https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/issue/feed Revista Insignare Scientia - RIS 2020-07-30T23:12:46-03:00 Roque Ismael da Costa Güllich roquegullich@uffs.edu.br Open Journal Systems <p style="text-indent: 1cm; line-height: 150%;" align="justify"><span style="font-family: Times\ New\ Roman, serif;"><span style="font-size: large;">A <strong>Revista Insignare Scientia – RIS</strong> surge, como um espaço de diálogos formativos na área de Ensino de Ciências, pela via da socialização das pesquisas e de práticas pedagógicas. Em especial, um diferencial do periódico em questão consiste nas seções: relatos de experiências, propostas didáticas, resenhas e biografias, em que se busca um diálogo diferenciado, entre pesquisadores e demais professores, sobre experiências inovadoras refletidas e sobre o desenvolvimento de estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem tendo em vista a qualificação do ensino de Ciências, bem como espaço reservado a crítica de obras recentes e históricas como um processo que pode aguçar sempre a leitura crítica de obras do ensino. Quanto à seção “pesquisas no Ensino de Ciências” o objetivo consiste num efetivo diálogo referente ao estado da arte e em inovações referentes à área em questão, sempre com atenção também para a prática de sala de aula e os processos de ensinar e aprender Ciências. Acredita-se que as diferentes seções possibilitarão gêneros discursivos diferenciados ampliando o número de leitores e com isso qualificando também o compromisso assumido pela UFFS de uma educação pública de qualidade.</span></span></p> <p style="text-indent: 1cm; line-height: 150%;" align="justify"><span style="font-family: Times\ New\ Roman, serif;"><span style="font-size: large;">Pesquisar, sistematizar e comunicar saberes e fazer sobre o Ensino de Ciências é ampliar as perspectivas para um ensino de Ciências mais significativo na busca de espaços que promovam a necessária alfabetização científica e que reafirmam o posicionamento institucional frente à produção e disseminação do conhecimento.&nbsp; Com isso, referenda-se que a publicação científica, tanto nos seus aspectos quantitativos, quanto qualitativos, passou a ser uma dimensão estratégica nas políticas de desenvolvimento científico e tecnológico que os países e as instituições adotam para firmarem sua inserção na agenda nacional e internacional de pesquisa e pós-graduação, o que retrata a importância deste periódico junto ao PPGEC e ao GEPECIEM.</span></span></p> https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11022 Contribuições do espaço museal para a aprendizagem em ciências: um estudo contextualizado sobre os elementos químicos 2020-07-30T23:12:41-03:00 Emanuella Silveira Vasconcelos emanuellasvasconcelos@hotmail.com Gabriela Sehnem Heck gabriela.heck@acad.pucrs.br Luana Correia De Melo Teixeira luanacmteixeira@gmail.com Isabel Cristina Machado de Lara isabel.lara@pucrs.br Marcelo Prado Amaral-Rosa marcelo.pradorosa@gmail.com <p>Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo analisar as contribuições de um espaço museal na aprendizagem em Química, por meio de uma proposta de ensino sobre os elementos químicos, a partir do cotidiano de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Porto Alegre, RS. A proposta utilizou como recurso pedagógico um museu interativo e da Modelagem Matemática enquanto método de ensino, que se constituiu no caminho percorrido para apropriação das relações entre elementos químicos e a existência da vida na terra, por parte dos estudantes. Para evidenciar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes durante todo o processo educativo, optou-se pela realização de questionários, analisando-os à luz da Análise Textual Discursiva – ATD. Observou-se como principal resultado a apreensão de conhecimentos referente à presença dos elementos químicos nos diferentes ambientes, materiais e alimentos usados diariamente. Destaca-se, como aspecto positivo, a contribuição do espaço museal para a percepção de processos básicos da natureza que promovem a continuidade da vida terrestre, possíveis de serem visualizados, bem como para interação entre o estudante e o objeto de seu conhecimento.