Paulo de Siqueira: A vida e a obra do Dom Quixote de la Mancha das Artes

Autores

  • Gustavo Andre Glienke Feyh Universidade federal da Fronteira Sul
  • Leonardo Dlugokenski Secretaria da Cultura de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.36661/2965-4009.2025v2.15098

Palavras-chave:

patrimônio cultural, Monumento Desbravador, história regional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo traçar, em âmbito geral, um histórico da vida do artista Paulo Batista de Siqueira. Nascido no ano da graça de 1949 em Soledade/RS, foi um artista e colunista que se destacou devido ao seu trabalho artístico e construção de monumentos, sendo o autor da obra denominada “o desbravador” símbolo máximo da colonização em Chapecó. Paulo estudou no Instituto Educacional de Passo Fundo e muito cedo iniciou sua carreira no mundo artístico, inaugurando a sua primeira exposição ainda na adolescência, porém, foi ao mudar-se para Chapecó que a suas habilidades e criatividade artística foram expandidas, afinal, com apoio do poder público criou diversos monumentos, participou de exposições  e integrou coletivos de artistas, como o grupo Chap que tinha como objetivo ampliar a visibilidade de Chapecó frente a outros espaços e locais através da proposição de exposições de arte. Durante sua vida, Paulo de Siqueira projetou e executou a construção de inúmeros monumentos, nos anos noventa enfatizou temas religiosos e produziu freneticamente até sua morte precoce aos 47 anos em 1996.

Biografia do Autor

  • Gustavo Andre Glienke Feyh, Universidade federal da Fronteira Sul

    Técnico em museus da prefeitura municipal de Chapecó, Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), Graduado e Mestrando em História pelo campus chapecoense da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS. 

  • Leonardo Dlugokenski, Secretaria da Cultura de Chapecó

    Possui graduação em Filosofia pela Universidade Comunitária de Chapecó (2005), é especialista na área de Sociologia pela Universidade de Passo Fundo (2009), é também especialista em FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TUTORES PARA ATUAR NO ENSINO - MODALIDADE A DISTÂNCIA pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2020), mestre na área de História pela Universidade de Passo Fundo (2012) , cursou doutorado na Universidade de Passo Fundo entre os anos de 2019 à 2021. É professor do ensino superior, coordenador dos museus de Chapecó, membro do Instituto Histórico e Geográfico Oeste Catarinense -IHGO, é também membro do grupo de Pesquisas em Inovação, Tecnologias em Engenharias, Arquitetura e Urbanismo - ITEAU - UNOESC.

Downloads

Publicado

03-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GLIENKE FEYH, Gustavo Andre; DLUGOKENSKI, Leonardo. Paulo de Siqueira: A vida e a obra do Dom Quixote de la Mancha das Artes. NIPEAS: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos Agrários, Urbanos e Sociais, Brasil, v. 2, n. 1, p. 98–111, 2025. DOI: 10.36661/2965-4009.2025v2.15098. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/nipeas/article/view/15098. Acesso em: 13 jan. 2026.