https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/issue/feed Revista Insignare Scientia - RIS 2024-12-20T16:32:56-03:00 Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel revista.insignarescientia@uffs.edu.br Open Journal Systems <p class="western" align="justify">A&nbsp;<strong>Revista Insignare Scientia - RIS</strong>&nbsp;é uma publicação do Grupo de Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul,&nbsp;<em>Campus</em>&nbsp;Cerro Largo –RS e tem como objetivo publicar produções de pesquisa originais, relatos de experiências, propostas didáticas, resenhas e biografias tendo como objetos de discussão o Ensino de Ciências, suas interfaces e seus desdobramentos. A área do ensino de Ciências e suas Interfaces compreende:&nbsp; a educação como ciência, o ensino como área de produção científica e suas subáreas, tais como: Educação Ambiental,&nbsp; Educação em Saúde, Ensino de Astronomia, Educação matemática, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Geociências e o Ensino de Química, bem como desdobramentos e interfaces com temáticas da área como: Epistemologia, História e Filosofia da Ciência, Currículo, Metodologias do Ensino, Linguagem, Educação Inclusiva, Avaliação, Tecnologias da Informação e Comunicação, Conceitos Científicos, Diferenças, Gênero, entre outros.&nbsp; Os artigos devem enfocar área, subáreas ou temáticas que tenham forte ligação com o escopo da revista e apresentem contribuições para o Ensino em Ciências claramente explicitadas. Qualquer manuscrito que se relacione a alguma das subáreas supracitadas (mas não à área de ensino das mesmas), assim como a aspectos gerais de educação ou a outras áreas (sem relacionamento ou implicação clara para a área de Ensino em Ciências) não será encaminhado para avaliação.&nbsp;<strong>Sua publicação será quadrimestral (janeiro-abril; maio-agosto e setembro-dezembro),</strong>&nbsp;voltada para a pesquisa, experiências, propostas didáticas e resenhas na área de ensino de Ciências e suas Interfaces.&nbsp;</p> https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14212 Abordagens da Educação Ambiental nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras: Uma revisão da literatura 2024-12-20T15:39:24-03:00 Ana Tainá Rodrigues tainarodrigues597@gmail.com Nayana de Almeida Santiago Nepomuceno nayana.santiago@ifce.edu.br Ana Karine Portela Vasconcelos karine@ifce.edu.br Betina da Silva Lopes blopes@ua.pt <p>Esta pesquisa teve como objetivo investigar a maneira como a Educação Ambiental está sendo abordada nas Instituições de Ensino Superior brasileiras, por meio da identificação das metodologias adotadas por essas instituições. O método empregado consistiu em uma Revisão Sistemática de Literatura realizada no período entre 2012 e 2021. Foram analisados 44 artigos selecionados de uma amostragem inicial de 4.358. Os resultados da análise revelaram um aumento no número de trabalhos sobre Educação Ambiental publicados ao longo dos anos, sendo a Revista Brasileira de Educação Ambiental o periódico que mais se destacou nesse aspecto em comparação com outros. Grande parte desses trabalhos foi realizada em colaboração, com a maioria dos pesquisadores vinculados a instituições das regiões sul e nordeste do Brasil. No que diz respeito às abordagens identificadas em cada artigo, estas foram classificadas em seis categorias distintas. As disciplinas específicas e as atividades pontuais foram as mais comuns, estando presentes em 31% dos trabalhos cada. Os projetos ocuparam o segundo lugar, sendo identificados em 20% dos artigos. Os eventos foram mencionados em 9% dos estudos. Por outro lado, as práticas e os programas, tiveram menor frequência de ocorrência, aparecendo em apenas 6% e 3% dos artigos, respectivamente.