NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

  • Jerônimo Sartori Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Erechim.
  • Giovanna Bruna De Ré

Resumo

O Programa de Extensão - Nos caminhos da práxis: programa de formação continuada de professores da educação pública, tem caráter orgânico-institucional, tendo definição de diretrizes e orientações para concretizar objetivos comuns, podendo ser desenvolvido a médio ou longo prazo. O programa tem por objetivo ser um espaço de produção e troca de conhecimentos, de compartilhamento de experiências entre professores e gestores dos sistemas de ensino e os professores da UFFS, de formação de mediadores, de produção/elaboração de propostas curriculares pelo coletivo das escolas e secretarias municipais de educação. O programa se desenvolve através do acordo de cooperação técnica entre municípios da AMAU/RS e UFFS/PROEC. As formações acontecem em diferentes espaços e diferentes momentos do ano letivo, envolvendo ora gestores e coordenadores, ora professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental das redes de ensino. A proposta da PROEC para o programa contempla fundamentos e diretrizes metodológicas, alinhados a um conjunto de ações com caráter continuado, possibilitando a interlocução entre a universidade e as escolas, assessorados pelos professores da UFFS/Campus Erechim. As ações em andamento são projetadas para mobilizar processos formativos contínuos nas próprias unidades escolares, tendo o coordenador pedagógico como protagonista desta formação em nível escolar. Como o programa está conveniado para ser executado nos anos de 2018 e 2019, neste primeiro momento os encontros de formação acontecem pelo agrupamento dos municípios em três polos: 1º) Carlos Gomes, Centenário, Charrua e Gaurama; 2º) Entre Rios do Sul, Ponte Preta e São Valentim; 3º) Constantina, Engenho Velho, Liberato Salzano e Novo Xingu.

##submission.authorBiography##

Jerônimo Sartori, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Erechim.
Graduado em Ciências - LC -UPF (1978); Biologia - LP, UnC (1982); Especialista em supervisão Escolar - UPF (1986); Mestre em Educação - PUCRS (1995); Doutor em Educação - UFRGS (2009). Atualmente, professor das disciplinas:Teorias da Aprendizagem do Desenvolvimento Humano, Didática Geral, Gestão Educacional e Estágio em Gestão de Escolas. Membro do grupo de pesquisa: Educação, formação docente e processos educativos, cadastrado no Cnpq em 2013. Realizo pesquisa e extensão no campo da formação continuada de Coordenadores Pedagógicos e de Docentes.
Publicado
02-10-2018
Como Citar
SARTORI, Jerônimo; DE RÉ, Giovanna Bruna. NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. SEMINÁRIO INTEGRADOR DE EXTENSÃO, [S.l.], v. 1, n. 1, out. 2018. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/SIE/article/view/10515>. Acesso em: 20 jan. 2019.