O processo metacognitivo na utilização da tecnologia educacional pós-pandemia da Covid-19
Resumo
Diante dos desafios apresentados pela aprendizagem de Cálculo, no Ensino Superior, este artigo investiga e analisa os processos metacognitivos envolvidos na escolha de estratégias de aprendizagem e utilização das tecnologias educacionais por dez estudantes de Cálculo I, do curso de Engenharia de Controle e Automação de um Instituto Federal do Paraná. Para isso apresentamos os conceitos sobre tecnologias educacionais e metacognição, necessários para a análise dos dados, que foram coletados por meio de questionário/formulário on-line, e analisados utilizando a Análise Textual Discursiva, buscando as percepções, acerca do processo de aprendizagem em Cálculo destes estudantes, desta análise emergiram as categorias: tecnologias educacionais, resolução de exercícios, estudando, não aprendeu, revisando, explicação do professor e anotações. Com essa investigação foi possível evidenciar a presença de processos metacognitivos na percepção e na escolha da estratégia de aprendizagem, em especial ao complementar as explicações do professor realizadas em sala de aula, por explicações em ambientes digitais externos à instituição de ensino, estratégia amplamente utilizadas no período da pandemia, que foram mantidas pelos estudantes, o que deduzimos ser um comportamento de um aprendiz metacognitivo incitados pelos novos modelos de aquisição de informação.
Downloads
Copyright (c) 2024 Christopher Ramos Sfeir, Nancy Nazareth Gatzke Corrêa, Hugo Emmanuel da Rosa Corrêa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.