</p> 2024-12-19T11:45:43-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14353 A visão de estudantes do Ensino Médio sobre Ciência Tecnologia Sociedade: algumas discussões a partir da prática 2024-12-20T15:43:47-03:00 Lucas Carvalho Pacheco lclucascarvalhopacheco@gmail.com <p>O Movimento CTS busca problematizar e democratizar processos decisórios que envolvem temas relacionados à Ciência e Tecnologia. Nessa perspectiva, o problema que permeia este estudo é: <em>quais são as concepções de estudantes do Ensino Médio sobre “Ciência Tecnologia Sociedade”</em>? Para responder este problema de pesquisa, foi realizado um estudo com abordagem predominantemente qualitativa, no itinerário formativo “Ciência, Tecnologia e Sociedade”, em uma cooperativa educacional localizada no município de Caçapava do Sul/RS. Os instrumentos de coleta de dados foram: produção dos estudantes e relato do educador. De forma geral, esta pesquisa evidenciou que as principais concepções dos estudantes sobre CTS são: i) Desenvolvimento linear de progresso, especialmente no que tange ao Desenvolvimento Tecnológico ocasionar, necessariamente, um Desenvolvimento Social e uma melhor qualidade de vida; ii) A Ciência só existe se ocorrer experimentação/observação; iii) A Ciência está associada apenas à Física, Química e Biologia; iv) A Ciência é neutra; v) A Tecnologia são aparatos modernos/contemporâneos; vi) A Sociedade é uma reunião de pessoas que se relacionam. Tais resultados demonstram a necessidade de uma educação científica crítica-problematizadora na educação básica.</p> 2024-12-19T11:39:20-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13937 Percepções de estudantes do quarto ano do curso Técnico em Química sobre sustentabilidade 2024-12-20T15:48:14-03:00 João Victor Nunes Durço joaovictorw12@hotmail.com Paula Cavalcante Monteiro paulacavalcantemonteiro@gmail.com Anelise Grünfeld de Luca anelise.luca@ifc.edu.br <p>Desde as Revoluções Industriais os problemas ambientais começaram a surgir globalmente, e com eles emergiu a preocupação com a preservação da natureza, a sustentabilidade ambiental, principalmente no âmbito escolar, abordado pelos alunos por meio da Educação Ambiental. Nesse contexto educativo, o intuito deste estudo foi apresentar e discutir as percepções dos estudantes do quarto ano do curso Técnico em Química do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), da cidade de Cianorte, Paraná, sobre as temáticas que envolvem a sustentabilidade. Para isso, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo, em que os estudantes responderam a um questionário sobre sustentabilidade. A coleta de dados foi realizada mediante uma oficina sobre a relação entre a coleta seletiva e reciclagem. Os dados foram tratados utilizando a metodologia de análise de conteúdo, com a pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Dentre os resultados encontrados foi possível perceber a preocupação dos estudantes com o desperdício de água e o uso da química de modo positivo para o desenvolvimento do meio ambiente. No entanto, também verificamos uma lacuna no aprendizado desses estudantes no que se refere à concepção de logística reversa, visto que 96% deles não sabiam do que se tratava a temática.</p> 2024-12-19T11:48:40-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13883 Educação Ambiental Biorregional: interlocuções diagnósticas em uma turma de 9° ano na cidade de Uruguaiana, RS 2024-12-20T15:52:00-03:00 Fernando Icaro Jorge Cunha icaro729@gmail.com Rosemeire dos Santos Amaral roseamaral25@gmail.com Ailton Jesus Dinardi ailtondinardi@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo identificar as concepções prévias de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre Biomas, Unidades de Conservação (UC) e Botânica, por intermédio da análise de um formulário impresso, disposto em 12 questões, como instrumento para coleta de dados diagnósticos. Quanto ao delineamento, esta investigação caracteriza-se como pesquisa de campo, exploratório-descritiva e qualitativa, pois se atenua em subjetividades dos processos de ensino e aprendizagem. Participaram da pesquisa 12 estudantes de uma turma de 9° de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana. Os resultados apontam que os estudantes reconhecem o Pampa enquanto Bioma que ocupa a região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Outrossim, os estudantes confundem a relação entre monoculturas da produção agropecuária com a fauna e flora nativa do Bioma e manifestam conhecimentos superficiais sobre UC e Diversidade Vegetal, o que insurge a demanda de pesquisas científicas e acadêmicas, de cunho pedagógico, a fim de minimizar as fragmentações na aprendizagem, por meio do ensino biorregional e contextualizado.