MULHERES CAMPONESAS, AGROECOLOGIA E SAÚDE

  • Vanderleia Laodete Pulga Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Adriana Maria Mezadri

Resumo

Trata-se da sistematização do Projeto de Extensão “Promoção da Autonomia e Saúde das Mulheres Rurais e a Prática Agroecológica” desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo junto com as mulheres camponesas dos diversos estados do Brasil, de alguns países, a articulação entre universidades e organizações que atuam com mulheres camponesas, visando a construção da autonomia e saúde das mulheres a partir da prática agroecológica. Foi desenvolvido a partir de Seminários internacionais e oficinas nacionais de capacitação das mulheres como multiplicadoras e dinamizadoras de mudanças na produção de alimentos e no cotidiano de suas vidas promovendo saúde e autonomia e novas relações humanas e com a natureza e melhorando a qualidade de vida das mulheres camponesas. O processo possibilitou a articulação das mulheres, as inovações em agroecologia, a sistematização de parte das experiências em livro e a continuidade do projeto.

##submission.authorBiography##

Vanderleia Laodete Pulga, Universidade Federal da Fronteira Sul
Professora de Saúde Coletiva Curso de Medicina UFFS - Campus Passo Fundo-RS Doutoranda e Mestre em Educação com ênfase na Saúde
Publicado
02-10-2018
Como Citar
PULGA, Vanderleia Laodete; MEZADRI, Adriana Maria. MULHERES CAMPONESAS, AGROECOLOGIA E SAÚDE. SEMINÁRIO INTEGRADOR DE EXTENSÃO, [S.l.], v. 1, n. 1, out. 2018. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/SIE/article/view/10527>. Acesso em: 20 jan. 2019.
Seção
Campus Passo Fundo