https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/issue/feed Revista Insignare Scientia - RIS 2024-06-11T09:24:06-03:00 Rosangela Inês Matos Uhmann rosangela.uhmann@uffs.edu.br Open Journal Systems <p class="western" align="justify">A&nbsp;<strong>Revista Insignare Scientia - RIS</strong>&nbsp;é uma publicação do Grupo de Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul,&nbsp;<em>Campus</em>&nbsp;Cerro Largo –RS e tem como objetivo publicar produções de pesquisa originais, relatos de experiências, propostas didáticas, resenhas e biografias tendo como objetos de discussão o Ensino de Ciências, suas interfaces e seus desdobramentos. A área do ensino de Ciências e suas Interfaces compreende:&nbsp; a educação como ciência, o ensino como área de produção científica e suas subáreas, tais como: Educação Ambiental,&nbsp; Educação em Saúde, Ensino de Astronomia, Educação matemática, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Geociências e o Ensino de Química, bem como desdobramentos e interfaces com temáticas da área como: Epistemologia, História e Filosofia da Ciência, Currículo, Metodologias do Ensino, Linguagem, Educação Inclusiva, Avaliação, Tecnologias da Informação e Comunicação, Conceitos Científicos, Diferenças, Gênero, entre outros.&nbsp; Os artigos devem enfocar área, subáreas ou temáticas que tenham forte ligação com o escopo da revista e apresentem contribuições para o Ensino em Ciências claramente explicitadas. Qualquer manuscrito que se relacione a alguma das subáreas supracitadas (mas não à área de ensino das mesmas), assim como a aspectos gerais de educação ou a outras áreas (sem relacionamento ou implicação clara para a área de Ensino em Ciências) não será encaminhado para avaliação.&nbsp;<strong>Sua publicação será quadrimestral (janeiro-abril; maio-agosto e setembro-dezembro),</strong>&nbsp;voltada para a pesquisa, experiências, propostas didáticas e resenhas na área de ensino de Ciências e suas Interfaces.&nbsp;</p> https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13858 A teoria dos perfis conceituais em Química: mapeamento em pesquisas no contexto da química 2024-06-10T11:27:32-03:00 Vanessa Ramos Alves vanessa.ramos@afogados.ifpe.edu.br José Dilson Beserra Cavalcanti dilson.cavalcanti@ufpe.br Flávia Cristiane Vieira da Silva flavia.vsilva@ufrpe.br <p class="ResumoRevista" style="margin-bottom: 0cm; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">A teoria dos perfis conceituais modela a heterogeneidade do pensamento sobre um determinado conceito, permitindo a acomodação dos diferentes modos de pensar e formas de falar em zonas específicas. Busca-se entender como a teoria dos perfis conceituais tem sido utilizada no contexto da química, esboçando um panorama geral por meio do mapeamento horizontal e um estado mais analítico por meio de um mapeamento vertical. Os conceitos de calor e substância têm sido os mais utilizados na proposição de sequências didáticas para o ensino de química. Também é notável que a utilização de perfis já propostos em atividades de ensino supera a proposição de novos perfis. Adicionalmente, a teoria tem sido pouco utilizada para analisar os modos de pensar e formas de falar dos docentes em química. </span></p> 2024-06-05T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13481 Do saber intergeracional ao saber científico: ensino de química orgânica a partir da temática chá no ensino médio 2024-06-10T11:54:12-03:00 Jacqueline Pereira Gomes jacquelinepereiragomes1993@gmail.com Anne Fabelly Ramalho Cezário annefabelly1828@gmail.com Geraldo Damião de Medeiros geraldo.cefe@gmail.com Francisco Ferreira Dantas Filho dantasquimica@yahoo.com.br <p>Essa pesquisa teve como objetivo elaborar e aplicar uma Sequência Didática (SD), visando oportunizar o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo <em>Funções Orgânicas</em> vinculado a temática chás com uma turma de estudantes matriculados na 3ª Série do Ensino Médio. Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pela pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. A SD foi executada no mês de março do ano de 2023 no município de Soledade-PB. O público alvo para esse estudo foi uma idosa e uma turma da 3ª Série do Ensino Médio composta por 27 estudantes. Ambos residentes na cidade de Soledade-PB. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação de um questionário, o qual era composto por 2 questões abertas, relacionada a SD aplicada. Para análise dos questionários, foi feita a interpretação das respostas fornecidas ao instrumento de coleta de dados, bem como, de transcrições fieis das falas que foram colocadas pelos participantes da pesquisa. Utilizou-se também de Figuras para sistematizar os resultados obtidos. Diante das experiências vivenciadas com a elaboração dessa pesquisa, observamos que as contribuições foram inúmeras, primeiramente, por oportunizar o trabalho com metodologias de ensino que envolvem os estudantes no processo de ensino-aprendizagem.</p> 2024-06-05T21:31:10-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13801 Tendências de pesquisa sobre Experimentação na Educação em Ciências: um estudo exploratório 2024-06-10T12:01:12-03:00 Eduarda da Silva Lopes eduardalopes.bio@gmail.com Dioni Paulo Pastorio dionipastorio@hotmail.com Maurivan Güntzel Ramos mgramos@pucrs.br <p>A presente pesquisa pretende identificar as principais tendências que cercam a temática Experimentação. Para tanto optou-se por um estudo do tipo exploratório, perpassando uma revisão bibliográfica feita na Plataforma Lattes a respeito das lideranças da área de Ciências da Natureza que tem como foco em suas pesquisas a Experimentação atrelada a outros temas. Para as análises, seguimos a Análise Textual Discursiva (ATD) e assim encontramos quatro categorias que se delineiam ao longo da escrita. Durante as análises, chegamos a resultados que apontam tendências significativas ao longo do tempo (2018-2022), estas caminham junto ao contexto da Experimentação, na tentativa de ampliar as possibilidades do trabalho experimental, rumo a novos desafios para cursos de formação de professores e pesquisadores da área de Educação em Ciências.