&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> 2024-12-19T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14206 Ensino de Estatística no Ensino Fundamental: um panorama acerca das pesquisas no Brasil 2024-12-20T15:54:48-03:00 Paola Aquino dos Santos paolasantosmtm@gmail.com Ana Marli Bulegon anabulegon@ufn.edu.br <p class="ResumoRevista" style="margin-bottom: 0cm; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Este artigo apresenta uma análise das publicações científicas sobre o ensino de Estatística no Ensino Fundamental, em nível brasileiro. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, utilizando o método de Revisão Sistemática de Literatura. Os dados obtidos a partir da seleção de vinte e quatro trabalhos, coletados no segundo semestre de 2022, no Catálogo de Teses e Dissertações, mantidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, apontam a distribuição deu-se entre os anos de 2009 a 2022, com maior concentração em 2013. Quanto à região identificou-se que no Sul apresentou maior número de pesquisas; com relação ao curso de pós-graduação, foram verificados trabalhos em maior número no Mestrado Profissional. Com respeito a linha de pesquisa, verificou-se as linhas de formação continuada de professores e ensino. Constatou-se que o conceito mais abordado foi o de gráficos, em todos os trabalhos, seguido do conceito de tabela, logo depois, de média. Por fim, observamos que o conhecimento estatístico ajudam no desenvolvimento da criticidade e da cidadania, pois ajudam a analisar situações, índices de custo vida, escolher amostras e, dessa forma, tomar decisões nas mais diversas situações do cotidiano.</span></p> 2024-12-19T11:50:28-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14428 Uma Sequência de Ensino Investigativa para o Estudo de Queda Livre dos Corpos 2024-12-20T15:57:04-03:00 Thaís Alves Reis thaisreis1111@gmail.com Cintia Teles de Argôlo cintia.argolo@ifs.edu.br Divanizia do Nascimento Souza divanizia@gmail.com <p class="Default" style="margin-bottom: 6.0pt; text-align: justify;">Para um ensino de física que vise a aprendizagem ampla dos alunos é necessário o uso de abordagens didáticas que busquem estimular o seu desenvolvimento crítico. Neste trabalho foram analisadas as aprendizagens desenvolvidas por alunos da primeira série do ensino médio durante a vivência de uma Sequência de Ensino Investigativa - SEI sobre Queda Livre. <span style="color: windowtext;">Neste estudo, de </span>abordagem qualitativa e natureza interventiva<span style="background: white;"> do tipo aplicação, os dados registrados</span> das atividades da vivência da SEI foram analisados por meio da técnica de Análise do conteúdo de Bardin (2011). Os resultados indicam que a vivência da SEI promoveu nos alunos aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal.</p> 2024-12-19T11:57:13-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14320 Ensino das funções afim e quadrática, por meio do software GeoGebra: uma formação continuada em serviço 2024-12-20T16:00:09-03:00 Edivania Augusto dos Santos edivania.santos@unemat.br Sumária Sousa e Silva sumariasousa@gmail.com Fernando Selleri Silva selleri@unemat.br <p>O objetivo desta pesquisa foi realizar uma formação pedagógica híbrida, com os docentes de Matemática da educação básica do município de Denise-MT, sobre o ensino das funções afim e quadrática, por meio do <em>software</em> GeoGebra. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa formação. Para a produção de dados foram utilizadas a observação participante, gravações das webinterações, análise dos roteiros das atividades propostas, e questionários. Como método de análise dos dados foi utilizado a indução analítica. A formação pedagógica trouxe contribuições significativas, para o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas ao ensino de Matemática, com uso do <em>software</em> GeoGebra nas Escolas de Educação Básica de Denise-MT. E, ainda, apontou a necessidade de estimular o desenvolvimento de atividades que envolvam processos formativos, promovendo um movimento de reflexão em direção a construção de um conhecimento de matemática dinâmica, através do <em>software</em> GeoGebra.</p> 2024-12-19T11:59:09-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14882 Avaliação da aprendizagem no Ensino de Ciências: um estudo sobre as práticas avaliativas de professores de escolas públicas do município de Pelotas, RS 2024-12-20T16:02:19-03:00 Carla Vargas Bozzato carlavargasbozzato@gmail.com Rosangela Inês Matos Uhmann rosangela.uhmann@uffs.edu.br <p>A avaliação da aprendizagem é realizada sistematicamente nas escolas para potencializar o processo de aprendizagem dos estudantes, possibilitando ao professor tomar decisões e definir os caminhos a seguir melhorando o processo de ensino. Sendo assim, esta pesquisa de abordagem qualitativa investiga a avaliação da aprendizagem a partir das impressões de um grupo de professores da Educação Básica, que atuam no Ensino de Ciências, de escolas públicas da cidade de Pelotas, RS. