A formação de professores

analisando uma experiência formativa

  • Aline de Souza Janerine Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Ana Luiza de Quadros Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: formação de professores, Química, Processo Reflexivo

Resumo

A centralidade das discussões em torno da formação de professores nos levou a repensar essa formação. Envolvemos um conjunto de professores em formação em um projeto de imersão na docência, estruturado em três fases: elaboração, desenvolvimento e avaliação conjunta de uma sequência de aulas. Nosso objetivo foi de analisar possíveis aprendizagens sobre a docência, que pudessem refletir na prática de cada um quando eles assumissem o papel de professor na sala de aula. Para isso, as aulas foram gravadas em vídeo e analisadas tanto individual quanto coletivamente. Ao final do trabalho identificamos entendimentos sobre o papel do professor na construção de significados em sala de aula, além de outros entendimentos que mostram contribuições dessa experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
18-06-2018
Como Citar
DE SOUZA JANERINE, A.; DE QUADROS, A. L. A formação de professores. Revista Insignare Scientia, v. 1, n. 1, 18 jun. 2018.