</p> 2024-06-05T21:32:51-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13863 A residência pedagógica durante o ensino remoto: o olhar dos preceptores de biologia 2024-06-10T13:04:45-03:00 Nathálya Andrade da Silva nathalyasilva27@gmail.com Vera Lucia Bobrowski vera.bobrowski@ufpel.edu.br Robledo de Lima Gil robledogil@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">As atividades do Programa Residência Pedagógica (PRP) subprojeto Biologia (2020-2021) foram realizados de forma online nas três escolas-campo participantes do subprojeto, e assim como nas outras escolas da rede estadual do RS, as atividades ocorreram por meio da plataforma oficial de ensino - o Google Sala de Aula. Este estudo objetivou compreender a avaliação dos preceptores do núcleo de Biologia acerca do ensino remoto em suas escolas-campo e as contribuições do PRP. Esta investigação teve cunho qualitativo e a análise de dados ocorreu a partir das respostas a um questionário produzido no Google Forms. No decorrer do trabalho, foi discutida a pandemia do coronavírus e as desigualdades educacionais emergentes do ensino remoto, assim como a transição desse modelo de ensino para o ensino híbrido e suas relações com as ações do PRP.</span></p> 2024-06-05T21:38:09-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13644 Percepção da comunidade escolar sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na área de ciências e biologia: um estudo de caso 2024-06-10T13:20:08-03:00 Jocimara Lopes Cesar jocimaralopes12@gmail.com Phillipe Mota Machado phillipe.machado@ufes.br <p class="Default" style="text-align: justify;">O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado com o principal objetivo de fomentar a iniciação docente de estudantes de licenciatura, preparando-os para a atuação profissional. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção da comunidade escolar sobre as ações desenvolvidas pelo PIBID nas áreas de Ciências e Biologia. Os dados foram coletados através de questionários aplicados a professores supervisores, pedagogos e alunos da educação básica em escolas localizadas no sul do Espírito Santo. Os resultados indicaram a relevância das ações do programa no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, o que foi evidenciado pelos três públicos entrevistados. Além de contribuir para a aprendizagem, as ações do PIBID são importantes para a formação continuada dos professores supervisores, promovendo a articulação entre a educação básica e a universidade. Mudanças nas práticas dos professores a partir da participação no PIBID foram observadas pela equipe pedagógica. Em síntese, as ações do PIBID nas escolas estudadas corroboram com os objetivos do programa, contribuindo para o desenvolvimento da formação continuada dos professores e para a aprendizagem&nbsp;dos&nbsp;alunos.</p> 2024-06-05T21:39:47-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13768 Sequência de ensino investigativa sobre educação nutricional e uso integral dos alimentos: contribuições para a alfabetização científica 2024-06-10T13:41:55-03:00 Maria Braulina Baiense de Souza Corrêa braulinabaie@hotmail.com Débora de Aguiar Lage deboralage.uerj@gmail.com <p>O aproveitamento integral dos alimentos deve ser considerado no enfrentamento à fome, no combate ao desperdício e na redução de resíduos. Apesar de o consumo de partes não convencionais de vegetais não ser um costume na culinária brasileira, é papel da escola abordar novos conceitos sobre alimentação saudável e sustentável. Este estudo teve como intuito promover a construção de conhecimentos sobre educação nutricional e uso integral dos alimentos a partir de uma sequência de ensino investigativa. Como método, foi realizada uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, com atividades capazes de estimular a investigação, a criticidade, a produção textual e a argumentação, possibilitando o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem. Os resultados mostraram grande envolvimento dos estudantes, especialmente na resolução de situações-problemas e na produção de <em>podcasts</em>. Nesse contexto, ressaltamos a importância de atividades investigativas em sala de aula, visando ao desenvolvimento de habilidades que contribuam para a alfabetização científica dos estudantes.</p> 2024-06-05T21:41:22-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13846 A "cola" como instrumento de ‘Segurança e Autoconfiança’ no processo avaliativo da disciplina de Fisiologia Humana 2024-06-10T13:50:05-03:00 Luciano Luz Gonzaga lucianogonzaga541@gmail.com Andrea Velloso da Silveira Praça andrea.velloso@unigranrio.edu.br <p>A prática de “colar” nas avaliações parece estar associada a uma estratégia do estudante em evitar o baixo rendimento nas avaliações quantofrênicas e o medo do fracasso. Diante do fato, compreende-se que o conteúdo expresso na cola talvez seja o que o estudante tenha menos segurança. Assim, este trabalho tem como intento investigar a utilização da cola, por estudantes de Enfermagem, na avaliação de Fisiologia Humana, como possível instrumento de suporte emocional, assim como identificar os conteúdos que apresentaram maiores dificuldades de apreensão e, dessa forma, repensar a prática pedagógica. Trata-se de pesquisa básica, de abordagem quali-quantitativa, do tipo exploratória. A metodologia utilizada para a análise dos relatos de experiência foi a Técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontaram discursos ancorados na Ideia Central ‘Segurança e Autoconfiança’ e dificuldades de aprendizagem em conteúdos específicos dos sistemas digestório, respiratório e renal. Desconstruir o estereótipo aversivo em relação ao uso de anotações (“cola”) no momento da prova, pode ressignificá-la como um instrumento de suporte emocional e, principalmente, de identificação dos conteúdos que os estudantes apresentam maior dificuldade de apreensão, indicando um bom caminho para repensar a prática pedagógica.</p> 2024-06-05T21:42:53-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14027 Necessidades formativas para o ensino de Ciências na Educação do Campo: um estudo a partir de seminários internacionais 2024-06-10T13:55:32-03:00 Sara Jane Lima da Silva sarahlima05134.sl@gmail.com Suzana Gomes Lopes sglopes@ufpi.edu.br Alexandre Leite dos Santos Silva alexandreleite@ufpi.edu.br <p class="Default" style="text-align: justify; tab-stops: 254.5pt;">As necessidades formativas podem ser definidas como saberes percebidos ou não pelos professores, que são demandados no processo de ensino. A sua identificação pode contribuir para reflexões e discussões sobre os processos de formação inicial e continuada de professores, bem como para a formulação de políticas educativas. O objetivo deste trabalho é compreender as necessidades formativas dos professores de Ciências para o ensino dentro da realidade camponesa. Para isso, foi realizada a Revisão Sistemática de Literatura dos trabalhos publicados nas edições do Seminário Internacional e Fórum de Educação do Campo, por este ser um evento de projeção nacional e internacional com foco nas discussões sobre a Educação do Campo. A análise seguiu as etapas da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontaram necessidades formativas, destacando-se a de saber contextualizar o ensino e a adoção de metodologias alternativas.