A gestão da sala de aula na formação inicial: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n3.14635

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Gestão da sala de aula

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa de mestrado profissional em andamento cuja temática versa sobre a gestão da sala de aula na formação inicial de professores. A gestão da sala de aula compreende um conjunto de ações tomadas pelo professor para viabilizar o ensino e a aprendizagem dos alunos. Entretanto, a literatura mostra que este é um tema pouco abordado na formação inicial, o que contribui para que os professores, sobretudo aqueles em início de carreira, tenham dificuldades na prática pedagógica. Diante dessa problemática, e com o intuito de conhecermos publicações recentes sobre o tema, realizamos uma revisão de literatura segundo a metodologia DataCon. Como resultados, observamos temas variados relacionados à gestão da sala de aula, como indisciplina, dificuldades no planejamento pedagógico, dentre outras. Também foi possível identificamos os autores frequentemente usados como base teórica nessas pesquisas. Entendemos que a revisão de literatura é crucial para que o pesquisador faça escolhas mais assertivas e fundamentadas no desenvolvimento de seu estudo, e a gestão da sala de aula deve ser um tema discutido amplamente e com ações de intervenção na formação inicial, relacionando a teoria à prática e subsidiando os alunos em seu futuro trabalho docente de forma mais segura.

Downloads

Downloads

Publicado

22-09-2024

Como Citar

SOUZA, Ariadene Santos; ANIC, Cinara Calvi. A gestão da sala de aula na formação inicial: uma revisão de literatura. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 3, p. 86 a 102, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n3.14635. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14635. Acesso em: 1 abr. 2025.