Ensino de Biologia em Cursos Pré-Vestibulares Comunitários: uma revisão bibliográfica
Resumo
Os cursos pré-vestibulares comunitários, sociais e populares são iniciativas que visam proporcionar oportunidades para pessoas de diversas origens sociais para o ingresso no ensino superior. Esse artigo trata do ensino de Biologia em cursos pré-vestibulares comunitários no estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de identificar temáticas e materiais didáticos utilizados por docentes destes cursos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, analisando produções acadêmicas entre 2012 e 2023, publicadas nas Atas do ENPEC, Anais do ENEBIO e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. No levantamento foram localizados 12 trabalhos, dos quais foram selecionados sete, que relacionam o ensino de Biologia a temáticas e materiais didáticos. A análise dessas publicações apontou que os professores de Biologia desses cursos utilizavam uma variedade de materiais didáticos, incluindo apostilas, livros didáticos, mapas, vídeos, slides, coleções, modelos didáticos e artigos sobre experimentos em laboratório. Quanto às temáticas abordadas, estas estavam relacionadas aos conhecimentos exigidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos últimos anos e ao cotidiano dos alunos. A utilização de diferentes materiais didáticos buscava tornar o ensino de Biologia mais atrativo para os estudantes, ao mesmo tempo em que os preparava para os exames vestibulares.
Downloads
Copyright (c) 2024 Luana Servo Benevides Messina, Maria Cristina Ferreira dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.