</p> 2024-06-05T21:44:49-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14236 Aprendizaje basado en proyectos en el Jardín “Farmacia Viva” del Instituto Tecnológico Superior de Xalapa, México 2024-06-10T14:13:23-03:00 Yadeneyro de la Cruz Elizondo ydelacruz@uv.mx Rosa María Arias Mota rosa.arias@inecol.mx María Salomé Alejandre Apolinar salome.aa@xalapa.tecnm.mx Hugo Amores Pérez hugo.ap@xalapa.tecnm.mx <p>En este artículo se presenta el desarrollo de la estratégica didáctica Aprendizaje Basado en Proyectos para motivar la adquisición y aplicación del conocimiento de estudiantes de nivel superior del Instituto Tecnológico Superior de Xalapa (ITSX), con apoyo de la Facultad de Biología de la Universidad Veracruzana y el INECOL, A.C. Esta propuesta tuvo como objetivo desarrollar habilidades del saber y el quehacer científico en estudiantes de nivel superior del ITSX a partir de la elaboración de productos de plantas medicinales. El trabajo fue estructurado bajo el enfoque del ABP durante agosto 2021 a julio 2022. La investigación se llevó a cabo en tres etapas: documentación, indagación, propagación de las plantas, experimentación y presentación de resultados. Mediante este trabajo los estudiantes desarrollaron residencias profesionales en Ingeniería Bioquímica, Ingeniería en Sistemas Computacionales, Ingeniería Mecatrónica. A través de la evaluación de sus reportes finales de residencias, así como una indagación anecdótica se evidenció que los estudiantes desarrollaron habilidades científicas y aplicaron conocimiento teórico para el desarrollo de la parte experimental, fortalecieron el análisis crítico al relacionar la teoría con la práctica, además de desarrollar valores como la responsabilidad, compromiso y respeto entre sus compañeros.</p> 2024-06-05T21:46:38-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13973 O pensamento algébrico de estudantes do 5º do ensino fundamental: uma análise a partir das camadas de generalidade de Luis Radford 2024-06-10T14:32:02-03:00 Jéssica Goulart da Silva jessicagoulartdasilva@gmail.com Ricardo Fajardo rfaj@ufsm.br <p>Nesta produção visa-se apresentar alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as aprendizagens algébricas evidenciadas em episódios de trabalho conjunto com estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental, a partir de camadas de generalidade do pensamento algébrico da Teoria da Objetivação. Assim, analisou-se em episódios de trabalho conjunto as aprendizagens algébricas, seguindo os movimentos recursivos da Análise Textual Discursiva. Elencou-se como unidades de análise: episódios de trabalho conjunto e aprendizagem algébrica. Diante disso, como resultados, identificou-se que indícios de aprendizagem algébrica em sua camada factual e camada contextual de compreensão. Cabe destacar que a regularidade das sequências é mais facilmente objetivada pelos estudantes, no entanto, em alguns episódios foi possível identificar a relação covariacional das sequências. Portanto, haja vista que é possível identificar indícios de aprendizagem algébrica, sugere-se que pesquisas futuras versem sobre as possibilidades de intervenções dos professores nesse trabalho conjunto de modo favorecer o encontro com formas de saber algébrico.</p> 2024-06-05T21:48:03-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13360 Um Estudo de Caso envolvendo um projeto tematizado no Planeta Terra nos anos iniciais do Ensino Fundamental 2024-06-10T14:44:20-03:00 Wagner Marcelo Pommer wagner.pommer@unifesp.br Clarice Peres Carvalho Retroz Pommer clazort@gmail.com <p>Este artigo objetivou analisar as ações docentes frente a um projeto educativo desenvolvido simultaneamente com o planejamento da disciplina de Ciências em uma sala do 5º ano do Ensino Fundamental. Tardif (2002) e Fiorentini (2005) destacam a necessária valorização do repertório docente e Gauthier (1998) aponta a gestão da matéria e a gestão da classe como fundamentos para as ações docentes. O referencial metodológico foi o estudo de caso, viabilizado por meio da técnica de entrevista semiestruturada e do mapeamento cognitivo. Das ações docentes afloraram quatro categorias: a gestão de sala de aula, a mobilização de recursos didáticos, a formação docente em Ciências e o desenvolvimento do projeto. Observamos que estes fatores foram centrais para situar as ações docentes em uma perspectiva educativa que favoreceu o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental.</p> 2024-06-05T21:49:46-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13668 Contribuições ao ensino de ciências na cibercultura a partir da tecnodiversidade e da territorialidade 2024-06-10T14:58:25-03:00 Maiara Lenine Bakalarczyk Corrêa mai-bcorrea@hotmail.com Cintia Inês Boll cintiaboll@gmail.com <p>Os estudos e as discussões em torno do ensino de Ciências e da própria educação como um todo indicam a importância da contextualização dos conhecimentos e a busca por meios para tornar esses conhecimentos significativos para o tempo presente constituído por uma cultura digital. Nesse sentido, o presente artigo busca desenvolver conceitos de outras áreas, incluindo a instalação (Arte), a territorialidade (Geografia), a tecnodiversidade (Filosofia e Tecnologia) e a duração (Metafísica), articulando-os com os processos de construção e de comunicação de aprendizagens em Ciências, propondo que reconhecer e valorizar esses elementos nas produções estudantis contribui para uma formação integral dos estudantes. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza básica, apoiada centralmente nas ideias dos autores Henri Bergson, Yuk Hui, André Lemos e Sylviane Leprun. Desse modo, entende-se que a medida em que se assumem processos autorais em enunciações estéticas como meios de instalação do estudante no espaço escolar é possível favorecer uma dialogicidade que transcende e entrecruza territorialidades, bem como, fortalecer o desenvolvimento de habilidades que contribuem para a formação integral desses estudantes imersos em um contexto de cultura digital.