOVAÇÕES

Resumo

O desenvolvimento de um projeto voltado à área de Ensino da Física pode ocorrer devido à necessidade de se produzir matérias de ensino de baixo custo que possam ser utilizados em aulas práticas, auxiliando no aprendizado de conceitos científicos. Partindo desta premissa, este artigo tem como objetivo descrever a construção de dois equipamentos didáticos, com base em materiais de fácil obtenção e manipulação, que possam ser utilizados no ensino de fenômenos relacionados à aceleração gravitacional, por meio da utilização do pêndulo simples. Para isso são apresentadas duas práticas: a primeira com o uso de material artesanal; e a segunda com a utilização de simulação computacional. Por meio deste artigo, espera-se contribuir para a área de Ensino de Física, apresentando uma alternativa para a abordagem do estudo do pêndulo, tanto no ensino Médio quanto no Superior. A aplicação de tais equipamentos fez com que os alunos visualizassem o comportamento do pêndulo em diversas situações, pois os resultados podem ser analisados e comparados com os valores obtidos em sala de aula. Entende-se que esta prática pode ser de extrema relevância para o aprofundamento do conceito de aceleração gravitacional, aplicável em diferentes áreas do conhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-08-2022
Como Citar
DA SILVA, C.; MACHADO, A.; ELIAHÚ MIZRAHI, S.; BARCELLOS RAZUCK, F. Propostas de Ensino da Aceleração da Gravidade por meio da Determinação Experimental do Pêndulo Simples. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 3, p. 350- 368, 13 ago. 2022.
Seção
Propostas Didáticas