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com professores das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os resultados obtidos da análise de conteúdo emergiram na forma de quatro categorias, a saber: i) <em>concepções da avaliação da aprendizagem</em>; ii) <em>acompanhamento do processo de aprendizagem</em>; iii) <em>instrumentos para avaliar e, </em>iv)<em> registro das informações na avaliação</em>.&nbsp; Portanto, as falas apontaram que a realização de práticas avaliativas está alinhada as orientações da rede de ensino, mas a maior influência está na cultura avaliativa presente em cada contexto escolar. O que exige a necessidade de práticas avaliativas entrelaçadas pela ação-reflexão, a pluralidade e o diálogo entre os alunos e professores e demais sujeitos envolvidos.</p> 2024-12-19T12:00:43-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14415 Questões sociocientíficas e Ensino de Química: análise das dissertações e teses defendidas entre 2013 e 2023 no cenário brasileiro 2024-12-20T16:04:52-03:00 Iara Terra de Oliveira iara.terra@arapiraca.ufal.br Pedro Reis preis@ie.ulisboa.pt <p>As questões sociocientíficas (QSC) são abordagens que podem ser utilizadas no Ensino de Química, contribuindo para empoderamento na tomada de decisões e a atuação cidadã dos alunos. Mediante esse fato, o que as pesquisas na área contemplam sobre essa abordagem? O trabalho tem como objetivo analisar como as QSC são contempladas nas pesquisas brasileiras em dissertações e teses defendidas no período de 2013 a 2023 disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os caminhos metodológicos seguiram os seguintes critérios para análise: nível de ensino, tipos de QSC e foco temático dos trabalhos selecionados. Os resultados apontam que questões ambientais foram as mais exploradas nas investigações e que formação de professores foi o foco predominante. As QSC no Ensino de Química no cenário brasileiro carecem de mais investigações e aplicabilidade nas aulas na educação básica para que possa ser uma estratégia de fato com a finalidade de promover a cidadania na formação estudantil.</p> 2024-12-19T12:02:58-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14662 Objetivos de ensino em dissertações e teses sobre argumentação científica escolar e pensamento crítico 2024-12-20T16:07:41-03:00 Nailma de Araújo Silva nailma.silva.073@ufrn.edu.br Marcia Gorette Lima da Silva marcia.gorette.silva@ufrn.br Midiã Medeiros Monteiro midia.monteiro@ufersa.edu.br <p>No campo da Educação em Ciências, o desenvolvimento da argumentação científica escolar e do pensamento crítico é essencial para o desenvolvimento de habilidades analíticas, interpretativas e de tomada de decisões. Nos questionamos se os objetivos de ensino em dissertações e teses que se apoiam na argumentação e no pensamento crítico abordam a prática social e cidadã. Buscamos analisar os objetivos de ensino delineados em dissertações e teses no período de 2013 e 2023, que incluíam a implementação de atividades em aulas de química. A análise dos objetivos de ensino expressos nos 16 trabalhos selecionados, corrobora, em grande parte, com as discussões teóricas que defendem a importância de um ensino de ciências que vá além dos conteúdos científicos, integrando temáticas sociocientíficas para a formação crítica e cidadã.