</p> 2020-06-04T13:24:48-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11063 Discussões acerca do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências: levantamento de produtos educacionais relacionados à Energia 2020-07-30T23:12:39-03:00 Andressa Aparecida Malinoski andressa_malinoski@live.com Awdry Feisser Miquelin awdryfei@gmail.com <p>Este trabalho apresenta os resultados da análise de produtos educacionais produzidos em cursos de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências no Brasil sobre o tema energia. Inicia-se com uma breve discussão sobre o Mestrado Profissional, em seguida, é detalhado a lógica de escolha das dissertações selecionadas. Como resultado, constatou-se que apenas 3 produções de trabalhos atenderam aos objetivos propostos. Encontramos a sequência didática como objeto em comum dos produtos educacionais e finalizamos com o entendimento de que ele é prioritário no Mestrado Profissional. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica de abordagem qualitativa.</p> 2020-06-04T13:31:42-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11018 A importância do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul 2020-07-30T23:12:37-03:00 Eliane Barcelos dos Santos elianebarcelos.ebs@gmail.com Miriele Martins miriellismartinss@gmail.com Maria Rosangela Silveira Ramos maria.ramos@iffarroupilha.edu.br Helena Neto helena.neto@iffarroupilha.edu.br Catiane Mazocco Paniz catiane.paniz@iffarroupilha.edu.br <p><strong>Resumo: </strong></p> <p>O presente estudo tem como foco central abordar o Programa Multidisciplinar de Residência Pedagógica (RP) considerando sua relevância no processo de formação inicial ao propor uma investigação sobre a percepção que dos residentes dos cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas e Química do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS), possuem a respeito da RP, para sua formação inicial. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa, utilizando-se de referenciais teóricos pertinentes ao tema proposto e um instrumento de pesquisa para coleta de dados, no intuito de identificar e compreender a importância da RP para a formação docente, bem como, a validade das experiências construídas no Programa. Os resultados convergem para experiências construtivas no e para o saber/ fazer docente, demonstrando que a RP é uma experiência concreta e válida na e para a formação de professores. Nesse sentido, o programa contribui de forma efetiva para unir teoria e prática, suprindo algumas lacunas que persistem no curso de graduação. Na pesquisa ficou evidenciado pelos residentes que os objetivos estabelecidos pelo Programa estão sendo alcançados, portanto, ofertando a formação de professores mais complexa, propondo a vivência dentro do espaço escolar, possibilitando a troca de conhecimento entre os ambientes.</p> 2020-06-04T13:35:41-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11102 O lúdico no ensino de ciências: uma revisão na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências 2020-07-30T23:12:35-03:00 Adriana Ramos Pinheiro, MSc adriana.pinheiro@ifrj.edu.br Sheila Pressentin Cardoso, Dra shepressentin@gmail.com <p>O artigo apresenta uma revisão de literatura com o objetivo de identificar como o lúdico vem sendo desenvolvido em pesquisas na área de educação em ciências, por meio da análise de artigos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências entre os anos de 2001 e 2018. Houve um levantamento e seleção das produções disponíveis no portal da revista, a partir de palavras-chave correlatas ao tema da pesquisa. A análise do material ocorreu por meio da leitura do título, palavras-chave, resumo e, quando necessário, do texto na íntegra dos trabalhos selecionados. Com base na sistematização dos dados bibliográficos e pedagógicos os trabalhos foram organizados em 4 categorias de análise: aspectos gerais, aspectos pedagógicos, modalidade do estudo e tipo de atividade lúdica. As informações obtidas revelaram um panorama das pesquisas publicadas na revista e sugerem que o lúdico é pouco explorado como objeto de estudo em pesquisas na área de educação em ciências, indicando que a temática ainda possui potencial de crescimento em atividades de ensino e pesquisa.