https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/nipeas/issue/feed Revista NIPEAS: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais 2023-07-17T10:30:55-03:00 Antonio Luiz Miranda antonio.miranda@uffs.edu Open Journal Systems <p align="justify">A <strong>Revista NIPEAS</strong> visa intensificar a articulação do Núcleo com outros centros de investigação e pesquisadores a partir do diálogo científico de temas que mobilizem as áreas da Saúde, Ciências Sociais, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Educação. De outra parte, através da perspectiva metodológica interdisciplinar, a Revista NIPEAS abordará questões pertinentes à sociedade brasileira, contribuindo para a análise e problematização de objetos de estudo relevantes à sociedade brasileira a partir do aporte interdisciplinar.</p> https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/nipeas/article/view/13766 APRESENTAÇÃO 2023-07-17T10:30:55-03:00 Antonio Luiz Miranda antonio.miranda@uffs.edu.br 2023-07-13T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/nipeas/article/view/13169 DREAMS, REALITIES AND HOPES: PUBLIC HIGHER EDUCATION AT THE FEDERAL UNIVERSITY CENTER IN TRÊS DE MAIO CITY, RIO GRANDE DO SUL STATE, BRAZIL 2023-07-17T10:30:42-03:00 Paulo Alfredo Schönardie pschonardie@gmail.com Elisiane Fabrim elisianef17@gmail.com William Wichrowski Sipert williamsipert@gmail.com <p>The central theme of this article is the educational history, permeated by dreams, realities and hopes of free and with good quality public higher education at the Federal University Center in Três de Maio city, Rio Grande do Sul State, within the scope of the Open University of Brazil Program. Methodologically, bibliographic-documentary research, oral history and critical-dialectical analysis were used. Empirically, regional history was sought, through it identifying the path of achieving access to public higher education, which, in the present, goes through setbacks and deconstructions. In the end, it was observed that the presence of the Federal University center in Três de Maio brought about a profound change in the local reality, with regard to the democratization and interiorization of public and free higher education that, guided by dreams and struggles, continues in move.</p> 2023-07-14T10:00:50-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/nipeas/article/view/13611 O PAPEL DO CONHECIMENTO LOCAL NA DINÂMICA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS 2023-07-17T10:29:49-03:00 Ulisses Pereira de Mello ulisses.mello@uffs.edu.br <p>Esse texto busca compreender a dinâmica dos conhecimentos no âmbito das unidades de produção pesquisadas que trabalham com sistemas agroflorestais de erva-mate e de frutíferas na Região do Alto Uruguai do Estado do Rio Grande do Sul e também qual o papel do conhecimento local nesse processo. Para isso, a discussão está baseada, principalmente, em Polanyi (1966), Nonaka e Takeuchi (1997) e Belussi e Pilotti (2000). Durante a pesquisa foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 13 agricultores que trabalham com sistemas agroflorestais de erva-mate e de frutíferas, 3 técnicos da extensão rural e 2 tarefeiros da erva-mate. Identificou-se dois momentos diferentes nas histórias das unidades de produção. O primeiro por volta da década de 1910 até o início do processo de modernização da agricultura na região na década de 1960, onde predominava o conhecimento tácito, cujas trocas ocorriam entre os agricultores principalmente através de processos de socialização. O segundo período tem início na década de 1960 e segue até os dias atuais, onde a construção do conhecimento se realiza tanto a partir dos conhecimentos tácitos (socialização), quanto a partir das interações destes com os conhecimentos codificados. A partir dos quatro modos de conversão (socialização, externalização, combinação/recombinação e internalização), pode ser constatado que há um fluxo dinâmico de conhecimentos nas unidades de produção pesquisadas. Conhecimentos tácitos são externalizados, tornando-se codificados. Ao mesmo tempo, conhecimentos codificados chegam aos locais, são internalizados e se incorporam ao conhecimento tácito, aumentando, assim, o estoque de conhecimento contextual dos agricultores. Ao utilizar vários tipos e fontes de conhecimento tácito e conhecimento codificado para a criação de novos conhecimentos, através da utilização das suas redes e de outras interligações, há uma recombinação de conhecimentos de forma heterogênea, gerando hibridismos. &nbsp;No contexto da construção de conhecimento agroecológico em sistemas agroflorestais, o conhecimento tácito ou local tem um papel fundamental, pois é o modo de conversão de conhecimento mais utilizado pelos agricultores, além de ser o modo a partir do qual eles se sentem mais à vontade com seus pares. Mesmo considerando a importância do conhecimento codificado, este não existiria se não fosse a base concreta que lhe oferece o conhecimento tácito. Ou seja, sem o conhecimento tácito, local, não haveria outras formas de conhecimento.</p> 2023-07-14T10:27:05-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/nipeas/article/view/13311 AN EXPERIENCE OF CRITICAL EXTENSION: FAMILY FARMERS TRAINING IN RIO GRANDE DO SUL 2023-07-17T10:30:13-03:00 Zenicléia Angelita Deggerone zenicleiadeggerone@gmail.com Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad profleomourad@gmail.com Alcemir Antonio Bagnara alcebagnara@gmail.com Douglas Cenci douglassutraf@hotmail.com <p>This article aims to present the results of the extension project “Family Agriculture Knowledge Multipliers” developed by the State University of Rio Grande do Sul (Uergs) – Unit University of Erechim for the union leaders of the Family Agriculture Federation of Workers of Rio Grande do Sul (FETRAF/RS). This work is considered a descriptive study, of the experience report type that was developed by Uergs in 2019 to qualify 40 union leaders for FETRAF-RS. The extension project was developed by carrying out five training activities that approached: i) the history of family farming and how family farming works in Brazil; ii) the production political systems; iii) the role of the State in food production; iv) how agrifood markets works; and, v) cooperativism in Brazil. The training project contributed to the promotion of new knowledge and experiences sharing, providing collective discussions that allowed the course participants to assume a more critical and reflective stance on the topics discussed. Finally, it is suggested that new methodologies be developed to assist in the teaching-learning process of extension courses and that these will be consistent with the daily life and with knowledge of social actors.</p> 2023-07-14T11:06:58-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/nipeas/article/view/13224 AVANÇOS NO POPULISMO DE DIREITA E AS EVIDENTES CONTESTAÇÕES NAS RELAÇÕES DE GÊNERO 2023-07-17T10:30:26-03:00 Rosemeri da Silva Madrid rosemeri.madrid@gmail.com Solange Todero Von Oncay solange.oncay@uffs.edu.br Vanessa Regina Trentin Zoraski vanessa.zoraski@estudante.uffs.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O populismo de direita, de termo e prática recente, adentra a passos largos a base de avanços sociais construídos árduamente ao longo das épocas. Tendo como principal referencial os estudos de Roth (2020), o artigo propõe trazer luz a indagações em relação às questões de gênero, dentro do contexto populista, pontuando suas conexões com o atual governo brasileiro. Embasando-se também em autores como Mouffe (2019), Fraser (2019), Falquet (2008) e Junqueira (2018) acalentamos o olhar na conjuntura latinoamericana e suas questões de gênero, tendo a crise do capital e a falta de projeto para anunciar como um dos geradores do autoritarismo, na faceta do fascismo, racismo, sexismo e homofobia. Tais quais também permeiam a agenda desse movimento no Brasil, emergindo forças no momento atual de nosso governo. Discursos segregatórios permeados de preconceitos advindos da ministra Damares Alves, do então Ministério da Mulher, da Família dos Direitos Humanos elucidam esse posicionamento. Debruçar-se sob estudos que auxiliam na compreensão da ordem e intenções deste grupo contribui com o debate urgente de cunho preparatório para ações que sejam respostas à tentativa de desconstrução das pautas, em foco, raciais e de gênero. </span></p> 2023-07-14T11:47:38-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/nipeas/article/view/13498 WORKERS AND LABOR LEGISLATION IN THE SECOND REPUBLIC: A COMPARATIVE OF THE CONSTITUIÇÕES OF 1934 AND 1937 2023-07-17T10:30:01-03:00 João Henrique Zanelatto jhz@unesc.net Tatiane Beretta tatiane.beretta@hotmail.com Alexandra Serafim de Souza alexandra.souza@edu.sesis Michele Gonçalves Cardoso michelegc@unesc.net <p>During the period in which Getúlio Vargas was not in command of Brazil (1930-1945), the two Constitutionições were elaborated: in 1934 (promulgated) and another in 1937 (issued). Also, in 1943 it was published by CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas. Also, this writing has as its main objective to compare the two Constitutions, not that it concerns resources and advances in terms of Labor Legislation. In order to give an account of this issue, the socio-political context that led to the implementation of two constitutions in a short space of time and analyzed how two workers were organized in the period in which the two constitutions were prepared. Therefore, the investigation will teach you to bet for singularities that are constituted.</p> 2023-07-13T16:33:46-03:00 ##submission.copyrightStatement##