Percepções dos membros de uma instituição de ensino a respeito das concepções pedagógicas

  • Tiago Ravel Schroeder
  • Indianara Cucco
  • Morgana Scheller Instituto Federal Catarinense
Palavras-chave: Formação de professores; Escola; Estágio de Observação.

Resumo

O trabalho apresenta reflexões decorrentes do Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório III de um curso de Licenciatura em Matemática. Objetiva compreender como os diversos envolvidos no cotidiano escolar de uma unidade de ensino percebem os conceitos de Escola, Educação, Sociedade, Homem e Avaliação, concepções pedagógicas da mesma. Os dados foram constituídos mediante documento institucional e entrevistas estruturadas realizadas com a gestão da Unidade Escolar, setor pedagógico, docentes e discentes.  Utilizou-se de triangulação de métodos e dados e a análise aponta para a existência de diversas tipos de uma mesma concepção e também de diversidade delas entre os envolvidos, exceto na concepção de Escola. Destaca-se que apenas as concepções de Educação e Educação se aproximam do explicitado no Projeto Político Pedagógico (PPP). Tais considerações indicam que deve se investir em formação, encontros para estudo e outras investigações na Instituição envolvendo seus membros para que a convergência dessas se manifeste não apenas no PPP, uma vez que elas são referência para o trabalho a ser desenvolvido na Instituição. Concluiu-se que a atividade contribuiu para a formação profissional dos acadêmicos uma vez que considerou a instituição de ensino como objeto de análise, de investigação e de interpretação crítica, em um exercício de pesquisa no estágio.

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Publicado
24-08-2020
Como Citar
SCHROEDER, T.; CUCCO, I.; SCHELLER, M. Percepções dos membros de uma instituição de ensino a respeito das concepções pedagógicas. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 1-17, 24 ago. 2020.