</p> 2024-06-05T21:51:14-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14015 Objeto de Aprendizagem Multimídia aplicado a dispositivos móveis: uma proposta para o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos 2024-06-10T15:14:24-03:00 Geraldo Magella Barbosa de Oliveira professormagella@gmail.com Michele Hidemi Ueno Guimaraes micheleueno@ufop.edu.br Marinez Meneghello Passos marinezmp@sercomtel.com.br Luciana Hoffert Castro Cruz luhoffert@ufop.edu.br <p>Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa, cujos objetivos foram: i) investigar se o uso do Objeto de Aprendizagem Multimídia (OAM) impresso poderia influenciar na motivação do aluno que o utiliza, e se esta motivação seria suficiente para que o aluno lesse, antecipadamente, o conteúdo a ser trabalhado em sala; ii) avaliar se seria possível utilizar Dispositivos Móveis (DM) como recurso didático em sala de aula e fora dela, e quais seriam as possíveis implicações deste uso para o processo de ensino e de aprendizagem de Física. Aliado a pesquisas no campo da Aprendizagem Móvel (<em>Mobile Learning</em>), o OAM foi elaborado à luz de estudos na área da Teoria da Carga Cognitiva e da Teoria da Aprendizagem Multimídia. Tal OAM foi aplicado para o Ensino de Ciências (Física) a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi referenciada segundo a Teoria da Difusão da Inovação. Por meio dela verificamos um aumento na motivação dos alunos, na utilização do OAM, a ponto de gerar um estímulo no estudo antecipado do conteúdo trabalhado em sala de aula, além do incremento significativo alcançado nas concepções newtonianas.</p> 2024-06-05T21:52:41-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13678 Elementos da relação com o saber experimental na visão de docentes de Ciências da Natureza 2024-06-10T15:30:05-03:00 Patricia Suziel Lima da Rocha Milagres patriciaslrmilagres@gmail.com Bruno dos Santos Simões brunosimoes@ufgd.edu.br <p>Neste artigo discutimos, à luz da teoria da relação com o saber, sobre a relação de docentes de Ciências da Natureza da Educação Básica para com as práticas experimentais. Para tanto, realizamos uma entrevista semiestruturada que teve como objetivo discutir quais relações com o saber sobre as atividades experimentais foram construídas por docentes de escolas públicas em um município no interior de Mato Grosso do Sul. A análise mostra que os(as) docentes investigados apresentam uma visão distorcida sobre o papel das atividades experimentais no Ensino de Ciências, aspecto possivelmente causado pelas frágeis relações com os saberes científicos na dimensão epistêmica. Além disso, destaca-se a relevância dos elementos da dimensão social, construídos na relação com o outro e com o mundo por meio de vivências durante o curso de formação inicial, o que possibilitou maior contato com as práticas experimentais. Dessa forma, a análise indica a necessidade de um trabalho mais significativo na formação inicial de docentes, com uma (re)significação das atividades experimentais dentro dos currículos dos cursos de formação de professores.</p> 2024-06-05T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13495 Tecnologia digital como suporte pedagógico no ensino de biologia aos alunos surdos 2024-06-10T15:33:44-03:00 Soyane de Sant'Anna Pedretti soyane_pedretti@yahoo.com.br Tharcila de Abreu Almeida tharcila78@gmail.com Luciane Medeiros de Souza Conrado lconrado@unicarioca.edu.br Ana Paula Legey de Siqueira asiqueira@unicarioca.edu.br <p>O presente artigo apresenta um material didático que possa auxiliar professores de biologia a elaborarem aulas mais participativas para os alunos surdos, a fim de proporcionar uma aprendizagem atrativa e significativa. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória com professores de Biologia e, em seguida, foi realizada uma pesquisa documental, na qual buscou-se selecionar na plataforma <em>Google </em>canais do <em>Youtube</em>, jogos e aplicativos que pudessem contribuir para as práticas docentes. Os materiais selecionados foram reunidos em um <em>e-book, </em>junto à uma proposta de Sequência Didática (SD), sendo posteriormente&nbsp;avaliado por professores de biologia. O estudo possibilitou a percepção de que os docentes carecem de materiais que possam auxiliar a aprendizagem dos alunos surdos, assim como a importância das tecnologias digitais visuais para esse processo, sendo o <em>e-book</em> elaborado considerado potencialmente capaz de contribuir para as práticas pedagógicas inclusivas.</p> 2024-06-05T21:56:14-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13948 Estudo de elementos meteorológicos no Ensino de Ciências: elo entre Residência Pedagógica e estágio supervisionado obrigatório 2024-06-10T15:50:38-03:00 Lavínia Rodrigues Chagas laviniachagas.aluno@unipampa.edu.br Matheus Souza Bortolotto matheusbortolotto.aluno@unipampa.edu.br Janaína Viário Carneiro janainacarneiro@unipampa.edu.br Franciele Braz de Oliveira Coelho francielecoelho@unipampa.edu.br <p>Este trabalho descreve a execução de uma proposta de ensino sobre o tema “Clima e Tempo” elaborado com a perspectiva de relacionar teoria e prática dos conceitos envolvidos para confecção de instrumentos meteorológicos (anemômetro e pluviômetro). Nas atividades propostas, a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos constituiu a organização das tarefas, promovendo a participação ativa dos estudantes. O desenvolvimento da proposta se deu em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, através do Programa de Residência Pedagógica (PRP) - núcleo Interdisciplinar de Ciências vinculado ao curso de Ciências da Natureza Licenciatura da Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito. A formação docente inicial em Ciências da Natureza prevê o exercício da docência nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, sob uma perspectiva interdisciplinar articulada à Educação Básica, com a promoção da pesquisa e reflexão entre teoria e prática nas diferentes áreas do conhecimento científico. O PRP tem o objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da Educação Básica nos cursos de licenciatura, assim, promovendo possibilidades de colaboração entre a Universidade, escolas e licenciandos(as). A execução desta proposta promoveu o desenvolvimento do ensino alinhado à BNCC através de um conjunto de atividades para a compreensão de conceitos relacionados ao tempo e clima.</p> 2024-06-05T21:58:52-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13330 O Pensamento de Andrew Feenberg sobre a Filosofia da Tecnologia para o enfretamento da problemática da neutralidade tecnológica na Educação em Ciências 2024-06-10T17:15:48-03:00 Geilson Rodrigues da Silva geilsonrodrigues367@gmail.com Marcelo Carbone Carneiro marcelo.carbone@unesp.br <p>Nesta pesquisa visamos responder a seguinte pergunta: Quais as contribuições do Pensamento de Andrew Feenberg acerca da Filosofia da Tecnologia para discutir o problema da neutralidade tecnológica na Educação em Ciências? Para responder essa pergunta utilizamos especificamente a democratização da Tecnologia que visa a articulação de uma nova esfera pública de vida social, no qual temos o diálogo entre especialistas e leigos. Essa é uma possibilidade para o enfrentamento da neutralidade tecnológica que contribui para a legitimação da dominação. Assim, Feenberg defende a democratização da Tecnologia para permitir que as pessoas de toda a sociedade possam participar e que tenham voz no processo de produção de conhecimentos tecnológicos. Isso irá permitir uma forma de construção de conhecimentos tecnológicos que realmente possibilitem que a Educação em Ciências seja transformadora perante as desigualdades perpetuadas na sociedade atual.