https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/nipeas/issue/feedRevista NIPEAS: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais2023-07-17T10:30:55-03:00Antonio Luiz Mirandaantonio.miranda@uffs.eduOpen Journal Systems<p align="justify">A <strong>Revista NIPEAS</strong> visa intensificar a articulação do Núcleo com outros centros de investigação e pesquisadores a partir do diálogo científico de temas que mobilizem as áreas da Saúde, Ciências Sociais, Ciências Agrárias, Ciências Humanas e Educação. De outra parte, através da perspectiva metodológica interdisciplinar, a Revista NIPEAS abordará questões pertinentes à sociedade brasileira, contribuindo para a análise e problematização de objetos de estudo relevantes à sociedade brasileira a partir do aporte interdisciplinar.</p>https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/nipeas/article/view/13766APRESENTAÇÃO2023-07-17T10:30:55-03:00Antonio Luiz Mirandaantonio.miranda@uffs.edu.br2023-07-13T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/nipeas/article/view/13169SONHOS, REALIDADES E ESPERANÇAS: ENSINO SUPERIOR PÚBLICO NO POLO UNIVERSITÁRIO FEDERAL DE TRÊS DE MAIO/RS, BRASIL2023-07-17T10:30:42-03:00Paulo Alfredo Schönardiepschonardie@gmail.comElisiane Fabrimelisianef17@gmail.comWilliam Wichrowski Sipertwilliamsipert@gmail.com<p>Tema central deste artigo é a história educativa, permeada por sonhos, realidades e esperanças, do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Polo Universitário Federal de Três de Maio/RS, dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil. Metodologicamente se utilizou de pesquisas bibliográfico-documentais, história oral e análise crítico-dialética. Empiricamente se buscou a história regional, por ela identificando o caminho de concretização do acesso ao ensino superior público, que, no presente, passa por percalços e desconstruções. Ao final se observou que a presença do Polo Universitário Federal de Três de Maio concretizou profunda mudança na realidade local, no que concerne a democratização e a interiorização do ensino superior público e gratuito que, guiado por sonhos e lutas, continua em movimento.</p>2023-07-14T10:00:50-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/nipeas/article/view/13611O PAPEL DO CONHECIMENTO LOCAL NA DINÂMICA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS2023-07-17T10:29:49-03:00Ulisses Pereira de Melloulisses.mello@uffs.edu.br<p>Esse texto busca compreender a dinâmica dos conhecimentos no âmbito das unidades de produção pesquisadas que trabalham com sistemas agroflorestais de erva-mate e de frutíferas na Região do Alto Uruguai do Estado do Rio Grande do Sul e também qual o papel do conhecimento local nesse processo. Para isso, a discussão está baseada, principalmente, em Polanyi (1966), Nonaka e Takeuchi (1997) e Belussi e Pilotti (2000). Durante a pesquisa foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 13 agricultores que trabalham com sistemas agroflorestais de erva-mate e de frutíferas, 3 técnicos da extensão rural e 2 tarefeiros da erva-mate. Identificou-se dois momentos diferentes nas histórias das unidades de produção. O primeiro por volta da década de 1910 até o início do processo de modernização da agricultura na região na década de 1960, onde predominava o conhecimento tácito, cujas trocas ocorriam entre os agricultores principalmente através de processos de socialização. O segundo período tem início na década de 1960 e segue até os dias atuais, onde a construção do conhecimento se realiza tanto a partir dos conhecimentos tácitos (socialização), quanto a partir das interações destes com os conhecimentos codificados. A partir dos quatro modos de conversão (socialização, externalização, combinação/recombinação e internalização), pode ser constatado que há um fluxo dinâmico de conhecimentos nas unidades de produção pesquisadas. Conhecimentos tácitos são externalizados, tornando-se codificados. Ao mesmo tempo, conhecimentos codificados chegam aos locais, são internalizados e se incorporam ao conhecimento tácito, aumentando, assim, o estoque de conhecimento contextual dos agricultores. Ao utilizar vários tipos e fontes de conhecimento tácito e conhecimento codificado para a criação de novos conhecimentos, através da utilização das suas redes e de outras interligações, há uma recombinação de conhecimentos de forma heterogênea, gerando hibridismos. No contexto da construção de conhecimento agroecológico em sistemas agroflorestais, o conhecimento tácito ou local tem um papel fundamental, pois é o modo de conversão de conhecimento mais utilizado pelos agricultores, além de ser o modo a partir do qual eles se sentem mais à vontade com seus pares. Mesmo considerando a importância do conhecimento codificado, este não existiria se não fosse a base concreta que lhe oferece o conhecimento tácito. Ou seja, sem o conhecimento tácito, local, não haveria outras formas de conhecimento.</p>2023-07-14T10:27:05-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/nipeas/article/view/13311UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO CRÍTICA: FORMAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES NO RIO GRANDE DO SUL2023-07-17T10:30:13-03:00Zenicléia Angelita Deggeronezenicleiadeggerone@gmail.comLeonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mouradprofleomourad@gmail.comAlcemir Antonio Bagnaraalcebagnara@gmail.comDouglas Cencidouglassutraf@hotmail.com<p>Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados do projeto de extensão “Multiplicadores de Conhecimentos da Agricultura Familiar”, desenvolvido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) – Unidade Universitária de Erechim, para os dirigentes sindicais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF/RS). Este trabalho é considerado um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que fora desenvolvido pela Uergs, em 2019, para qualificar 40 dirigentes sindicais da FETRAF-RS. O projeto de extensão foi desenvolvido através da realização de cinco atividades formativas que abordaram: i) a história da agricultura familiar e o funcionamento da agricultura familiar no Brasil; ii) os sistemas políticos de produção; iii) o papel do Estado na produção de alimentos; iv) o funcionamento dos mercados agroalimentares; e, v) o cooperativismo no Brasil. O projeto de formação contribuiu para a promoção de novos saberes e o compartilhamento de experiências, proporcionando discussões coletivas, que permitiram aos cursistas assumirem uma postura mais crítica e reflexiva sobre os temas discutidos. Por fim, sugere-se que novas metodologias sejam desenvolvidas, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos cursos de extensão e que estas sejam condizentes ao cotidiano dos atores sociais.</p>2023-07-14T11:06:58-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/nipeas/article/view/13224AVANÇOS NO POPULISMO DE DIREITA E AS EVIDENTES CONTESTAÇÕES NAS RELAÇÕES DE GÊNERO2023-07-17T10:30:26-03:00Rosemeri da Silva Madridrosemeri.madrid@gmail.comSolange Todero Von Oncaysolange.oncay@uffs.edu.brVanessa Regina Trentin Zoraskivanessa.zoraski@estudante.uffs.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O populismo de direita, de termo e prática recente, adentra a passos largos a base de avanços sociais construídos árduamente ao longo das épocas. Tendo como principal referencial os estudos de Roth (2020), o artigo propõe trazer luz a indagações em relação às questões de gênero, dentro do contexto populista, pontuando suas conexões com o atual governo brasileiro. Embasando-se também em autores como Mouffe (2019), Fraser (2019), Falquet (2008) e Junqueira (2018) acalentamos o olhar na conjuntura latinoamericana e suas questões de gênero, tendo a crise do capital e a falta de projeto para anunciar como um dos geradores do autoritarismo, na faceta do fascismo, racismo, sexismo e homofobia. Tais quais também permeiam a agenda desse movimento no Brasil, emergindo forças no momento atual de nosso governo. Discursos segregatórios permeados de preconceitos advindos da ministra Damares Alves, do então Ministério da Mulher, da Família dos Direitos Humanos elucidam esse posicionamento. Debruçar-se sob estudos que auxiliam na compreensão da ordem e intenções deste grupo contribui com o debate urgente de cunho preparatório para ações que sejam respostas à tentativa de desconstrução das pautas, em foco, raciais e de gênero. </span></p>2023-07-14T11:47:38-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/nipeas/article/view/13498TRABALHADORES E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NA SEGUNDA REPÚBLICA: UM COMPARATIVO DAS CONSTITUIÇÕES DE 1934 E 19372023-07-17T10:30:01-03:00João Henrique Zanelattojhz@unesc.netTatiane Berettatatiane.beretta@hotmail.comAlexandra Serafim de Souzaalexandra.souza@edu.sesisMichele Gonçalves Cardosomichelegc@unesc.net<p>Durante o período em que Getúlio Vargas esteve no comando do Brasil (1930-1945) foram elaboradas duas Constituições: a de 1934 (promulgada) e outra em 1937 (outorgada). Além disso, em 1943 foi editada a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas. Assim, este escrito tem como objetivo central comparar as duas Constituições no que concerne aos recuos e avanços em termos de Legislação Trabalhista. Para dar conta deste tema destacou-se o contexto sociopolítico que levou a implementação de duas constituições em um curto espaço de tempo e analisou-se como estava a organização dos trabalhadores no período em que foram elaboradas as duas constituições. Portanto a pesquisa ensejou apontar para singularidades nestas constituições.</p>2023-07-13T16:33:46-03:00##submission.copyrightStatement##