ATIVIDADE DE RECREIO ORIENTADO: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA EVITA A EVASÃO ESCOLAR NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO PROFESSORA MARIA DE JESUS PACHECO GUIMARÃES.

  • Ademir Rempel Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães
  • Robson Cardoso de Lima Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães
  • Talles Juan Cogo dos Santos Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência realizado no Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães. Essa experiência foi desenvolvida no ano de 2011, sendo interrompida durante os três anos seguinte retornando em 2015. Devido aos resultados positivos que a atividade atingiu, através de uma ação simples que consistia em realizar competição de futsal no horário do intervalo durante o período noturno, no controle da evasão escolar. No ano de 2017 a atividade foi ampliada para o período da manhã e sendo organizado com a ativa participação do alunos. Os resultados obtidos ultrapassaram os objetos esperados, aumentou o número de matriculas, a quantidade de reprovação chegando a zerar em 2016. Essa socialização busca demostrar uma ação simples realizada por uma escola do Campo, no campo, que buscou internamente alternativas sérias através de união do coletivo da comunidade escolar, formada por professores, equipe pedagógica, direção, alunos e pais no combate a desistência escolar, tornando o ambiente escolar agradável e divertido, sem perder seu caráter educacional.

##submission.authorBiography##

Ademir Rempel, Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães
Departamento de Geografia, área Ensino.
Publicado
16-12-2017
Como Citar
REMPEL, Ademir; LIMA, Robson Cardoso de; SANTOS, Talles Juan Cogo dos. ATIVIDADE DE RECREIO ORIENTADO: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA EVITA A EVASÃO ESCOLAR NO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO PROFESSORA MARIA DE JESUS PACHECO GUIMARÃES.. Congresso Internacional de Educação da UFFS LS - Território Cantuquiriguaçu, [S.l.], dez. 2017. ISSN 2595-1122. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/CANTU/article/view/6906>. Acesso em: 17 jan. 2019.