</p> 2024-06-05T22:00:17-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13331 Percepções de estudantes do ensino médio sobre as serpentes: é possível desmistificar? 2024-06-10T17:19:50-03:00 Lucas Santana do Nascimento lukas_santana@hotmail.com Ubiraci Reis Carmo Junior junior.ufrb@hotmail.com Jacqueline Ramos Machado Braga jacquebraga@ufrb.edu.br Arielson dos Santos Protázio neu_ptz@hotmail.com <p>A relação dos seres humanos com as serpentes é algo cada vez mais frequente. Tal interação resulta em conhecimentos populares transmitidos ao longo das gerações, construtores de mitos e crendices que são traduzidos em sentimentos de medo e repulsa sobre estes répteis. Assim, a utilização de estratégias que destaquem a importância ecológica e ambiental das serpentes são importantes na busca da desmistificação necessária à conservação. Nosso estudo buscou verificar a percepção de estudantes do Ensino Médio da rede pública sobre o tema “serpentes”, utilizando diferentes intervenções pedagógicas. Foram utilizados: grupo focal; aula expositiva dialogada e prática demonstrativa com animais fixados, aplicação de questionário e oficina de produção de modelos e textos. O grupo focal revelou aspectos controversos sobre a biologia destes animais e primeiros-socorros, além de relatos de aversão e crendices. As aulas auxiliaram na promoção da empatia e durante a oficina observamos equívocos na representação de estruturas morfológicas, entretanto, verificamos na produção textual uma mudança de concepção sobre crenças de senso comum. Diante do exposto, sugerimos que na abordagem de temas envoltos em mitos e crendices, sejam adotadas diferentes estratégias didáticas, para a promoção da aprendizagem, buscando a empatia sobre a importância que cada grupo animal exerce na natureza<strong>.</strong></p> 2024-06-05T22:01:43-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13462 Potencial didático e científico dos fósseis da Bacia de Taubaté depositados no Centro Universitário Teresa D’Ávila (UNIFATEA) 2024-06-10T17:25:51-03:00 Ricardo Mendonça mendonca.r@live.com Ramon Quintino dos Santos ramonquintinos@gmail.com Caroline Maciel Oliveira carolinemacciel@outlook.com <p>A Bacia de Taubaté representa um depósito fossilífero de 23 milhões de anos localizado no Vale do Paraíba, SP. Esse trabalho visou triar e inventariar a coleção paleontológica do UNIFATEA, que é utilizado como material didático em aulas, eventos de extensão universitária e pesquisa científica. Os materiais foram coletados nos anos de 2013, 2015, 2016 e 2019, na Extrativa Fazenda Santa Fé, durante visitas técnicas realizadas pelos discentes do UNIFATEA. Na primeira etapa, os materiais foram triados por ano de coleta, sendo descartados sedimentos afossilíferos. Cada peça fossilífera recebeu um número de tombo. Na segunda etapa foi realizada a identificação dos materiais fósseis. O acervo contém 305 exemplares que incluem fósseis de peixes (38%; n=117), plantas (35%; n=108), coprólitos (8%; n=25), icnofósseis (3%; n=9) entre outras peças não identificadas (16%; n=50). Essa coleção didática/científica representa um dos principais acervos dessa Formação no Vale do Paraíba e permitirá o desenvolvimento de novos trabalhos nessa área.</p> 2024-06-07T16:40:47-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13918 Vivências na Iniciação a Docência: olhares de ex-pibidianos e ex-residentes de Ciências da Natureza 2024-06-10T17:36:28-03:00 Eduarda Severo Rodrigues eduardasevero32@gmail.com Renata Godinho Soares renatasoares1807@gmail.com Raquel Ruppenthal raquelruppenthal@unipampa.edu.br <p>O objetivo deste estudo foi avaliar como as vivências da iniciação à docência contribuem para a formação acadêmico-profissional de licenciandos em Ciências da Natureza. Especificamente, descrever como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa de Residência Pedagógica colaboram para a formação inicial de professores. Os sujeitos deste estudo foram 11 ex-pibidianos e ex-residentes aos quais 9 destes participaram de ambos os programas e os outros 2 restantes apenas do PIBID, que responderam a um questionário online, o qual objetivou identificar o perfil e o impacto dos programas nas suas formações. Quanto aos resultados, as expectativas dos licenciandos versaram em obter experiências pedagógicas centradas no ambiente escolar, bem como a possibilidade de relacionar teoria e prática. A maioria dos licenciandos evidenciou a pandemia como um grande empecilho na experiência enquanto residente ou pibidiano, visto a limitação de contato com os alunos e dificuldades no uso de tecnologias. Por fim, percebeu-se a necessidade de maior relação entre a universidade e comunidade, além da importância de mais de um professor orientador na administração das atividades de ambos os programas.</p> 2024-06-07T16:45:54-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14010 Um levantamento de Experimentos para integrar Ciência dos Materiais ao ensino de Física 2024-06-10T17:51:23-03:00 Gilson Yuri Silva Moura yuri.moura@discente.ufcat.edu.br Petrus Henrique Ribeiro dos Anjos petrus@ufcat.edu.br <p>Este artigo explora experimentos relacionados à Ciência dos Materiais e suas aplicações no ensino de Física. O objetivo é fornecer aos professores meios de ilustrar conceitos fundamentais, como propriedades elétricas e magnéticas, estrutura cristalina, deformação plástica e fratura, e propriedades ópticas, entre outros, oferecendo opções para integrar a Ciência dos Materiais no currículo. A inclusão desses experimentos no ensino de Física pode melhorar a compreensão dos conceitos abstratos pelos alunos e promover o desenvolvimento de habilidades práticas usando metodologias ativas, como a Sequência de Ensino por Investigação (SEI) ou Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), por exemplo. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, realizada por meio de busca em repositórios, como Google Scholar. Foram selecionados 10 experimentos que variaram de atividades simples de laboratório a projetos mais complexos, envolvendo a construção de dispositivos eletrônicos ou instrumentos de medição. Concluímos que a utilização desses experimentos pode ser um recurso didático valioso para aprimorar o ensino de Física, incentivando uma abordagem mais prática, contextualizada e interdisciplinar.