O processo metacognitivo na utilização da tecnologia educacional pós-pandemia da Covid-19

Palavras-chave: tecnologias, tecnologias educacionais, metacognição

Resumo

Diante dos desafios apresentados pela aprendizagem de Cálculo, no Ensino Superior, este artigo investiga e analisa os processos metacognitivos envolvidos na escolha de estratégias de aprendizagem e utilização das tecnologias educacionais por dez estudantes de Cálculo I, do curso de Engenharia de Controle e Automação de um Instituto Federal do Paraná. Para isso apresentamos os conceitos sobre tecnologias educacionais e metacognição, necessários para a análise dos dados, que foram coletados por meio de questionário/formulário on-line, e analisados utilizando a Análise Textual Discursiva, buscando as percepções, acerca do processo de aprendizagem em Cálculo destes estudantes, desta análise emergiram as categorias: tecnologias educacionais, resolução de exercícios, estudando, não aprendeu, revisando, explicação do professor e anotações. Com essa investigação foi possível evidenciar a presença de processos metacognitivos na percepção e na escolha da estratégia de aprendizagem, em especial ao complementar as explicações do professor realizadas em sala de aula, por explicações em ambientes digitais externos à instituição de ensino, estratégia amplamente utilizadas no período da pandemia, que foram mantidas pelos estudantes, o que deduzimos ser um comportamento de um aprendiz metacognitivo incitados pelos novos modelos de aquisição de informação.

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Publicado
22-09-2024
Como Citar
SFEIR, C. R.; CORRÊA, N. N. G.; CORRÊA, H. E. DA R. O processo metacognitivo na utilização da tecnologia educacional pós-pandemia da Covid-19. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 3, p. 199 a 218, 22 set. 2024.