</p> 2020-06-04T13:40:17-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11172 Fuga! Um jogo de tabuleiro desenvolvido para a revisão de conceitos de Química 2020-07-30T23:12:32-03:00 Edemar Benedetti Filho edemar@ufscar.br Alexandre Donizeti Martins Cavagis cavagis@ufscar.br Mário Henrique Alves Lima mario_henrique3@hotmail.com Luzia Pires dos Santos Benedetti luziabenedetti@yahoo.com.br <p>Este trabalho tem como objetivo apresentar uma ferramenta pedagógica lúdica para a revisão de conceitos e discussões em sala de aula. O estudo foi desenvolvido a 105 alunos do Ensino Médio. O levantamento dos dados ocorreu através de uma abordagem qualitativa para verificar as relações comportamentais dos alunos; e uma quantitativa sendo mediada por um viés interpretativo através de questionário, entrevista e registro das observações em diário de campo. A atividade demonstrou potencial para a revisão de conceitos de Química, e no desenvolvimento de suas habilidades argumentativas, para as discussões e na formatação da resposta correta diante da pergunta solicitada. Notou-se, também, que os alunos participantes melhoraram sua relação para trabalhos em grupo. Após a aplicação da atividade, certificou-se que a metodologia desenvolvida foi eficiente com relação aos objetivos propostos.</p> 2020-06-04T13:45:39-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11221 Análise das percepções docentes e discentes sobre a Sequência de Ensino Investigativa 2020-07-30T23:12:30-03:00 Rafaela Bressan Tadiello rbtadiello@gmail.com José Vicente Lima Robaina joserobaina1326@gmail.com <p>Este artigo apresenta um estudo realizado em uma escola e em uma instituição ambas privadas e localizadas no município de Santa Cruz do Sul. O público-alvo foram 16 docentes escolares e 12 acadêmicos do curso de Ciências Biológicas. Objetivou-se com este estudo traçar o perfil dos entrevistados, verificar se estes possuem conhecimento sobre a estratégia metodológica Sequência de Ensino Investigativa (SEI) e se sabem a relevância da sua utilização nos processos de ensino-aprendizagem. A pesquisa caracterizou-se como quali-quantitativa, através da aplicação de um questionário online composto por 10 questões construído no Google Forms e analisados no software Microsoft Office Excel 2017. Os resultados revelaram que 32% de professores e 100% de universitários aderiram a pesquisa. Destes 50% de professores e universitários conhecem a SEI. Devido ao pouco conhecimento identificado sobre a SEI, os dois grupos de participantes em alguns termos não conseguiram estabelecer relações entre a SEI e os elementos indicados. Contudo, julga-se imprescindível que os docentes – formados e em formação - busquem novas estratégias metodológicas que os auxiliem a potencializar a argumentação e a desenvolver habilidades e competências em seus estudantes que somente com os métodos tradicionais não são possíveis.</p> 2020-06-04T14:00:25-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11254 Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação 2020-07-30T23:12:28-03:00 Renata Godinho Soares renatasoares1807@gmail.com Verônica de Carvalho Vargas veronicadecarvalhovargas@gmail.com Vinícius Gonçalves Mariano viniciusmarianno.unipampa@gmail.com Raquel Ruppenthal rkruppenthal@gmail.com <p>Este estudo tem como objetivo analisar as perspectivas iniciais bem como analisar e descrever os desafios após a implementação do Programa de Residência Pedagógica na Universidade Federal do Pampa – Uruguaiana/RS. Foram sujeitos do estudo, 29 residentes e preceptores atuantes em dois núcleos do Programa Residência Pedagógica, bem como as duas docentes orientadoras destes. Para a coleta de dados dos residentes e preceptores, utilizou-se de um questionário disponibilizado via e-mail, e para as docentes orientadoras, organizou-se uma entrevista semiestruturada. Ambos instrumentos continham questões relacionadas as perspectivas iniciais, os desafios do programa e se este os auxiliou no processo de formação acadêmico-profissional. Para a análise do material, realizou-se Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Dentre os achados, foi possível perceber que o programa proporcionou aos participantes um elo bastante forte entre a teoria e a prática, como também possibilitou aos residentes conhecer e intervir na realidade escolar além de proporcionar aos preceptores o retorno ao meio acadêmico. Por fim, através deste, percebeu-se ao longo da análise das falas que a formação acadêmico-profissional foi uma constante, possibilitando vivências tanto no campo da escola como na universidade a qual fazem parte os núcleos investigados.