</p> 2024-06-07T16:48:26-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14201 Paulo Freire e Educação Estético-Ambiental: o ensino de Química a partir do trabalho no tambo de leite 2024-06-10T18:04:37-03:00 André de Azambuja Maraschin andremaraschin@hotmail.com Renata Hernandez Lindemann renatalindemann@unipampa.edu.br <p>O presente artigo apresenta uma intervenção de ensino de Química na educação básica, elaborada a partir de adaptações da Investigação Temática e conceitos de Educação Estético-Ambiental. Objetivou-se problematizar e dialogar sobre a importância da temática leite e seu beneficiamento com estudantes do terceiro ano do ensino médio, considerando seus saberes adquiridos culturalmente e suas percepções sobre o contexto local. A metodologia adotada configurou-se como exploratória, de análise qualitativa. Adotou-se uma concepção construtivista na intervenção de ensino, assumindo o caráter dialógico e problematizador. A proposta indicou potencialidades da temática Leite para serem trabalhadas no ensino de Química de nível médio, possibilitando maior autonomia e participação dos sujeitos no processo formativo.</p> 2024-06-07T16:49:59-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14275 Astronomia na Educação Básica e a legislação vigente: um olhar a partir do uso do blog Divulga Astronomia 2024-06-10T18:09:02-03:00 Mairon Melo Machado mairon.machado@iffarroupilha.edu.br Sandra Maders sandramaders@unipampa.edu.br Brenda Matoso Abreu Miranda brendamatoso@live.com <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: 'Times New Roman', serif;"><span style="font-size: medium;">O presente artigo se caracteriza como uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e tem como objetivo principal apresentar um estudo de dois anos sobre como o ensino de Astronomia é ofertado na educação básica do município de São Borja, Rio Grande do Sul. Obrigatória nos documentos oficiais da educação brasileira, a Astronomia ainda é um tópico a ser descoberto pelos alunos da educação básica do Brasil, bem como<span style="text-decoration: line-through;">,</span> a inserção do debate nos cursos de formação inicial de professores-licenciaturas. A pesquisa se desenvolveu através de um questionário aplicado a treze professores do município da rede básica de ensino. Verificou-se que a temática “Astronomia” é praticamente inexiste nas escolas, principalmente, pela precária formação inicial dos professores de Ciências no que se refere aos tópicos relacionados ao assunto. Após a coleta de dados, os autores/pesquisadores decidiram optar pela construção de uma ferramenta pedagógica: o blog Divulga Astronomia. Ele tem como propósito ensinar Astronomia em sala de aula, subsidiando assim os professores da rede da educação básica a repensarem suas práticas docentes relacionadas ao ensino da Astronomia em sala de aula. Após a apresentação do blog nas escolas, verificou-se que esta ferramenta se constituiu como dinâmica e colaborativa ao auxiliar os professores a cumprirem as exigências mínimas contidas nos documentos legais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do sistema educacional.</span></span></span></p> 2024-06-07T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13627 (In) visibilidades do desmatamento na Amazônia: um exercício de apreensão dos fatos e dos atos em contextos de ensino 2024-06-10T18:15:44-03:00 Ivone dos Santos Siqueira ivone.siqueiraifpa@gmail.com Elinete Oliveira Raposo elineterr@gmail.com Nadia Magalhães da Silva Freitas nadiamsf@yahoo.com.br <p>Os impactos ambientais causados pelas atividades econômicas têm o desmatamento como uma das principais causas da devastação da Amazônia. Neste artigo tratamos do desenvolvimento da estratégia didática <em>Iceb</em><em>erg</em> para a discussão do desmatamento na/da Amazônia. A pesquisa-formação, de natureza qualitativa foi realizada com estudantes de licenciatura. Os esquemas do <em>Iceberg</em> relativos ao desmatamento e as manifestações dos estudantes referentes a estes esquemas, foram analisados pelo método da análise de conteúdo, mais precisamente a técnica da análise de enunciação. Os resultados evidenciam (in)visibilidades sobre o desmatamento que a feitura do <em>Iceb</em><em>erg </em>lançou luz. Os estudantes ao exporem suas produções coletivas indicam que apreenderam as múltiplas causas e consequências relativas ao desmatamento. A prática educativa em questão, baseada na comunicação e no diálogo, mostrou-se importante na formação de professores de ciências, por promover uma visão integrada do cenário amazônico, especificamente o desmatamento na/da Amazônia.</p> 2024-06-07T11:32:58-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13774 Dificuldades vivenciadas no estudo da Genética e associação do conhecimento com o cotidiano 2024-06-10T18:43:39-03:00 Mateus Lavor Araújo renata.matos@uece.br Renata Fernandes de Matos renatafmatos@hotmail.com <p class="Default" style="text-align: justify;">A Genética é a ciência que estuda os genes, a hereditariedade e a variação das características, a fim de compreender a transmissão da herança ao longo das gerações, sendo de fundamental importância o seu conhecimento. A presente pesquisa tem por objetivo investigar as dificuldades vivenciadas no estudo da Genética por alunos de Ciências Biológicas e compreender a associação dessa área com o cotidiano. Foi desenvolvida uma pesquisa do tipo quali-quantitativa com 40 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará / Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu. Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário e, com base nesses, elaborados gráficos, tabela, e nuvens de palavras. Pelos resultados fica claro o quanto o estudo da Genética é permeado por desafios e dificuldades, o que pode comprometer o aprendizado dos alunos, bem como, a associação de seus conhecimentos com o cotidiano. Dessa forma, é de fundamental importância o desenvolvimento de estratégias que fortaleçam o ensino, favorecendo a compreensão dos temas trabalhados e melhorando o desempenho dos alunos durante o curso e em sua atuação profissional.</p> 2024-06-07T11:34:36-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13795 Smartphones no Ensino de Física: elementos para escolha de aplicativos para atividades experimentais 2024-06-10T18:49:45-03:00 Fernando Cesar Ferreira fernandoferreira@ufgd.edu.br Adailton José Alves da Cruz adailtoncruz@ufgd.edu.br <p class="ResumoRevista" style="margin-bottom: 0cm; text-indent: 0cm;"><span style="font-size: 12.