A REDE URBANA DA MESORREGIÃO OESTE CATARINENSE: NOTAS SOBRE A CENTRALIDADE REGIONAL DE QUATRO CIDADES (CHAPECÓ, CONCÓRDIA, SÃO MIGUEL DO OESTE E XANXERÊ)

  • Débora Weber de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Ederson do Nascimento

Resumo

O presente trabalho busca caracterizar (ainda em bases preliminares) a rede urbana na mesorregião Oeste Catarinense, tendo como foco principal quatro dentre os principais centros urbanos que a articulam: Chapecó (o principal polo econômico e com maior população na região), Concórdia, São Miguel do Oeste e Xanxerê. A importância regional de tais cidades é avaliada com base em variáveis econômicas e demográficas, bem como a partir da pesquisa Regiões de Influencias das Cidades – REGIC (IBGE, 2008), que permite classificar os centros urbanos conforme a sua importância em uma região devido às suas funções urbanas, aos os fluxos de bens, serviços e pessoas, e na gestão do território.
Publicado
13-09-2018
Como Citar
DE SOUZA, Débora Weber; DO NASCIMENTO, Ederson. A REDE URBANA DA MESORREGIÃO OESTE CATARINENSE: NOTAS SOBRE A CENTRALIDADE REGIONAL DE QUATRO CIDADES (CHAPECÓ, CONCÓRDIA, SÃO MIGUEL DO OESTE E XANXERÊ). JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, [S.l.], v. 1, n. 8, set. 2018. ISSN 2526-205X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/JORNADA/article/view/8688>. Acesso em: 16 jan. 2019.