</p> 2020-06-04T14:04:20-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11116 Paradigmas Presentes na Formação Inicial de Professores de Química: reflexões a partir da observação de uma atividade experimental 2020-07-30T23:12:26-03:00 Josiana Rita Bazana josiana.bazana@iffarroupilha.edu.br Mirian Marciane Barth mirian.barth@iffarroupilha.edu.br Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher sandra.nonenmacher@iffarroupilha.edu.br Taniamara Vizzotto Chaves taniamara.chaves@iffarroupilha.edu.br Marcele Homrich Ravasio marcele.ravasio@iffarroupilha.edu.br <p class="ResumoRevista" style="margin-bottom: .0001pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Este artigo é resultado de uma atividade proposta na disciplina de Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). O estudo, que tem abordagem qualitativa, foi realizado a partir da observação de uma aula de um Curso de Licenciatura em Química, realizada no laboratório de química. As análises e reflexões sobre a observação abordaram a forma como as atividades experimentais foram realizadas, indicando a importância de se discutir o enfoque pedagógico da experimentação nos cursos de formação de professores, considerando a necessidade de problematização e contextualização de tais atividades. A observação revelou a existência de uma dicotomia entre teoria e prática, tendo em vista que os experimentos realizados se apoiavam na comprovação da teoria por meio da prática. Esta dicotomia também é identificada na matriz curricular do curso, que separa as disciplinas entre teóricas e experimentais. Este estudo abordou ainda os paradigmas educacionais associados a prática educativa observada, sendo estes o paradigma tradicional e o paradigma da complexidade ou emergente. Espera-se que esta pesquisa instigue os profissionais da educação a refletirem sobre suas práticas educativas, superando a mera transmissão do conhecimento, com o intuito de formar profissionais críticos e autônomos. </span></p> 2020-06-04T14:09:39-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11075 Na Contramão dos pedagismos contemporâneos: um elogio da transmissão 2020-07-30T23:12:24-03:00 Jenerton Arlan Schütz jenerton.xitz@hotmail.com Guilherme Schwan guilhermeschwan@gmail.com <p>O texto tematiza a importância da transmissão no espaço escolar. Diante das inúmeras críticas endereçadas à escola contemporânea torna-se imprescindível fazer a sua defesa, defesa de sua especificidade, a saber, a transmissão às gerações vindouras do patrimônio’ cultural adquirido pelas gerações anteriores. Nesse sentido, o texto se situa na contramão dos pedagogismos contemporâneos, pedagogismos estes que se movem pelo que denominamos de <em>pathos </em>do novo. Outrossim, esse modo de pensar a escola e a educação das novas gerações corresponde apenas a sua funcionalidade e não àquilo que seria próprio da instituição, ou seja, que faz a escola ser escola? O brilho da escola reside na transmissão do legado histórico e culturalmente produzido pela humanidade possibilitando-se a familiarização dos novos com o mundo e a possibilidade de inseri-los neste. Se o elo da transmissão não tiver mais sentido, então significa que também não precisamos mais de escolas. Encontramos aí um dos efeitos mais notáveis dessa barbárie interior que conduz os que são responsáveis por ela a arruinar a escola de onde eles mesmos saíram. Afinal, por que é que há, ainda hoje, a necessidade de se fazer o elogio da transmissão?</p> 2020-06-04T14:14:06-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11124 Abordagem de Temas no âmbito do PIBID: impactos do trabalho a partir de uma proposta CTS 2020-07-30T23:12:22-03:00 Aline dos Santos Brasil aline1990sb@gmail.com Sandra Hunsche sandrahunsche@unipampa.edu.br <p class="ResumoRevista" style="margin-bottom: .0001pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Busca-se investigar de que forma o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pode contribuir para a construção e aplicação de uma proposta temática. Para isso, no contexto do subprojeto Física da Unipampa/Caçapava do Sul/RS, foi construída uma proposta de ensino balizada pelo enfoque Ciência Tecnologia Sociedade (CTS), sendo aplicada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública da cidade. Para a obtenção dos dados, foi conduzida uma entrevista com alguns pibidianos, além de um diário de bordo escrito pela autora. A análise dos dados foi feita por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados foram organizados por meio de três categorias: i) Interdisciplinaridade envolvida na proposta; ii) Relevância do tema escolhido; iii) Aspectos sociais da proposta. Desta forma, apontam-se dificuldades de realização do trabalho interdisciplinar, as quais foram amenizadas devido às intervenções realizadas no contexto do PIBID, e pelo referencial teórico adotado. Também é possível destacar que o tema escolhido impactou na participação dos alunos em sala de aula, assim como contribuiu para as discussões referentes aos aspectos sociais.