O CURSO NORMAL REGIONAL DO TERRITÓRIO FEDERAL DO IGUAÇU: ASPECTOS HISTÓRICOS DO INÍCIO DA ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE DOCENTES NA REGIÃO DE LARANJEIRAS DO SUL - PR.

  • Lucimara Lemiechek Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Neste texto apresentamos a primeira tentativa de organização e estruturação da formação de docentes na região de Laranjeiras do Sul. Frente à precariedade da educação básica na região era imprescindível a qualificação dos professores que exerciam o magistério nas escolas isoladas das longínquas cidades do Território Federal do Iguaçu. Mesmo com a curta duração do Território, a região teve um considerável aumento populacional gerando demandas educacionais que precisavam ser supridas. A criação do Curso Normal Regional em abril de 1946 veio ao encontro dessas necessidades e, indiscutivelmente, contribuiu para melhorar a qualidade de ensino na região.
Palavras chave: História da Educação, Curso Normal Regional, formação de docentes, Território Federal do Iguaçu.
 
Publicado
15-12-2017
Como Citar
LEMIECHEK, Lucimara. O CURSO NORMAL REGIONAL DO TERRITÓRIO FEDERAL DO IGUAÇU: ASPECTOS HISTÓRICOS DO INÍCIO DA ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DE DOCENTES NA REGIÃO DE LARANJEIRAS DO SUL - PR.. Congresso Internacional de Educação da UFFS LS - Território Cantuquiriguaçu, [S.l.], dez. 2017. ISSN 2595-1122. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/CANTU/article/view/6883>. Acesso em: 17 jan. 2019.