Projeto Física do meio ambiente: “Energia” – Um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14377

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Física, Meio Ambiente, Projeto de Ensino, Ensino Fundamental II

Resumo

E

Este relato de experiência foi desenvolvido a partir da aplicação de um projeto de ensino intitulado - Física do meio ambiente: “Energia”. Constituído de três módulos: Módulo 1 - Meio ambiente, sustentabilidade, poluição, energias (renováveis e não renováveis) e suas respectivas usinas; Módulo 2 - Circuitos elétricos simples; Módulo 3 - Energia mecânica: Cinética, potencial gravitacional e potencial elástica, sistema conservativo de energia. Foi aplicado na Escola Municipal Professor Raimundo Guerra, localizada no município de Caicó/RN, em um Clube de Ciências composto por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Desenvolve-se a interação dinâmica, prática social e intelectual a partir do pensamento autorreflexivo perante o campo científico. Os alunos foram participativos nas discussões, desafios propostos, produções escritas e na atividade prática experimental, principalmente quando os diálogos foram levados para o cotidiano dos alunos. Alguns apresentam dificuldades na parte específica da energia mecânica e sua conservação no sistema. Também, na transcrição oral da linguagem científica, pois muitos ficaram somente na ideia de senso comum. Em suma, é crucial que atividades como essa, sejam inseridas cada vez mais na Educação Básica, em que os alunos possam ser protagonistas da construção do seu próprio conhecimento científico.

Downloads

Biografia do Autor

  • