Celebrando o Dia das Crianças com astronomia: popularização da ciência em um planetário
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.15163Palavras-chave:
extensão universitária, planetário, popularização da ciênciaResumo
Este trabalho tem como objetivo descrever e apresentar os resultados de uma ação extensionista de popularização da ciência, desenvolvida especialmente para crianças, tendo a astronomia como tema central e o planetário como espaço de educação não formal. O evento “Astronomia Divertida” foi realizado em comemoração ao Dia das Crianças e contou com quatro sessões de cúpula, planejadas especificamente para o público infantil. Participaram do evento 105 pessoas, das quais 51 eram crianças. Ao final da atividade, as crianças responderam a perguntas sobre o que mais gostaram e o que aprenderam durante a sessão, além de serem convidadas a realizar um desenho representando seus aprendizados. Os resultados são discutidos com base nas falas e produções das crianças, destacando o potencial do planetário como ferramenta de popularização da ciência e estímulo à curiosidade e ao interesse por temas astronômicos entre o público infantil.
Downloads
Referências
ALHO, Kaleb R.; ALBUQUERQUE, Legila T.; RIBEIRO, Paula. Astronomia na escola: Um projeto de extensão em uma escola do interior do Amazonas. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 12, n. 2, p. 269-285, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2021v12i2.11845. Acesso em 10 jul. 25.
ALMEIDA, Gabrielle de Oliveira et al. O Planetário como ambiente não formal para o ensino sobre o sistema solar. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 23, p. 67-86, 2017.
ANDRADE, Alexandra Nascimento; GONÇALVES, Carolina Brandão. Criança e astronomia: desenhos sobre o céu no olhar infantil. Via Litterae: Revista de Linguística e Teoria Literária, v. 11, n. 2, p. 126-142, 2019. Disponível em: ttps://doi.org/10.5281/zenodo.4280864. Acesso em 10 jul. 25.
BARTELMEBS, Roberta Chiesa; MORAES, Roque. Teoria e prática do ensino de astronomia nos anos iniciais: mediação das aprendizagens por meio de perguntas. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 1, n. 1., p. 98-112, 2011.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2018.
BRITO, Alan Alves; MASSONI, Neusa Teresinha. Astronomia, ludicidade, enculturação científica: um projeto de extensão voltado a crianças e jovens com indicadores de altas habilidades. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 111-132, 2019.
CARVALHO, Adriene; ALCANTARA, Marlon C. Desenhos na construção de sentidos no Ensino de Astronomia em Espaços não formais de aprendizagem. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 1549-1554, 2017.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.
COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete et al. Visitas de crianças ao planetário itinerante da UFTM: a divulgação científica em foco. ACTIO: Docência em Ciências, v. 6, n. 2, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3895/actio.v6n2.14175. Acesso em 10 jul. 25.
CURVAL, Ana; PEIXOTO, Ana. Olhar para o céu: a criança e a astronomia. Revista Interacções, v. 11, n. 39, p. 653-666, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.25755/int.8766. Acesso em 10 jul. 25.
GHIRARDELLO, Dante; LANGHI, Rodolfo. Ensino de Astronomia na Educação Infantil: breves considerações teóricas sobre sua prática e pesquisa. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 6, 2018, Londrina, PR. Atas... Rio de Janeiro: SAB, 2018.
GOMES, Erasmo José; MORAIS, Gustavo S. Extensão universitária: caracterização da oferta de cursos de extensão pela Universidade de São Paulo (2004-2020). Em Extensão, v. 20, n. 2, p. 56-77, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/download/63633/33197 . Acesso em 10 jul. 25.
HANNUST, Triin; KIKAS, Eve. Children's knowledge of astronomy and its change in the course of learning. Early Childhood Research Quarterly, v. 22, n. 1, p. 89-104, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2006.11.001. Acesso em 10 jul. 25.
JAMES, Renée C. What has astronomy done for you lately. Astronomy, 5, p. 30–35, 2012.
KALLERY, Maria. Astronomical concepts and events awareness for young children. International Journal of Science Education, v. 33, n. 3, p. 341-369, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09500690903469082 . Acesso em 10 jul. 25.
PORTO, Franco de Salles; ZIMMERMANN, Erika; HARTMANN, Ângela Maria. Exposições museológicas para aprendizagem de Física em espaços formais de educação: um estudo de caso. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, n. 1, p. 26-62, 2010.
ROCHA, Leliane Aparecida Castro. Projetos Interdisciplinares de Extensão Universitária: ações transformadoras. 2007. 84 f. Dissertação (Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação). Universidade Braz Cubas, Mogi das Cruzes, São Paulo, 2007.
SÍVERES, Luís. A extensão como um princípio de aprendizagem. Revista Diálogos, v. 10, p. 8-17, 2010.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alessandro Damásio Trani Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.














