AVALIAÇÃO ESCOLAR EM FOCO NO PROCESSO CONSTITUTIVO DA DOCÊNCIA

  • Fernanda Seidel Vorpagel
  • Rosangela Inês Matos Uhmann

Resumo

Pensar na avaliação escolar como parte intrínseca ao processo de ensino requer entender como esta vem sendo compreendida na contemporaneidade, visto que a mesma decorre de concepções passadas, que vão se reconstruindo. O que nos impulsionou a investigamos as concepções e práticas de avaliação de professores em formação inicial e continuada durante o diálogo dos cinco (5) encontros formativos relacionado as quatro gerações de avaliação de Guba e Lincoln (2011). Teve por objetivo explorar entendimentos acerca do processo de avaliar para melhor ensinar e aprender, em consideração aos limites que perpassam no contexto educacional.  Apresentamos breve fundamentação teórica sobre a temática contribuindo com o desenvolvimento pedagógico no processo de avaliação. Problematizamos as quatro gerações com os diálogos emergidos. Enfim, o caminho trilhado apontou indícios de construção de uma avaliação de mensuração para uma que negocia e emancipa quando vivenciado momentos de problematização junto aos envolvidos.

##submission.authorBiography##

Rosangela Inês Matos Uhmann
Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Professora do Curso de Química da UFFS, Campus Cerro Largo, RS. Vinculada ao GEPECIEM. 
Publicado
14-09-2018
Como Citar
VORPAGEL, Fernanda Seidel; MATOS UHMANN, Rosangela Inês. AVALIAÇÃO ESCOLAR EM FOCO NO PROCESSO CONSTITUTIVO DA DOCÊNCIA. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, [S.l.], v. 1, n. 8, set. 2018. ISSN 2526-205X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/JORNADA/article/view/8670>. Acesso em: 16 jan. 2019.