ENSINO DE PORTUGUÊS DO BRASIL PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS RESIDENTES EM CHAPECÓ E REGIÃO

  • Cláudia Andrea Rost Snichelotto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Beatriz Simone Cavalheiro
  • Luciana Elisabete Valiati

Resumo

Inscrito na área de Português como Língua Estrangeira/Adicional Língua Adicional (PLE/PLA), apresentamos um relato da experiência vivida em um projeto de extensão voltado ao ensino de PLE/PLA para imigrantes e refugiados residentes em Chapecó e região. Trata-se de uma parceria entre o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes “Assessoria Linguística e Literária da UFFS” e a Pastoral do Migrante da Diocese de Chapecó. Desde maio de 2017, são oferecidos cursos de Português do Brasil para imigrantes e refugiados residentes em Chapecó e região, que totalizam 20 e 30 horas-aula cada, ministrados por graduandos (bolsistas do PET e voluntários) de cursos de Letras Português e Espanhol – Licenciatura e por um graduando do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, sob a coordenação de uma docente do curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura da UFFS. Através das avaliações e participação oral dos alunos estrangeiros, em aula, foi possível perceber o avanço na aprendizagem do português nas interações sociais a que estão sujeitos na vida cotidiana. Além de oportunizar a aprendizagem de português para inclusão dos estrangeiros no trabalho e na vida em sociedade, este projeto tenciona oportunizar aos graduandos do curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura a inserção na prática de ensino do PLE/PLA. O público total beneficiário dos cursos de língua portuguesa promovidos por este projeto até este momento foi de aproximadamente 80 alunos.
 

Biografia do Autor

Beatriz Simone Cavalheiro
   
Luciana Elisabete Valiati
   
Publicado
02-10-2018
Como Citar
ROST SNICHELOTTO, Cláudia Andrea; CAVALHEIRO, Beatriz Simone; VALIATI, Luciana Elisabete. ENSINO DE PORTUGUÊS DO BRASIL PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS RESIDENTES EM CHAPECÓ E REGIÃO. SEMINÁRIO INTEGRADOR DE EXTENSÃO, [S.l.], v. 1, n. 1, out. 2018. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/SIE/article/view/10523>. Acesso em: 20 jan. 2019.