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif;">Atividades experimentais são, reconhecidamente, elementos importantes para a aprendizagem da Física, tanto na educação básica quanto no ensino superior. No entanto, as escolas de educação básica, em geral, não possuem estrutura física, na forma de equipamentos e espaços adequados, para a execução de experimentos e demonstrações. Uma alternativa para contornar esse obstáculo é o uso de aplicativos para smartphones que registrem e permitam analisar dados tanto de experiências simuladas quanto reais. Visando a oferta razoável de aplicativos disponíveis, o objetivo deste trabalho é promover a discussão teórica a respeito de alguns elementos a serem considerados na escolha dos mesmos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por oferecer uma visão abrangente do tema. A busca por artigos foi feita no Google Acadêmico, usando palavras-chave específicas e abrangendo o período de 2009 a 2021. Dezesseis artigos foram selecionados e analisados criticamente, resultando nos seguintes temas: referencial teórico, gamificação, usabilidade e trabalho colaborativo. Esperamos que estes temas auxiliem os professores a selecionar aplicativos para tornar as atividades experimentais mais significativas.</span></p> 2024-06-07T11:37:38-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14294 Análise comparativa do conteúdo Ácidos Carboxílicos nos livros didáticos de Química e de Ciências da Natureza adotados no Instituto Federal do Paraná — campus Palmas 2024-06-10T18:52:38-03:00 Aline Valquiria da Silva Maciel alinedasilva2808@gmail.com Sandra Inês Adams Angnes Gomes sandra.angnes@ifpr.edu.br João Paulo Stadler joao.stadler@ifpr.edu.br <p>Este estudo apresenta uma análise comparativa do conteúdo de ácidos carboxílicos e temáticas, por meio da análise de conteúdo categorial de Bardin, entre os dois livros didáticos de Química selecionado pelos cursos Técnicos Integrados de Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná — campus Palmas. O objetivo foi evidenciar comparar as duas obras em relação aos conceitos de ácidos carboxílicos e suas possibilidades de contextualização temática. Durante a análise, observaram-se diferenças entre os conceitos abordados e a sua distribuição em relação aos volumes que compõem cada coleção. Destaca-se que os dois livros didáticos contemplam temáticas semelhantes em relação ao meio ambiente, saúde, alimentação e indústria química. Entretanto, são apresentadas por meio de exemplos, principalmente relacionados à motivação, sem explorar a potencialidade da contextualização em discutir a resolução de problemas atuais.</p> 2024-06-07T11:40:49-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13785 Oficina das pilhas: uma proposta de metodologia ativa para o ensino de eletroquímica 2024-06-11T08:25:40-03:00 Mateus Lima Coutinho mateuslimacoutinho502@gmail.com Matheus dos Santos Rocha matheusrocha.cba1234@gmail.com Paulo Henrique Brito Figueiredo pauloaj50@gmail.com <p>O ensino de química no ensino médio vem se tornando cada vez mais desafiador. Por conseguinte, o desenvolvimento de metodologias ativas de ensino mostra-se uma alternativa facilitadora e eficaz na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. Em função disso, o presente relato de experiência descreve a aplicação de momentos de aprendizagem no formato de oficina a qual foi intitulada de “Oficina das pilhas” a fim de implementar uma abordagem diferente das aulas tradicionais para o ensino de eletroquímica. A oficina consistiu no desenvolvimento e aplicação de dois experimentos de eletroquímica valendo-se de materiais e reagentes de baixo custo aos quais foram utilizados na construção de duas pilhas: a pilha de limão e a pilha de forma de gelo. Fundamentando-se nas observações e nos resultados obtidos a partir atividades avaliativas, percebeu-se um efeito satisfatório no que se refere ao aprendizado dos principais conceitos trabalhados referentes ao conteúdo de eletroquímica. Tal fator, foi evidenciado pelo alto rendimento qualitativo observado durante o processo e elevado percentual obtido pelos discentes na média da avaliação aplicada.</p> 2024-06-07T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13600 Divulgação Científica no âmbito do Ensino de Ciências: práticas de estágio supervisionado 2024-06-11T08:29:40-03:00 Eduarda Boing Pinheiro eduardaboingpinheiro@gmail.com Igor Vinícius de França igorviniciusdefranca@gmail.com Fernanda Luiza de Faria fernandafaria@ufsj.edu.br <p>Paira sobre o estágio supervisionado a expectativa de colocar em prática muitos dos conhecimentos adquiridos durante a graduação e de entender como tais conhecimentos reverberam na prática. No contexto dos cursos de licenciatura, o estágio costuma ser um dos primeiros momentos de troca ativa entre licenciando(a)s e escolas. Assim, este trabalho apresenta um relato sobre a criação de um site e de um canal no <em>YouTube</em> tendo em vista a divulgação científica dentro e fora do Instituto Federal de Santa Catarina, escola-campo da disciplina de Estágio III de licenciando(a)s em Química da UFSC - Campus Blumenau em 2020, no contexto de pandemia. A concretização de ferramentas de divulgação científica mobilizou muitos estudos e aprendizados, sobretudo com as pesquisas para a contextualização de conceitos químicos e com o aprimoramento das linguagens para que estivessem acessíveis ao público, as quais permanecem disponíveis online e podem ainda ser aproveitadas em contextos educativos presenciais ou em programas de Ensino à Distância.</p> 2024-06-07T11:49:35-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13834 O uso do Jogo Qi-Memo como estratégia para a aprendizagem da Tabela Periódica 2024-06-11T08:36:51-03:00 Bruno Porto brunnoporto@gmail.com Dainer Marçal Dias dainerdias@gmail.com Vanessa Battestin vanessa@ifes.edu.br <p>A tabela periódica desempenha um papel fundamental no conhecimento das características individuais e coletivas dos elementos químicos, sendo essencial para a compreensão de conceitos avançados na disciplina de química no ensino médio. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo digital destinado ao ensino dos conceitos da tabela periódica, direcionado a cinquenta alunos do ensino médio. A metodologia empregada incluiu a utilização de um questionário diagnóstico e avaliações pré e pós-jogo para mensurar a motivação e o progresso da aprendizagem. Os resultados obtidos indicaram uma melhora significativa, tanto na motivação, quanto no desempenho dos estudantes.</p> 2024-06-07T11:53:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13869 Perspectivas e práticas sobre a inclusão de alunos com autismo no ensino de Física 2024-06-11T08:51:36-03:00 Julia Medeiros jumedeiros180501@gmail.com Karine Raquiel Halmenschlager karine.h@ufsc.br <p>A escola é um importante espaço para o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas dos alunos com autismo. Nesse contexto, este trabalho verificou as perspectivas e práticas em relação ao ensino de Física de estagiários que acompanham alunos autistas, objetivando a discussão sobre a inclusão no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia adotada está ancorada em uma pesquisa bibliográfica que dá suporte ao estudo descritivo com abordagem qualitativa. O instrumento de investigação utilizado foi um questionário semiestruturado, aplicado a dois estagiários, estudantes de licenciatura que acompanham alunos autistas no ensino regular, desenvolvido com foco nas aulas de Física. A análise interpretativa dos dados coletados evidenciou a necessidade de cursos de capacitação docente, da adaptação de conteúdo e utilização de diferentes estratégias pedagógicas para que a socialização do conhecimento alcance todos os alunos durante a aula.</p> 2024-06-07T11:55:26-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13832 Transposição didática de método de tratamento de água com carvão ativado para separação de estradiol 2024-06-11T08:58:11-03:00 Rhuan Gabriel Cesario Farias gabrielrhuan74@gmail.com Patrícia Rosinke patirosinke@yahoo.com.br <p class="Default" style="text-align: justify; text-justify: inter-ideograph;"><span style="color: windowtext;">Esta produção refere-se a uma proposta para ensino de Química, viabilizado por meio de uma sequência didática (SD), que envolve o Carbo activatus como método de adsorção, proporcionado remoção de disruptores endócrinos - os hormônios femininos 17β-estradiol e 17α- etinilestradiol, presentes em águas residuárias. A detecção de disruptores endócrinos tem se tornado cada vez mais evidente em pesquisas relacionadas à água, aumentando o interesse em conhecer os efeitos destas substâncias em organismos vivos e a modos de realizar o tratamento destes no meio. Os estudos atuais relacionados aos disruptores mostram a presença destes em meio aquoso, e já cogitam a possibilidade, mesmo que em pequenas quantidades, de interferir tanto na saúde da fauna aquática quanto na humana. Os dados para construção da proposta de sequência didática foram estabelecidos em pesquisa realizada no ano de 2017, culminando na proposta elaborada em 2023 e apresentada neste artigo. Sendo assim, considera-se o processo de transposição didática a possibilidade do saber científico ser problematizado em saber ensinado, tomando-se por base métodos e técnicas de pesquisa e dados técnicos analíticos. </span></p> 2024-06-07T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13879 A Química Têxtil e o Estudo de Caso: construindo recursos didáticos 2024-06-11T09:05:54-03:00 Wendhy Carolina Vicente wendhycarolinavicente@gmail.com Fernanda Luiza de Faria fernanda.faria@ufsc.br Patrícia Bulegon Brondani p.b.brondani@ufsc.br Catia Rosana Lange de Aguiar catia.lange@ufsc.br <p>Neste estudo são apresentadas abordagens temáticas na área de Química Têxtil a partir de Estudo de Caso com o objetivo de ampliar a visão dos estudantes a respeito da importância da Química na sociedade. Foram produzidos três casos investigativos acompanhados dos guias de resolução para auxiliar o docente na implementação do recurso didático em aulas de Química na Educação Básica e adaptado para o Ensino Superior. Os casos versam sobre a composição dos tecidos utilizados em camisas esportivas e roupas íntimas, discutindo a sua natureza química a partir de conteúdos como ligações químicas, funções orgânicas e polaridade. O material foi desenvolvido em uma plataforma interativa para que os estudantes e o docente possam acessá-los digitalmente. Como possibilidades futuras considera-se que novos trabalhos possam ser publicados com os resultados das aplicações dos casos por professores da educação básica, bem como a validação de docentes frente ao material didático elaborado.</p> 2024-06-07T12:21:50-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14023 Da história à alimentação: proposta de uma sequência didática para o ensino das plantas alimentícias 2024-06-11T09:14:49-03:00 Flávia Martho Landinho flaviamartho@gmail.com Marcia Helena Alvim marcia.alvim@ufabc.edu.br Fernanda Franzolin fernanda.franzolin@ufabc.edu.br <p>Devido à dinamicidade do mundo, a alimentação natural tem sido substituída por uma alimentação monótona e industrializada. Assuntos de alimentação e saúde estão presentes nos currículos escolares e, consequentemente, nas salas de aula. Neste contexto, apresentamos uma sequência didática para abordar a temática de plantas alimentícias pautada em uma perspectiva socioecológica da saúde, na história das Ciências e na pedagogia decolonial. A sequência didática foi construída a partir de trechos do manuscrito da <em>História das plantas alimentares e de gozo do Brasil </em>escrito pelo farmacêutico e naturalista Theodoro Peckolt na época do Brasil Imperial. Os detalhes de cada aula da sequência didática proposta para estudantes do Ensino Médio foram descritos, e para elaboração dessa consideramos as dimensões da abordagem histórica no ensino de Ciências que seriam: a epistemológica, a sociocultural e a da práxis. Espera-se que essa sequência didática possa fomentar a valorização de diversos saberes e o reconhecimento de alimentos nativos do Brasil.&nbsp;</p> 2024-06-07T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13639 Da membrana plasmática à inclusão: Uma estratégia didática desenvolvida para o ensino acessível de Física e Biofísica 2024-06-11T09:24:06-03:00 Brenda Almeida Lima brenda.almeidalima@outlook.com Ingrid Borges Rocha ingridrochamaraba@gmail.com Aline Correa de Carvalho aline.correa@unifesspa.edu.br Letícia Dias Lima Jedlicka leticia.jedlicka@gmail.com <p>O ensino de física e biofísica apresenta desafios no que diz respeito ao envolvimento dos alunos e à compreensão de conceitos abstratos. No contexto da educação especial e inclusiva, a prática docente vai além dos métodos tradicionais, exigindo empatia e uma verdadeira inclusão dos alunos na sala de aula. Este artigo apresenta uma proposta didática desenvolvida por estudantes do curso de Ciências Biológicas, durante a disciplina de Biofísica, demonstrando a viabilidade de incluir alunos com deficiência visual em atividades práticas que abordam conteúdos de física. Essa abordagem utiliza materiais de baixo custo e fácil acesso, permitindo que os alunos construam seu conhecimento de forma efetiva. A avaliação dos alunos foi positiva frente a metodologia apresentada.<strong><br></strong></p> 2024-06-07T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement##