FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO: O ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Jerônimo Sartori Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Erechim.
  • Denise Knorst da Silva

Resumo

O projeto de Extensão é vinculado ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e ao Programa Novo Mais Educação (PNME), que vem contribuir com formação continuada aos professores da rede pública de ensino da região norte do Rio Grande do Sul, cadastrados no PACTO. A formação ocorreu de novembro de 2017 a junho de 2018, por meio de atividades presenciais, realizadas no espaço da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, e de atividades à distância realizadas nos próprios municípios pelos articuladores junto aos mediadores. O recorte é sobre as atividades da área de Matemática organizadas pelos docentes formadores e sobre reflexões e análises acerca do seu desenvolvimento junto ao grupo de articuladores, com vistas a contribuir com a área da Educação Matemática acerca de possibilidades de extensão articuladas ao ensino na formação de professores e à pesquisa. A organização das atividades valorizou a possibilidade de significação dos conceitos e a abordagem investigativa em aulas de Matemática, sendo utilizados diferentes recursos e estratégias, a exemplo de material manipulável e investigações matemáticas. Os conceitos matemáticos, abordadas de forma articulada, tiveram ênfase sobre os números decimais, números fracionários, sistema de medidas e geometria. As atividades pautaram-se em ações práticas e no processo de análise sobre a sua complexidade pedagógica, suas implicações e suas potencialidades no ensino de Matemática, aspectos que permitiram o reconhecimento do potencial formativo das atividades.

##submission.authorBiography##

Jerônimo Sartori, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Erechim.
Graduado em Ciências - LC -UPF (1978); Biologia - LP, UnC (1982); Especialista em supervisão Escolar - UPF (1986); Mestre em Educação - PUCRS (1995); Doutor em Educação - UFRGS (2009). Atualmente, professor das disciplinas:Teorias da Aprendizagem do Desenvolvimento Humano, Didática Geral, Gestão Educacional e Estágio em Gestão de Escolas. Membro do grupo de pesquisa: Educação, formação docente e processos educativos, cadastrado no Cnpq em 2013. Realizo pesquisa e extensão no campo da formação continuada de Coordenadores Pedagógicos e de Docentes.
Publicado
02-10-2018
Como Citar
SARTORI, Jerônimo; DA SILVA, Denise Knorst. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO: O ENSINO DE MATEMÁTICA. SEMINÁRIO INTEGRADOR DE EXTENSÃO, [S.l.], v. 1, n. 1, out. 2018. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/SIE/article/view/10517>. Acesso em: 20 jan. 2019.