Questões sociocientíficas e Ensino de Química: análise das dissertações e teses defendidas entre 2013 e 2023 no cenário brasileiro

Palavras-chave: Ensino de Química, Questões Sociocientíficas, Pesquisas acadêmicas

Resumo

As questões sociocientíficas (QSC) são abordagens que podem ser utilizadas no Ensino de Química, contribuindo para empoderamento na tomada de decisões e a atuação cidadã dos alunos. Mediante esse fato, o que as pesquisas na área contemplam sobre essa abordagem? O trabalho tem como objetivo analisar como as QSC são contempladas nas pesquisas brasileiras em dissertações e teses defendidas no período de 2013 a 2023 disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os caminhos metodológicos seguiram os seguintes critérios para análise: nível de ensino, tipos de QSC e foco temático dos trabalhos selecionados. Os resultados apontam que questões ambientais foram as mais exploradas nas investigações e que formação de professores foi o foco predominante. As QSC no Ensino de Química no cenário brasileiro carecem de mais investigações e aplicabilidade nas aulas na educação básica para que possa ser uma estratégia de fato com a finalidade de promover a cidadania na formação estudantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
19-12-2024
Como Citar
OLIVEIRA, I.; REIS, P. Questões sociocientíficas e Ensino de Química: análise das dissertações e teses defendidas entre 2013 e 2023 no cenário brasileiro. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 4, p. 160-180, 19 dez. 2024.