A gestão da sala de aula na formação inicial: uma revisão de literatura

Palavras-chave: Formação inicial de professores, Gestão da sala de aula

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa de mestrado profissional em andamento cuja temática versa sobre a gestão da sala de aula na formação inicial de professores. A gestão da sala de aula compreende um conjunto de ações tomadas pelo professor para viabilizar o ensino e a aprendizagem dos alunos. Entretanto, a literatura mostra que este é um tema pouco abordado na formação inicial, o que contribui para que os professores, sobretudo aqueles em início de carreira, tenham dificuldades na prática pedagógica. Diante dessa problemática, e com o intuito de conhecermos publicações recentes sobre o tema, realizamos uma revisão de literatura segundo a metodologia DataCon. Como resultados, observamos temas variados relacionados à gestão da sala de aula, como indisciplina, dificuldades no planejamento pedagógico, dentre outras. Também foi possível identificamos os autores frequentemente usados como base teórica nessas pesquisas. Entendemos que a revisão de literatura é crucial para que o pesquisador faça escolhas mais assertivas e fundamentadas no desenvolvimento de seu estudo, e a gestão da sala de aula deve ser um tema discutido amplamente e com ações de intervenção na formação inicial, relacionando a teoria à prática e subsidiando os alunos em seu futuro trabalho docente de forma mais segura.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-09-2024
Como Citar
SOUZA, A.; ANIC, C. A gestão da sala de aula na formação inicial: uma revisão de literatura. Revista Insignare Scientia, v. 7, n. 3, p. 86 a 102, 22 set. 2024.