</p> 2024-12-19T12:04:39-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13782 Possíveis contribuições do filme “Três Idiotas” para a formação docente 2024-12-20T16:10:27-03:00 Thaisy Araujo Avalhaes Wunder Castro thaisy.a.w@gmail.com Fernanda Zandonadi Ramos fernanda.zandonadi@ufms.br <p>No presente trabalho objetivamos discutir possíveis contribuições de algumas cenas do filme indiano “Três Idiotas”, como recurso didático-pedagógico e metodológico para o processo de formação inicial e continuada docente. Para tal, nos familiarizamos com o filme para, posteriormente, por meio da Análise Textual Discursiva, analisar cenas que apresentavam diferentes concepções de ensino e aprendizagem, definidas como categorias <em>à priori</em>, compondo as discussões do metatexto. Assim, considerando que o filme faz uma crítica ao ensino rígido/tradicional, realizamos a análise do conteúdo das cenas com fundamentação teórica direcionada à abordagem comportamentalista e à perspectiva histórico-cultural. Com o presente estudo evidenciamos que o filme supracitado pode ser utilizado como recurso didático-pedagógico e metodológico para formação inicial e continuada docente, pois pelo viés reflexivo e com a fundamentação teórica que sustenta as discussões das cenas, este material pode propiciar contribuições significativas para ação pedagógica, assim como orientações e ciência sobre o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem.</p> 2024-12-19T12:06:54-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14408 Contribuições das narrativas, expressas nas produções científicas, sobre a formação docente e o desenvolvimento de conceitos de matemática 2024-12-20T16:11:49-03:00 Rafael Marques dos Santos rafael.mdossantos@hotmail.com Eva Teresinha de Oliveira Boff evaboff@unijui.edu.br <p>Nesta pesquisa buscamos a compreensão do processo de formação de professores de matemática por meio da revisão da literatura. Focalizamos o processo de formação docente relacionado ao ensino e à aprendizagem de conceitos matemáticos e práticas pedagógicas. O objetivo desta investigação é analisar o que se mostra nas produções científicas sobre a formação docente, narrativas e a formação de conceitos de matemática. A pesquisa é qualitativa do tipo revisão bibliográfica, cujo <em>corpus</em> de análise é constituído por teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do período de 2013 a 2023. No movimento analítico foram identificados os títulos, resumos, palavras-chave e referências relacionadas à temática. Estes foram submetidos a procedimentos de Análise de Conteúdo, conforme Bardin (1979). Conclui-se que os referenciais teóricos adotados nas pesquisas, a metodologia empregada e os resultados alcançados, alinham-se com o foco deste estudo, pois abordam as narrativas como potencializadoras da formação de conceitos e do processo formativo docente sobre o ensino de Matemática. Por fim, enfatizamos a relevância de uma revisão bibliográfica para identificarmos o que já foi produzido e como isso impacta positivamente no objeto de estudo proposto.</p> 2024-12-19T12:08:25-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14229 A configuração da indisciplina escolar na concepção de professores de Ciências e Biologia 2024-12-20T13:17:12-03:00 Diego Machado Ozelame diegoozelame@utfpr.edu.br Antonio Augusto Ignacio Ignacio@alunos.utfpr.edu.br Anderleia Sotoriva Damke anderleiadamke@utfpr.edu.br Eduarda Maria Schneider emschneider@utfpr.edu.br <p>Este texto objetivou compreender a concepção de um grupo de professores sobre o desinteresse escolar dos alunos e suas relações com a indisciplina. Para coleta de dados da pesquisa, foi aplicado um questionário para professores de Ciências e Biologia da Educação Básica de um município no Oeste do Paraná. Os dados foram analisados mediante Análise Textual Discursiva (ATD). Da análise dos resultados emergiram quatro categorias, das quais elegemos a categoria “Geração Digital” para a produção do metatexto. Constatamos que os meios digitais emergem como um fator significativo, dos quais estabelecem estreitas relações com os indicativos do desinteresse escolar, bem como a falta de compreensão sobre os objetivos da educação científica e também a falta do conhecimento das regras disciplinares são fatores que levam a manifestação da indisciplina. Ponderamos que para minimizar as situações de indisciplina e do desinteresse escolar é preciso considerar uma diversidade de concepções e contextos envolvidos, e para isso é necessário estabelecer uma diretriz disciplinar consistente, que promova uma cultura de respeito e diálogo, bem como buscar constantemente estratégias pedagógicas inovadoras que promovam o engajamento e a motivação dos professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem</p> 2024-12-19T12:10:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14463 Os morcegos e o ensino de ciências: representação nos livros de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental 2024-12-20T13:17:11-03:00 Crislaine Maria da Silva crislainecris597@gmail.com Luiz Augustinho Menezes da Silva luiz.augustinho@ufpe.br <p>O livro didático é um dos instrumentos de ensino mais utilizado em sala de aula, às vezes, o único que auxilia os docentes e os estudantes durante o ano letivo. O professor, em sua formação, precisa de elementos que possibilitem reflexões a respeito das limitações desse recurso. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar como o tema morcego é abordado nos livros didáticos de Ciências do 6º e dos 7º anos. A metodologia empregada envolveu, inicialmente, a coleta dos livros didáticos nas escolas; depois, procedeu-se à análise do tema morcegos nos livros didáticos, para saber quais os assuntos abordados, o conteúdo teórico, os recursos visuais e as atividades propostas. Foram analisados quarenta livros. Quanto ao conteúdo, destacaram-se os seguintes aspectos: importância, dieta, morfologia, abrigo, riqueza, ecolocalização, doenças e comportamento. Em 27 livros, apresentaram-se 45 ilustrações (30 fotografias e 15 desenhos esquemáticos). Foram identificadas 26 espécies - nove com representantes no Brasil e 17 são exóticas. Alguns equívocos taxonômicos foram apontados quanto à identificação. Neste estudo, observaram-se poucos erros conceituais ou informações distorcidas nos livros. Portanto, é preciso fazer ajustes nos conteúdos teóricos, como nos tópicos de suma importância e que são pouco trabalhados (ameaça, comportamento, extinção e percepção).</p> 2024-12-19T12:12:49-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14891 Análise de categorias sobre a História da Ciência em um livro de Ciências do 9º ano 2024-12-20T13:17:11-03:00 Alexandre José Krul alexandre.krul@iffarroupilha.edu.br Luana Taís Vier luanavier1@gmail.com <p>Entendemos que o ensino de Ciências, ao abordar a História da Ciência (HC), facilita a construção e produção de significados sobre o conhecimento científico. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais aspectos de HC estão presentes em uma coleção de livros didáticos de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, especificamente no livro didático (LD) do 9º ano, após a implantação da BNCC. Foi realizada uma análise de conteúdo de cinco categorias acerca da HC identificados em um LD do 9º ano do Ensino Fundamental, sendo elas “ciência como construção humana”, “transitoriedade das teorias científicas”, “controvérsias científicas”, “imagem de ciência”, “imagem de cientista”. Neste foi possível identificar a presença de HC de forma significativa no LD após a BNCC, contudo as informações sobre HC presentes nos LD são insuficientes, sendo necessário que os professores complementem com outros materiais didáticos os estudos históricos. Por fim, a realização deste trabalho possibilitou uma maior compreensão sobre os LD e sobre a inserção de HC no ensino de ciências em sala de aula afim de contribuir para a construção do conhecimento científico por parte dos alunos.</p> 2024-12-19T12:14:26-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14892 A Educação Escolar e as Ciências Sociais: o estudo sobre os problemas socioambientais na cidade 2024-12-20T13:17:24-03:00 Cláudia Eliane Ilgenfritz claudia.ilgenfritz@hotmail.com Helena Copetti Callai copetti.callai@gmail.com <p>Os conteúdos curriculares das disciplinas de história e geografia possibilitam abordar aspectos do cotidiano nos anos iniciais, considerando os conhecimentos do mundo da ciência para isso. Estudar o lugar de vida dos sujeitos é a possibilidade de contextualizar situações vivenciadas em espaços e tempos relativamente complexos. Realizamos a proposição a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, articulando entre o que é visível nas paisagens e o que elas expressam na sua materialidade e na imaterialidade. Partimos da delimitação dos conteúdos, habilidades e competências, e buscamos, por meio do trabalho com imagens, orientar as discussões e construir argumentos. O trabalho é realizado tendo o cartão-postal como provocador para necessidade do conhecimento, considerando que esse gênero pode contribuir para a leitura do mundo. O objetivo é refletir sobre a possibilidade de ampliar a perspectiva do aluno em relação ao local e ao mundo em que vive, observando o espaço representado, bem como a forma como as pessoas do local vivem, quais os problemas socioambientais estão presentes nele. Ao interpretar a realidade, é possível que os alunos se posicionem diante de todas essas questões e se responsabilizem pela cidade e pela forma como ela é construída.