</span></p> <p class="Default">&nbsp;</p> 2020-06-04T14:20:17-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11137 Os três momentos pedagógicos e a interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza: análise de um curso de formação continuada 2020-07-30T23:12:20-03:00 Aline - Locatelli alinelocatelli@upf.br Eva Rita Machado Ferreira Crestani evarita.ferreira@hotmail.com Cleci Teresinha Werner da Rosa cwerner@upf.br <p>O presente trabalho relata uma investigação que teve por objetivo analisar que medida uma proposta de ensino interdisciplinar, ministrada em um curso de formação continuada de professores, contribui para sua estruturação e implementação no contexto escolar. Tal proposta de ensino, assim como a do curso ministrado, foi elaborada seguindo os Três Momentos Pedagógicos (3MP) (DELIZOICOV; ANGOTTI, 1991) e aplicada a professores de Química, Física e Biologia. O curso de formação teve a duração de dezesseis horas/aula e discutiu o entendimento de um ensino interdisciplinar e estruturado nos 3MP. Além disso, oportunizou a elaboração de uma atividade interdisciplinar envolvendo o tema “calor” para as disciplinas de Física, Química e Biologia da segunda série do ensino médio. A avaliação do estudo buscou, no relato das professoras participantes, analisar a pertinência do proposto no curso, estabelecendo quatro categorias de análise: “Compreensão sobre interdisciplinaridade”, “Conhecimento sobre o uso de temas”, “O conceito de calor e o trabalho pedagógico” e “Dificuldades e potencialidades na realização de um trabalho interdisciplinar”. Os resultados apontaram que as atividades integradas podem resultar em aproximações entre os professores e, com isso, proporcionar mudança de postura e atitude não apenas nos relacionamentos interpessoais, mas também em relação ao fazer pedagógico.</p> 2020-06-04T14:25:20-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11128 As potencialidades da Literatura de Cordel para o Ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências 2020-07-30T23:12:18-03:00 Wagner José dos Santos wjs.wagner13@gmail.com Ivanderson Pereira da Silva ivanderson@gmail.com <p class="ResumoRevista" style="margin-bottom: .0001pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Este estudo investigou as potencialidades da literatura de cordel para o ensino de Física na perspectiva de professores-pesquisadores da área de Educação em Ciências, envolvidos numa experiência de pesquisa-formação. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, do tipo exploratória que teve como cenário a disciplina Temas de física na pesquisa-formação de professores. Tal experiência envolveu como sujeitos da pesquisa, além dos sujeitos desses programas, alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e professores universitários das Universidades Federais do Pampa e de Alagoas. Dentre os temas discutidos destaca-se o Cordel no ensino de Física. Como instrumento analítico foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Constatou-se que o cordel pode ser usado para potencializar o ensino, a divulgação e popularização das ciências. </span></p> <p class="Default">&nbsp;</p> 2020-06-04T14:36:01-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11335 A construção de um novo paradigma educacional e sua relação com as tecnologias de informação e comunicação 2020-07-30T23:12:46-03:00 Rosana Souza de Vargas rosanasdvargas@gmail.com Maria Cristina Pansera de Araújo pansera@unijui.edu.br <p>Atualmente, a racionalidade técnica é, ainda, a teoria do currículo reconhecida como o paradigma educacional vigente, nas esferas educativas. Contudo, as crescentes discussões acerca das tecnologias de informação e comunicação como artefatos culturais, sob o prisma da teoria histórico-cultural vigotskiniana, como ferramentas de mediação, põem em pauta a argumentação de que o paradigma educacional emergente está se constituindo. Desse modo, para além de realizar uma revisão bibliográfica sobre o conceito de paradigma e sobre o que representa esse paradigma emergente e em que termos se pauta, o objetivo