Sequência de Ensino Investigativa sobre Metais Pesados: uma proposta com vistas à promoção da Alfabetização Científica no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n4.14487

Palavras-chave:

Ensino por investigação, Alfabetização Científica, Metais pesados

Resumo

As discussões em torno das possibilidades de mudanças nas estratégias/abordagens metodológicas do ensino de química, com vistas a superação de um ensino simplista de memorização para uma prática pedagógica orientada à alfabetização científica, é uma crescente nos ambientes acadêmicos. É nessa perspectiva que este trabalho tem como objetivo contribuir com esta discussão ao propor uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre o conteúdo de metais pesados para o ensino médio. Portanto, apresentamos, inicialmente, o referencial teórico que sustenta a proposta, abordando os principais pontos do ensino por investigação e da alfabetização científica, seguido pelo processo metodológico de elaboração da SEI e, finalmente, as atividades sugeridas e como estas podem ser desenvolvidas em sala de aula. Esperamos, dessa forma, que os alunos consigam demonstrar habilidades quanto a elaboração e teste de hipóteses, justificativas e previsões de acontecimentos futuros com base em conhecimentos que se tem e possam ainda trabalhar com dados obtidos ao longo da investigação de modo a organizá-los e comunicá-los, isto é, apresentem traços que indiquem desenvolvimento de alfabetização científica.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Viera Vilaça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

    Mestra em Ensino - Posensino (2023). Licenciada em Química pelo IFRN Campus Pau dos Ferros (2021). Tem experiência na área de Ensino de Química e Ensino de Física atuando como professora na rede privada de ensino e cursinhos pré-ENEM/vestibulares do município de Pau dos Ferros/RN.

  • Luciana Medeiros Bertini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

    Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2004). Mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Doutora em Química pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é professora do quadro efetivo de Professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Apodi, do Programa de Pós graduação em Ensino - POSENSINO (UERN/UFERSA/IFRN) a nível de mestrado acadêmico e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (RENOEN) a nível de Doutorado no Polo IFRN.

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Publicado

19-12-2024

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

Sequência de Ensino Investigativa sobre Metais Pesados: uma proposta com vistas à promoção da Alfabetização Científica no Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 373–388, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n4.14487. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14487. Acesso em: 1 mar. 2025.