Ações de sustentabilidade 4.0 em uma empresa de energia: uma proposta de modelo de decisão multicritério

Resumo

Entender quais medidas precisam ser tomadas para a organização caminhar à sustentabilidade 4.0 é um trabalho complexo, mas compreender em que ordem os projetos relacionados a sustentabilidade 4.0 devem ser implementados é uma atividade ainda mais árdua. Desta maneira, o presente artigo possui como objetivo propor um modelo de decisão multicritério para elencar a ordem de prioridade das ações de sustentabilidade 4.0 numa empresa de geração e transmissão de energia utilizando o método de sobreclassificação PROMETHEE II. Foram elencados 8 projetos que impactam diretamente no alcance da sustentabilidade 4.0. Os resultados demonstraram que a aplicação do método de decisão torna mais clara a visão das alternativas para com os critérios estabelecidos e mais embasado o processo de decisão, contribuindo para a definição de prioridades. Análises de sensibilidade foram realizadas para confirmar a eficácia do modelo proposto. O estudo contribui para apoiar uma ampla rede de fornecedores de serviços como também gerar insights para técnicos e consultores que atuam em políticas internas e externas envolvendo as questões de sustentabilidade em empresas do ramo energético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Aurélio Lacerda de Almeida Pinto, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), graduação em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2006), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atualmente é Professor Associado e Livre Docente da Faculdade de Administração e Direito de Pernambuco da Universidade de Pernambuco. Também é coordenador e membro permanente do Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia da Energia, Economia da Saúde, Economia da Educação, Economia do Crime, Métodos Quantitativos, Análise de Investimentos, Mudanças Climáticas e Vulnerabilidades no Semiárido Brasileiro. 

Publicado
26-04-2024
Como Citar
PINTO, P.; GOMES, P.; SANTOS, B.; TAVARES, K.; MELO, F. Ações de sustentabilidade 4.0 em uma empresa de energia: uma proposta de modelo de decisão multicritério. Revista Gestão & Sustentabilidade, v. 5, n. 1, p. e14267, 26 abr. 2024.
Seção
Sustentabilidade Organizacional