deste trabalho é investigar produção atual em relação aos avanços teóricos, que envolvem a temática, no portal de periódicos da CAPES. As interlocuções teóricas foram realizadas a partir dos conceitos de paradigmas e de paradigmas educacionais. A metodologia adotada é a Análise Textual Discursiva (Moraes &amp; Galiazzi, 2013). Os trabalhos publicados tratam de discussões teóricas que apresentam as TIC como ferramentas culturais essenciais para se estabelecer uma mudança concisa de paradigma. Com isso, concluímos que é preciso investimento em formação continuada visando explorar as potencialidades pedagógicas e cognitivas possibilitadas pelas TIC, para que professores e alunos tenham uma formação integral cidadã autônoma, crítica e reflexiva.</p> 2020-06-04T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11026 Anamorfismos e o Teorema de Tales: uma proposta didática 2020-07-30T23:12:16-03:00 Jonathan de Aquino da Silva jhonnymtm@gmail.com Carmen Vieira Mathias carmen@ufm.br José Carlos Pinto Leivas leivasjc@ufn.edu.br <p class="ResumoRevista" style="margin-bottom: .0001pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">A partir do momento em que se estuda Geometria na escola e, estando ciente de que fórmulas e expressões matemáticas não têm aplicabilidade sem uma compreensão do que se está estudando, no trabalho aqui apresentado, visou-se analisar livros didáticos no intuito de verificar como é apresentado o Teorema de Tales, suas demonstrações e aplicações. Além disso, foi criada e implementada uma proposta didática baseada no estudo de anamorfismos e sua relação com o Teorema. A aplicação da proposta pôde fazer com que o Teorema de Tales pudesse ser percebido em situações surpreendentes para os alunos, e a construção dos anamorfismos fez com que o espírito criativo e o trabalho em equipe dos alunos viessem à tona, ao mesmo tempo em que foi possível dar significado ao Teorema estudado. </span></p> 2020-06-04T14:47:40-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10967 A Calculadora Hp 12c Como Facilitadora no processo de Ensino De Matemática Financeira: Uma Revisão Sistemática De Literatura 2020-07-30T23:12:13-03:00 Josiane Luiz jojo.luiz@hotmail.com Willian Aparecido de Jesus Luditk willianluditk@gmail.com Joao Coelho Neto joaocoelho@uenp.edu.br Simone Luccas simoneluccas@uenp.edu.br <p class="Default">A tecnologia digital, desde que utilizada adequadamente, pode ser vista como uma ferramenta na condução do processo de ensino. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo mapear trabalhos que abordem a calculadora HP 12c como instrumento no processo de ensinar Matemática Financeira em todos os níveis de Ensino. O encaminhamento metodológico utilizado foi o da Revisão Sistemática de Literatura, tendo como recorte de tempo os anos de 2009 a 2019, nos seguintes bancos de dados: BDTS e IBCT. Como resultado dos 1.671 trabalhos analisados, somente 14 tratavam da temática, caracterizando a utilização da calculadora HP 12c como instrumento para a abordar os conteúdos de Matemática Financeira, nos mais variados níveis de Ensino, levando a ganhos significativos quanto a Educação Financeira destes alunos.</p> <p>&nbsp;</p> 2020-06-04T14:55:03-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11156 Debate como uma estratégia na formação de professores de Química: com a palavra os licenciandos 2020-07-30T23:12:11-03:00 Vivian Calixto viviancalixto89@gmail.com <p class="ResumoRevista" style="margin-bottom: .0001pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Este texto retrata um relato de experiência didática constituído por um movimento de análise da estratégia de debate como uma possibilidade metodológica para a discussão de textos na formação inicial de professores de Química. O lócus desta atividade se centra em um componente curricular com carga horária integral de Prática como Componente Curricular, denominado de Experimentação no Ensino de Química I. De natureza qualitativa este exercício de compreensão e análise tencionou compreender os limites e potencialidades da estratégia supracitada como uma válida opção na problematização de conceitos concernentes a experimentação em sua ênfase pedagógica. Como material empírico foram selecionados os relatos avaliativos dos dezesseis licenciandos que participaram das atividades. Os mesmos foram analisados via Análise Textual Discursiva, a partir de categorias emergentes. Por meio do processo de