EDUCAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS REFERENTES À LEI 10.639/03

  • Adelmir Fiabani Universidade Federal da Fronteira Sul - Passo Fundo

Resumo

O projeto de extensão "Educar para as Relações Étnico-Raciais: atividades teóricas e práticas referentes à Lei 10.639/03" visa auxiliar os professores da Educação Básica a aplicar a referida Lei nas escolas. Também pretende-se combater o racismo, preconceito e todo tipo de discriminação nas escolas. São oferecidos cursos de curta duração (8h) e oficinas de acordo com as necessidades dos docentes. Também são proferidas palestras aos estudantes sobre os temas relacionados à História da África, do negro e cultura afrobrasileira. Em relação aos acadêmicos do curso de Medicina,  convidamos alunos que desejam auxiliar de forma voluntária em todas as etapas do projeto (rodas de conversa, grupos de estudo, grupos de apoio nos cursos e oficinas). Em 2017, fomos convidados pela Escola Estadual Valeriano Ughini, de Tapejara/RS, para desenvolver o projeto com professores e estudantes. Abordamos a parte teórica e desenvolvemos oficinas com os professores. Em outro turno, palestramos para os alunos e, também projetamos documentários sobre comunidades quilombolas. Em 2018, realizamos atividades no Instituto Educacional Cecy Leite Costa, de Passo Fundo/RS. Discutimos o projeto com os professores e, posteriormente, palestramos para todas as turmas do ensino médio. Abordamos todos os temas referentes à Lei 10.639/03, no sentido de motivá-los para ações concretas a serem realizadas no mês de novembro. A aceitação do curso foi boa e a participação dos alunos foi bem significativa. Percebe-se que as escolas desenvolvem atividades pontuais e não há um planejamento para que se cumpra a Lei.

##submission.authorBiography##

Adelmir Fiabani, Universidade Federal da Fronteira Sul - Passo Fundo
Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul, doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS, autor de Mato, palhoça e pilão: o quilombo, da escravidão às comunidades remanescentes. [1532-2008]; Os novos quilombos: luta pela terra e afirmação étnica no Brasil. [1988-2008]. Pesquisador sobre a temática escravidão, quilombos, comunidades negras e relações étnico-raciais.
Publicado
02-10-2018
Como Citar
FIABANI, Adelmir. EDUCAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS REFERENTES À LEI 10.639/03. SEMINÁRIO INTEGRADOR DE EXTENSÃO, [S.l.], v. 1, n. 1, out. 2018. Disponível em: <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/SIE/article/view/10377>. Acesso em: 20 jan. 2019.
Seção
Campus Passo Fundo