OS MERCADOS PÚBLICOS

METAMORFOSES DE UM ESPAÇO NA HISTÓRIA URBANA

Autores

  • Silvana Maria Pintaudi Universidade Estadual de São Paulo - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.36661/2448-1092.2006v3n5.12783

Palavras-chave:

Espaço urbano, Mercados públicos, Formas espaciais, Geografia histórica, Método

Resumo

As formas espaciais (estrutura e função incluídas) têm uma duração no tempo e o seu movimento requer permanente reinterpretação. A história como método aplicado ao estudo do tema dos mercados públicos remetenos à análise dessa forma espacial e sua gênese, não sem considerar a definição que a cada momento a sociedade lhe atribuiu. Os mercados públicos constituem-se em uma das primeiras formas que marcam a separação homem/natureza, ou seja, do momento em que o homem deixa de produzir sua própria existência, anunciando outros ritmos para O tempo/espaço social, através da troca de produtos. Para justificar a importância desse método para a Geografia, tomaremos como exemplo os mercados públicos em diferentes metrópoles: Barcelona, Paris e São Paulo. As metamorfoses constatadas em cada um dos mercados públicos existentes nessas metrópoles revelam a adaptação às diferentes racionalidades da produção social do espaço urbano.

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Publicado

12-01-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PINTAUDI, Silvana Maria. OS MERCADOS PÚBLICOS: METAMORFOSES DE UM ESPAÇO NA HISTÓRIA URBANA. Revista Cidades, Brasil, v. 3, n. 5, 2022. DOI: 10.36661/2448-1092.2006v3n5.12783. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/cidades/article/view/12783. Acesso em: 10 mar. 2025.