Análise de uma prática pedagógica para o ensino de Zoologia no Ensino Médio: construindo uma coleção entomológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n3.14623

Palavras-chave:

caixas entomológicas, ensino de biologia, práticas pedagógicas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar e analisar uma prática pedagógica para o ensino de zoologia valendo-se da elaboração de uma coleção entomológica em uma turma do Ensino Médio. A prática foi desenvolvida em uma escola estadual do Norte do Paraná, Brasil; e dividida em dois momentos: apresentação e discussão do grupo Arthropoda, dentro da sala de aula; coleta de animais no jardim do colégio e montagem de caixas entomológicas. Após a prática, os estudantes responderam a um questionário aberto, cujas respostas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo Temática. Os resultados revelaram que a prática teve impactos significativos para os estudantes, aumentando a motivação, interesse e curiosidade. No entanto, alguns estudantes expressaram sentimentos negativos, como medo e desconforto em relação aos insetos. A análise das respostas indicou a importância de abordagens pedagógicas sensíveis às emoções e reações individuais dos alunos.      

Downloads

Downloads

Publicado

22-09-2024

Como Citar

ROSA, Marllon Moreti de Souza; FERREIRA, Wellington Donizet. Análise de uma prática pedagógica para o ensino de Zoologia no Ensino Médio: construindo uma coleção entomológica. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 3, p. 290 a 304, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n3.14623. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14623. Acesso em: 1 abr. 2025.