https://periodicos.uffs.edu.br/i Fronteira em Movimento

a Extensão desde os princípios da Educação Popular

  • Solange Todero Von Oncay (54)981474978

Resumo

O programa Fronteira em Movimento prospecta constituir-se numa forma de atuação extensionista, buscando fortalecer a interlocução com as comunidades, impulsionando o vínculo com o ensino e a pesquisa desde a extensão, sendo capaz de fomentar um diálogo de saberes na interlocução conhecimentos acadêmicos e saberes da realidade concreta. Embasada em princípios da Educação Popular, o programa concebe a ação educativa como prática epistemológica, política e ética, na qual objetiva ser presença pedagógica emancipatória. Através de uma investigação prévia levanta demandas junto as comunidades e prepara-se para às vivências geradoras de diálogo, troca, interação com o propósito de tornar todos participantes sujeitos. A presente elaboração destaca a ação que consolidou a metodologia do projeto a qual foi desenvolvida na comunidade indígena Toldo Guarani do município de Benjamin Constante/RS. De forma interativa, desenvolveu-se oficinas conectando conhecimentos ligados à agroecologia, saúde, cultura, desde o uso das plantas medicinais e das práticas tradicionais de saúde preventiva desenvolvidos pela comunidade indígena Guarani. A atividade reavivou a importância do uso das ervas e das plantas medicinais na comunidade, bem como planejamento didático para a escola que passou integrar estes conteúdos os quais serão subsidiados por um livro de plantas medicinais que vem sendo sistematizado com tradução em Guarani.
Publicado
02-10-2018
Como Citar
TODERO VON ONCAY, Solange. https://periodicos.uffs.edu.br/i Fronteira em Movimento. SEMINÁRIO INTEGRADOR DE EXTENSÃO, [S.l.], v. 1, n. 1, out. 2018. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/SIE/article/view/10410>. Acesso em: 20 jan. 2019.