O ensino de botânica: proposta de ensino investigativo para o 2º ano do ensino fundamental

Autores

  • Alexandre Rodrigues da Conceição UFPR
  • Elton Casado Fireman Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i1.12099

Palavras-chave:

Anos iniciais;, Ensino Fundamental, Sequência de Ensino Investigativo.

Resumo

O planejamento de aulas de Ciências, com objetivo de promover o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC), precisa ser iniciado desde cedo. Para tanto, desenvolvemos e aplicamos uma sequência de ensino investigativo (SEI), com estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, tendo como objetivo investigar a contribuição do ensino por investigação para o desenvolvimento da AC em conteúdos de Botânica. Esse estudo teve como base a pesquisa qualitativa de natureza descritiva e explicativa. As aulas que compõem a SEI foram registradas por meio de gravação de áudio, textos e desenhos produzidos pelos estudantes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), a partir de categorias pré-definidas. Os resultados esclarecem que, por meio da observação das estruturas das plantas e das discussões sobre o plantio da banana, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar seu objeto de estudo, levantar hipóteses, realizar explicações, registar dados e comunicar seus achados; habilidades que fazem parte da cultura cientifica.

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Publicado

19-02-2021

Como Citar

O ensino de botânica: proposta de ensino investigativo para o 2º ano do ensino fundamental. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 168–188, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i1.12099. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12099. Acesso em: 1 mar. 2025.