</p> 2024-12-19T11:32:53-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14717 Representações Sociais de Quântica de Licenciandos em Física: implicações da formação inicial 2024-12-20T16:25:48-03:00 Fabiene Barbosa da Silva fabienegdr33@gmail.com Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior caomjunior@uem.br Adriano José Ortiz adriano.ortiz@ifpr.edu.br <p>O aumento do termo quântica atrelado à oferta de produtos que prometem curas milagrosas e uma vida mais próspera, alerta para a necessidade de discutir a origem deste termo com base em um viés científico, de modo a evitar que os sujeitos se deixem enganar por pseudociências. O presente trabalho teve por objetivo identificar as representações sociais expressadas por alunos de um curso de Licenciatura em Física a respeito do termo quântica e investigar se a licenciatura foi promotora de alterações nestas representações. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, fundamentada na teoria do núcleo central. A coleta dos dados foi feita a partir da aplicação de um questionário com os participantes e a técnica utilizada foi a Evocação Livre de Palavras. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise Prototípica a fim de identificar o provável núcleo das Representações Sociais. Os resultados indicam que os alunos ingressantes associam o termo quântica à Física, mas não conseguem elaborar uma justificativa aprofundada a respeito dessa associação, enquanto os alunos concluintes demonstraram representações influenciadas pelo conhecimento científico. Com isso, conclui-se que houve uma mudança nas representações dos sujeitos e que essa mudança está relacionada com as influências do processo de formação.</p> 2024-12-19T12:18:15-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14380 Experimentação como metodologia ativa no ensino e aprendizagem de genética 2024-12-20T16:28:02-03:00 Andrezza Mara Martins Gandini andrezzagandini@yahoo.com.br Elizzandra Marta Martins Gandini elizzandra.gandini@ufvjm.edu.br Brenda Garcia brendagarcia@iftm.edu.br <p class="western" style="line-height: 100%; text-indent: 0cm; margin-bottom: 0.21cm;"><strong><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">Este trabalho trata do relato de uma experiência sobre a importância da aula prática no processo de ensino e aprendizagem de genética. O estudo foi conduzido na forma de um relato de experiência a partir da vivência e observação de uma aula prática de extração de DNA da disciplina Biologia no 3° ano em uma instituição pública no município de Paracatu – MG. A intervenção pedagógica foi realizada em seis turmas do Ensino Médio Integrado durante duas aulas (100 minutos). Durante a aula prática, a metodologia utilizada foi a participativa que permitiu a atuação efetiva dos alunos no processo educativo sem considerá-los meros receptores. </span></span></span></span></strong><strong><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><span style="font-weight: normal;">Ao longo das aulas práticas a professora observou e anotou o comportamento dos alunos com relação a compreensão e execução da atividade, participação, trabalho em equipe, etc. O aprendizado dos alunos foi avaliado através das discussões durante a realização do experimento e do questionário que eles responderam ao final da aula prática. Diante do que foi exposto, pôde-se observar a importância da aula prática como uma ferramenta metodológica na disciplina de Biologia para abordar a genética, d</span></span></span></span></strong><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">entre as principais vantagens apontadas pelos alunos está a maior fixação do conteúdo que foi visto anteriormente nas aulas teóricas.</span></span></p> 2024-12-19T12:23:40-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14237 Proposta de Sequência Didática sobre Sustentabilidade fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos 2024-12-20T16:30:19-03:00 Maria Fernanda Lopes de Freitas freitas.mfl@gmail.com Patrícia Barbosa Pereira patriciapereira@ufpr.br <p class="Default" style="text-align: justify; tab-stops: 254.5pt;"><span style="color: windowtext;">Comumente, o tema Sustentabilidade é abordado teórica e imageticamente a partir de três dimensões – ambiental, social e econômica, com mínimas intersecções e, assim, colaborando para a desconexão imaginária de dimensões da vida que interagem constante e intensamente. Buscando ampliar a compreensão da complexidade do tema, apresentamos nesse artigo uma proposta de sequência didática sobre Sustentabilidade, que segue a abordagem temática dos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI, 1990) da seguinte maneira: 1) problematização inicial, identificando o conceito prévio e analisando o conceito científico do termo; 2) organização do conhecimento, com o alargamento das concepções sobre Sustentabilidade e apresentando dois modelos de representações imagéticas de suas dimensões; e 3) aplicação do conhecimento ou (re)conhecimento do tema, identificando (ou não) novos conhecimentos e estimulando a construção de representações imagéticas próprias de cada estudante para a Sustentabilidade. Na perspectiva educacional, este texto fornece materiais teórico e visual para alargar a compreensão de sustentabilidade para além da sua abordagem convencional e no sentido da sua complexidade, não se pondo como modelo a ser seguido, mas como uma inspiração.</span></p> 2024-12-19T12:19:43-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14487 Sequência de Ensino Investigativa sobre Metais Pesados: uma proposta com vistas à promoção da Alfabetização Científica no Ensino Médio 2024-12-20T16:31:40-03:00 Ana Paula Viera Vilaça anapaulavilaca13@hotmail.com Luciana Medeiros Bertini luciana.bertini@ifrn.edu.br <p>As discussões em torno das possibilidades de mudanças nas estratégias/abordagens metodológicas do ensino de química, com vistas a superação de um ensino simplista de memorização para uma prática pedagógica orientada à alfabetização científica, é uma crescente nos ambientes acadêmicos. É nessa perspectiva que este trabalho tem como objetivo contribuir com esta discussão ao propor uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre o conteúdo de metais pesados para o ensino médio. Portanto, apresentamos, inicialmente, o referencial teórico que sustenta a proposta, abordando os principais pontos do ensino por investigação e da alfabetização científica, seguido pelo processo metodológico de elaboração da SEI e, finalmente, as atividades sugeridas e como estas podem ser desenvolvidas em sala de aula. Esperamos, dessa forma, que os alunos consigam demonstrar habilidades quanto a elaboração e teste de hipóteses, justificativas e previsões de acontecimentos futuros com base em conhecimentos que se tem e possam ainda trabalhar com dados obtidos ao longo da investigação de modo a organizá-los e comunicá-los, isto é, apresentem traços que indiquem desenvolvimento de alfabetização científica.</p> 2024-12-19T12:21:01-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14476 Proposta de um modelo tátil para o ensino de Química Orgânica para deficientes visuais 2024-12-20T16:32:56-03:00 Ingrid Nunes Derossi ingrid.derossi@uftm.edu.br Leila Kátia Silva Gonçalves derossi.ingrid@gmail.com <p>Esta proposta tem como objetivo discorrer sobre a elaboração de um modelo didático que facilite o ensino de Química Orgânica para estudantes com deficiência visual e passível de aplicação para outras estruturas químicas.&nbsp; O ensino de Química muitas vezes se mostra de difícil compreensão por trabalhar conteúdos abstratos, o que ocasiona muitas dificuldades de aprendizagem para os estudantes da educação básica e superior, além de gerar visões equivocadas sobre essa ciência. Desta forma, destacamos a importância do uso de modelos didáticos táteis que possibilitam a percepção de estruturas moleculares na dimensão macroscópica, seja para alunos com deficiência visual ou normovisuais na área de química orgânica. Partimos de um sobrevôo pela literatura da área para mostrar a importância da educação inclusiva e as dificuldades de se compreender o ensino de Química, principalmente pela complexidade e constante uso de modelos teóricos apresentados apenas oralmente pelos docentes. O modelo didático tátil proposto aponta um caminho que contribui para o ensino de Química Orgânica, especificamente o conteúdo de hidrocarbonetos e com o rol de pesquisas que se dedicam a um ensino de Química mais inclusivo e produção de materiais didáticos</p> 2024-12-19T12:22:21-03:00 ##submission.copyrightStatement##