OS MERCADOS PÚBLICOS

METAMORFOSES DE UM ESPAÇO NA HISTÓRIA URBANA

  • Silvana Maria Pintaudi Universidade Estadual de São Paulo - UNESP
Palavras-chave: Espaço urbano, Mercados públicos, Formas espaciais, Geografia histórica, Método

Resumo

As formas espaciais (estrutura e função incluídas) têm uma duração no tempo e o seu movimento requer permanente reinterpretação. A história como método aplicado ao estudo do tema dos mercados públicos remetenos à análise dessa forma espacial e sua gênese, não sem considerar a definição que a cada momento a sociedade lhe atribuiu. Os mercados públicos constituem-se em uma das primeiras formas que marcam a separação homem/natureza, ou seja, do momento em que o homem deixa de produzir sua própria existência, anunciando outros ritmos para O tempo/espaço social, através da troca de produtos. Para justificar a importância desse método para a Geografia, tomaremos como exemplo os mercados públicos em diferentes metrópoles: Barcelona, Paris e São Paulo. As metamorfoses constatadas em cada um dos mercados públicos existentes nessas metrópoles revelam a adaptação às diferentes racionalidades da produção social do espaço urbano.

Publicado
12-01-2022
Seção
Artigos