análise foi possível compreender a potencialidade desta estratégia no movimento de perceber as incompreensões teóricas, avaliar de forma crítica os limites e potencialidades de cada nuance metodológica da experimentação e problematizar os saberes inerentes a ação docente. </span></p> <p class="Default">&nbsp;</p> 2020-06-04T15:11:45-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11228 Utilizando a Gamificação em uma intervenção pedagógica nas aulas de matemática do 7° ano 2020-07-30T23:12:08-03:00 Amanda Martins mandinhasbs@yahoo.com.br Mayara Maia mayara.maia89@gmail.com Douglas da Silva Tinti tinti@ufop.edu.br <p>O presente relato de experiência apresenta uma intervenção pedagógica realizada em sala de aula de uma escola da Estadual de xxx, com o uso da Gamificação. A proposta emergiu das discussões realizadas em uma disciplina de xxxx de um Mestrado Profissional em Educação Matemática. Apresenta-se a estratégia da Gamificação por meio de um jogo de cartas com códigos QR (<em>quick response</em>). A utilização de elementos dos games, em uma ação didática, motiva os alunos à ação e à compreensão do conteúdo de forma lúdica. Desse modo, os resultados e discussões indicam que a proposta da Gamificação pode ser enriquecedora no contexto escolar por incentivar os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa.</p> 2020-06-04T15:23:33-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11250 A relevância da observação na formação inicial docente com vistas no desenvolvimento da prática reflexiva 2020-07-30T23:12:06-03:00 Denise Santos de Souza, Msa dedessza@gmail.com Cristine Santos de Souza da Silva, Dra cristine3s@hotmail.com Everton Bedin, Dr bedin.everton@gmail.com <p class="ResumoRevista" style="margin-bottom: .0001pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman','serif';">A formação inicial docente é de suma importância para o aprimoramento da educação. É por meio da preparação profissional que os professores buscam desenvolver as habilidades fundamentais para a prática docente. Dentre as principais competências para ensinar, se destaca a prática reflexiva, a qual possibilita que o professor avalie e aprimore a sua atuação junto aos estudantes. Neste contexto, o presente estudo teve como enfoque a importância da prática da observação na formação inicial docente, a qual está inserida na disciplina de Estágio Supervisionado II e tem o intuito de possibilitar que os graduandos vivenciem a realidade escolar, assim como, reflitam acerca da docência. A partir da observação das aulas de Química de uma escola da rede pública de ensino do município de Viamão/RS, a qual ocorreu em duas turmas distintas de 3º ano do Ensino Médio, sendo uma do diurno e a outra do noturno, pode-se constatar as realidades contrastante das turmas, assim como, no perfil dos professores. Ademais, verificou-se a importância da prática reflexiva docente e a necessidade de formação específica, uma vez que, o conhecimento do conteúdo possibilita que os professores sejam capazes de trabalha de forma voltada para a cidadania. </span></p> 2020-06-04T15:28:16-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11311 Relato de uma experiência de estágio supervisionado em ciências desenvolvida a partir da perspectiva da educação para a sexualidade 2020-07-30T23:12:04-03:00 Ronan Moura Franco rmourafranco@gmail.com Julio Cesar Bresolin Marinho juliomarinho@unipampa.edu.br Fabiane Ferreira da Silva fabianeunipampa@gmail.com <p class="ResumoRevista" style="margin-bottom: .0001pt; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Este trabalho tem por objetivo relatar e refletir experiências vivenciadas no processo de desenvolvimento da componente curricular Estágio Supervisionado II do curso de Ciências da Natureza – licenciatura, da Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana/RS. Para tanto, foram planejadas, desenvolvidas e avaliadas 17 aulas em uma perspectiva da educação para a sexualidade, organizadas em uma Unidade de Aprendizagem que tinha como temática central o estudo do sistema genital na disciplina de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e registradas em diários reflexivos. O desenvolvimento do Estágio Supervisionado II na perspectiva da educação para a sexualidade possibilitou uma ampliação dos entendimentos referentes ao tema, desconstruindo discursos e práticas naturalizadas pela sociedade. Consideramos importante a inserção de temas como