DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS INSERIDOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA DISCIPLINA DE FÍSICA

  • Franciele Cristiane de Oliveira Costa Luz Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Sandro Aparecido dos Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste

Resumo

A educação em nosso país ainda possui muitas questões a serem resolvidas, principalmente no que diz respeito as diversidades, como a Educação do Campo. Por muito tempo os povos do campo foram vistos como pessoas analfabetas e ignorantes, que não necessitavam possuir o conhecimento científico, porém, com as lutas de movimentos sociais, podemos ver que a realidade dentro da educação está mudando, onde, iniciou-se um debate para direcionar o andamento da educação voltada para os povos das diversidades. Sabemos que existe a necessidade constante de valorização e aperfeiçoamento dos profissionais da área da educação para melhorar o ensino/aprendizagem dos sujeitos. Quando voltamos nosso olhar para o ensino da Física, vemos que existem muitos pontos que necessitam serem melhorados. Com isto, o presente trabalho, teve como objetivo buscar informações referentes às principais dificuldades enfrentadas por educandos da Educação do Campo da escola pública Iraci Salete Strozack, localizada no assentamento Marcos Freire em Rio Bonito do Iguaçu- Pr, na disciplina de Física, quando estes avançam para o 1º ano do Ensino Médio. Através de questionários aplicados aos educandos, buscou-se identificar os principais fatores que influenciam no ensino-aprendizado de Física, visto que a escola tem um papel fundamental no ensino do conhecimento científico, visando sempre uma educação de qualidade.

##submission.authorBiography##

Franciele Cristiane de Oliveira Costa Luz, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Graduaçao em Ciencias Biológias pela Unipar e Graduaçao em Física pela Ulbra. Mestranda do Programa de Pós-Graduaçao da Unicentro - Mestrado Profissional em Ensino das Ciencias Naturais na área de Física. Tutora do curso de Ciencias Biológicas da Uab-Unicentro, professora da rede pública estadual.
Publicado
16-12-2017
Como Citar
LUZ, Franciele Cristiane de Oliveira Costa; SANTOS, Sandro Aparecido dos. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS INSERIDOS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA DISCIPLINA DE FÍSICA. Congresso Internacional de Educação da UFFS LS - Território Cantuquiriguaçu, [S.l.], dez. 2017. ISSN 2595-1122. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/CANTU/article/view/6925>. Acesso em: 17 jan. 2019.