DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO E PRODUTIVO DA CULTIVAR ‘BRS LIBRA’ ENXERTADA SOBRE DIFERENTES PORTA-ENXERTOS CLONAIS E MUDAS AUTOENRAIZADAS DO GÊNERO Prunus

  • Alice Silva Santana Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
  • Alison Uberti
  • Adriana Lugaresi
  • Bachelor Louis
  • Clevison Luiz Giacobbo

Resumo

Objetivou-se avaliar o desenvolvimento vegetativo e produtivo da cultivar copa ‘BRS Libra’ enxertada sobre porta-enxertos clonais e mudas autoenraizadas do gênero Prunus após incidência de geada tardia. O experimento foi conduzido em um pomar de pessegueiro localizado na área experimental da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. O pomar faz parte de uma rede nacional de avaliação de porta-enxertos para prunáceas, sob a coordenação geral da Embrapa Clima Temperado. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com 22 tratamentos (21 porta-enxertos + testemunha autoenraizada) e quatro repetições. Foram avaliadas as variáveis sólidos solúveis (°Brix), volume de copa (m3), número de frutos, produtividade estimada (t ha-1) e massa média de frutos (g). Os dados foram submetidos à Análise de Componentes Principais, utilizando o software estatístico R.  Observou-se correlação positiva entre a produtividade de frutos e o volume de copa e negativa entre massa de frutos e teor de sólidos solúveis. A máxima produtividade foi alcançada pela cultivar de porta-enxerto ‘Barrier’ (8,08 t ha-1), que apresentou maior volume de copa, enquanto que a mínima foi alcançada pela cultivar ‘Santa Rosa’ (1,19 t ha-1). Conclui-se que a incidência de geada tardia compromete o desenvolvimento vegetativo e produtivo dos pessegueiros.
Publicado
14-09-2018
Como Citar
SANTANA, Alice Silva et al. DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO E PRODUTIVO DA CULTIVAR ‘BRS LIBRA’ ENXERTADA SOBRE DIFERENTES PORTA-ENXERTOS CLONAIS E MUDAS AUTOENRAIZADAS DO GÊNERO Prunus. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, [S.l.], v. 1, n. 8, set. 2018. ISSN 2526-205X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/JORNADA/article/view/8563>. Acesso em: 16 jan. 2019.