corpo, gênero e sexualidade nos currículos dos cursos de licenciatura, a fim de formar profissionais preparados/as para trabalhar na perspectiva da diversidade e da garantia dos direitos humanos. </span></p> 2020-06-04T15:38:31-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11076 Aprender ciências por investigação na educação pré-escolar: exploração de uma proposta didática em contexto de formação inicial de educadores 2020-07-29T23:12:15-03:00 Paulo Balça Varela pibvarela@ie.uminho.pt <p>Nos últimos anos, a literatura em educação em ciências tem demonstrado um renovado interesse na aprendizagem das ciências por investigação nos vários níveis educativos, incluindo na educação pré-escolar. Porém, a insegurança dos educadores em relação às ciências tem limitado e empobrecido as oportunidades de aprendizagem das crianças. Neste sentido, temos vindo a promover um processo de formação inicial de educadores de infância orientado para o desenvolvimento de competências científicas e didáticas inerentes à abordagem das ciências por investigação. Durante a formação, os estudantes planificam propostas didáticas e exploram-nas com as crianças nos seus respetivos contextos educativos. A partir de um desses casos, designadamente uma sequência de atividades com balões, este artigo descreve essa experiência formativa e apresenta a análise do processo de exploração das atividades promovido por estudantes, em formação, com crianças da educação pré-escolar. A análise, que incide no diário elaborado pelos estudantes, vai apresentando as aprendizagens e os processos desenvolvidos pelas crianças no ato de aprender, permitindo verificar que estas são capazes de assumir uma atitude científica de procura do saber, quando devidamente estimuladas pelo educador e envolvidas em experiências de aprendizagem interessantes e significativas.</p> 2020-06-04T15:16:59-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11255 Célula e Inclusão Escolar: Propostas Didáticas para alunos com Deficiência Visual 2020-07-30T23:12:03-03:00 Edilaine Morais de Souza edilainebiorio@yahoo.com.br Jorge Cardoso Messeder jorge.messeder@ifrj.edu.br <p>A citologia é um conteúdo dentre os mais abstratos da biologia. A referência a micrografias e fotografias é recorrente no ensino deste conteúdo. Vislumbrando o processo de inclusão de alunos deficientes visuais, este trabalho traz propostas de atividades que promovam o ensino de citologia de uma forma diferenciada, com a utilização de uma modelo celular didático artesanal e aulas dialogadas. Neste trabalho são propostas quatro atividades que envolvem o ensino de citologia direta ou indiretamente. O potencial destas atividades para promover a inclusão se fundamenta no modelo utilizado, que tem estímulo tátil/visual e nas características específicas que ele possui. Destacamos aqui a preocupação com o ensino de ciências no cenário inclusivo, especialmente nos conteúdo mais abstratos, que demandam uma combinação de recursos para que promova não só a inclusão, mas que facilite o aprendizado de todos os alunos.</p> 2020-06-04T15:49:39-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11551 Sinalizações sobre a escolarização de alunos surdos: alguns estudos e problematizações 2020-07-30T23:12:44-03:00 Silvana Matos Uhmann silvana_uhmann@id.uff.br Maria Simone Vione Schwengber simone@unijui.edu.br <p>Este texto apresenta reflexões sobre a escolarização de alunos surdos, sobretudo diante do acesso e permanência destes sujeitos nos espaços escolares brasileiros. Sob a perspectiva bibliográfica e em caráter qualitativo, foram realizadas buscas nos Periódicos da CAPES e Banco de Teses e Dissertações no ano de 2018, sendo encontrados alguns estudos que discutem a temática e que nos fazem debruçar sobre o seguinte questionamento: O que a produção acadêmica tem a dizer sobre o acesso e permanência de alunos surdos em escolas regulares? São problematizados alguns dos limites ainda existentes na inclusão de alunos surdos (valorização da audição, estratégias de correção/reabilitação da surdez, tendência à homogeneidade, entre outros), bem como realçada a importância do reconhecimento e legitimação da singularidade e diferença dos alunos surdos como possibilidade de qualificação não apenas do acesso (já garantido legalmente), mas também para a significativa permanência desses alunos nos espaços escolares.</p> 2020-06-04T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement##