A formação de professores

analisando uma experiência formativa

Autores

  • Aline de Souza Janerine Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Ana Luiza de Quadros Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2018v1i1.7655

Palavras-chave:

formação de professores, Química, Processo Reflexivo

Resumo

A centralidade das discussões em torno da formação de professores nos levou a repensar essa formação. Envolvemos um conjunto de professores em formação em um projeto de imersão na docência, estruturado em três fases: elaboração, desenvolvimento e avaliação conjunta de uma sequência de aulas. Nosso objetivo foi de analisar possíveis aprendizagens sobre a docência, que pudessem refletir na prática de cada um quando eles assumissem o papel de professor na sala de aula. Para isso, as aulas foram gravadas em vídeo e analisadas tanto individual quanto coletivamente. Ao final do trabalho identificamos entendimentos sobre o papel do professor na construção de significados em sala de aula, além de outros entendimentos que mostram contribuições dessa experiência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

18-06-2018

Como Citar

DE SOUZA JANERINE, Aline; DE QUADROS, Ana Luiza. A formação de professores: analisando uma experiência formativa. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.36661/2595-4520.2018v1i1.7655. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7655. Acesso em: 5 dez. 2025.