O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO (Edital PIBIC/CNPq 398/UFFS/2017)

  • Claudio Clauderson Xavier Universidade Federal da Fronteira Sul campus laranjeiras do sul
  • Vivian Machado de Menezes UFFS
  • Daniele Guerra da Silva

Resumo

Este trabalho apresenta resultados do projeto de pesquisa O ensino de física através de experimentos didáticos de baixo custo (edital pibic/cnpq 398/uffs/2017), cujo objetivo é a confecção de diversos experimentos de física e materiais didáticos de apoio para execução, reprodução e análise dos experimentos, utilizando materiais de baixo custo e de fácil acesso. Esta proposta possibilita a realização desses experimentos utilizando materiais, ferramentas e espaços comuns em colégios, como a sala de aula, sem a necessidade de um laboratório especifico, visto a indisponibilidade de laboratórios em diversas escolas. É grande a necessidade de demonstração prática de experimentos relacionados a conceitos físicos, para um melhor aprendizado dos alunos, evitando, assim, apenas a exposição teórica e tornando a aula mais atraente, gerando mais interesse dos alunos. São feitos roteiros experimentais para facilitar a elaboração ou reprodução dos experimentos, disponibilizando aos professores de física ideias de experimentos de fáceis reprodução, relacionado e sistematizado com diversos conteúdos propostos nas ementas dos planos de ensino. Com isso pretende-se contribuir com professores ao lecionarem a disciplina de física, permitindo a verificação na prática de vários conceitos teóricos.
Publicado
14-09-2018
Como Citar
XAVIER, Claudio Clauderson; MENEZES, Vivian Machado de; SILVA, Daniele Guerra da. O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO (Edital PIBIC/CNPq 398/UFFS/2017). JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, [S.l.], v. 1, n. 8, set. 2018. ISSN 2526-205X. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/JORNADA/article/view/8517>. Acesso em: 16 jan. 2019.