Sequência de Ensino Investigativa sobre Metais Pesados: uma proposta com vistas à promoção da Alfabetização Científica no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n4.14487Palavras-chave:
Ensino por investigação, Alfabetização Científica, Metais pesadosResumo
As discussões em torno das possibilidades de mudanças nas estratégias/abordagens metodológicas do ensino de química, com vistas a superação de um ensino simplista de memorização para uma prática pedagógica orientada à alfabetização científica, é uma crescente nos ambientes acadêmicos. É nessa perspectiva que este trabalho tem como objetivo contribuir com esta discussão ao propor uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre o conteúdo de metais pesados para o ensino médio. Portanto, apresentamos, inicialmente, o referencial teórico que sustenta a proposta, abordando os principais pontos do ensino por investigação e da alfabetização científica, seguido pelo processo metodológico de elaboração da SEI e, finalmente, as atividades sugeridas e como estas podem ser desenvolvidas em sala de aula. Esperamos, dessa forma, que os alunos consigam demonstrar habilidades quanto a elaboração e teste de hipóteses, justificativas e previsões de acontecimentos futuros com base em conhecimentos que se tem e possam ainda trabalhar com dados obtidos ao longo da investigação de modo a organizá-los e comunicá-los, isto é, apresentem traços que indiquem desenvolvimento de alfabetização científica.
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