VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) NO OESTE CATARINENSE: TENSÕES, DESAFIOS E APRENDIZADOS NA PAVIMENTAÇÃO DE MUDANÇAS CURRICULARES PARA INTERPROFISSIONALIDADE

  • Cláudio Claudino da Silva Filho Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó
  • Adriana Carolina Bauermann Farmacêutica (Unochapeco), Acadêmica do curso de licenciatura em Ciências Sociais (UFFS), Campus Chapecó
  • Willian Lorentz Graduando em Enfermagem pela UFFS, Campus Chapecó. Bolsista do Programa de Extensão “Os legados do VER-SUS Oeste Catarinense: semeando a capilaridade da formação para o sistema único de saúde nas instituições de ensino superior de Chapecó-SC” (Edital Nº 1098/UFFS/2017)
  • Larissa Hermes Thomas Tombini Mestra em Enfermagem e Doutoranda em Saúde Coletiva (UFSC), Professora Assistente da UFFS, Campus Chapecó-SC
  • Liane Colliselli Mestra em Enfermagem (UFSC), Professora Assistente da UFFS, Campus Chapecó-SC. E-mail: liane.colliselli@uffs.edu.br
  • Carlos Alberto S. Garcia Júnior Psicólogo, Doutor em Ciências Humanas (UFSC), Professor da Univali
  • Douglas Francisco Kovaleski Odontólogo, Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra, Doutor em Saúde Coletiva (UFSC), Professor Adjunto da UFSC

Resumo

As estratégias de reorientação da formação profissional em saúde são uma tentativa de garantir um itinerário formativo atento ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à Saúde Coletiva como campo de saberes e práticas, e dentre estas políticas indutoras,  o projeto VER-SUS/Brasil (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) vem cumprindo papel diferencial. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do VER-SUS Oeste Catarinense em instigar movimentos curriculares de mudança na perspectiva da interprossionalidade. Neste sentido, Configura-se como um relato de experiência acerca do Projeto VER-SUS Oeste Catarinense, institucionalizado como Programa e Projeto de extensão na UFFS. A iniciativa germinou e foi conduzida a partir do movimento estudantil de três universidades (UFFS, Unochapecó e Udesc/CEO), caracterizando-se como um movimento coletivo e frutífero em cinco edições concluídas até o presente momento. Em dados quantitativos, ao todo foram envolvidos(as) 304 participantes, compostos por viventes, facilitadores(as) e comissão organizadora, de diversos cursos de graduação (para além da saúde). O princípio de todas as ações realizadas vêm no sentido de sublinhar o estudante como protagonista de sua formação, para que consigam suprir a lacuna que se instala entre a formação acadêmica e o mundo do trabalho no SUS, e trazendo a possibilidade de fortalecer a integração entre ensino-serviço-comunidade. Por conseguinte, o VER-SUS Oeste Catarinense exemplificou que espaços dialógicos de reflexão e vivência sobre o SUS são possíveis de incorporação nos currículos dos cursos da saúde e de outras áreas, para além de projetos ou iniciativas extracurriculares.
 

Biografia do Autor

Cláudio Claudino da Silva Filho, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Preceptoria no Sistema Único de Saúde pelo Hospital Sírio Libanês, Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tutor e Coordenador do Grupo Enfermagem no PET Saúde / GraduaSUS 2016-2018. Integrante do Coletivo de Coordenação do VER-SUS Oeste Catarinense. Pesquisador dos Grupos/CNPq: “Grupo de Pesquisa em Educação Popular e Formação em Saúde e Enfermagem (EDUFES)”, "Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde" em Florianópolis-SC (EDEN/PEN/UFSC), e "Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva" (NESCO/UNIVASF).  Coordenador Adjunto de Cultura e Professor Adjunto dos cursos de graduação em Enfermagem, Pedagogia e Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), CampusChapecó-SC. E-mail: claudio.filho@uffs.edu.br  
Adriana Carolina Bauermann, Farmacêutica (Unochapeco), Acadêmica do curso de licenciatura em Ciências Sociais (UFFS), Campus Chapecó
Farmacêutica (Unochapeco), Acadêmica do curso de licenciatura em Ciências Sociais (UFFS),CampusChapecó
Willian Lorentz, Graduando em Enfermagem pela UFFS, Campus Chapecó. Bolsista do Programa de Extensão “Os legados do VER-SUS Oeste Catarinense: semeando a capilaridade da formação para o sistema único de saúde nas instituições de ensino superior de Chapecó-SC” (Edital Nº 1098/UFFS/2017)
Graduando em Enfermagem pela UFFS, Campus Chapecó. Bolsista do Programa de Extensão “Os legados do VER-SUS Oeste Catarinense: semeando a capilaridade da formação para o sistema único de saúde nas instituições de ensino superior de Chapecó-SC” (Edital Nº 1098/UFFS/2017)
Larissa Hermes Thomas Tombini, Mestra em Enfermagem e Doutoranda em Saúde Coletiva (UFSC), Professora Assistente da UFFS, Campus Chapecó-SC
Mestra em Enfermagem e Doutoranda em Saúde Coletiva (UFSC), Professora Assistente da UFFS, Campus Chapecó-SC
Liane Colliselli, Mestra em Enfermagem (UFSC), Professora Assistente da UFFS, Campus Chapecó-SC. E-mail: liane.colliselli@uffs.edu.br
Mestra em Enfermagem (UFSC), Professora Assistente da UFFS, Campus Chapecó-SC. E-mail: liane.colliselli@uffs.edu.br
Carlos Alberto S. Garcia Júnior, Psicólogo, Doutor em Ciências Humanas (UFSC), Professor da Univali
Psicólogo, Doutor em Ciências Humanas (UFSC), Professor da Univali
Douglas Francisco Kovaleski, Odontólogo, Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra, Doutor em Saúde Coletiva (UFSC), Professor Adjunto da UFSC
Odontólogo, Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra, Doutor em Saúde Coletiva (UFSC),Professor Adjunto da UFSC
Publicado
02-10-2018
Como Citar
SILVA FILHO, Cláudio Claudino da et al. VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (VER-SUS) NO OESTE CATARINENSE: TENSÕES, DESAFIOS E APRENDIZADOS NA PAVIMENTAÇÃO DE MUDANÇAS CURRICULARES PARA INTERPROFISSIONALIDADE. SEMINÁRIO INTEGRADOR DE EXTENSÃO, [S.l.], v. 1, n. 1, out. 2018. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/SIE/article/view/10526>. Acesso em: 20 jan. 2019.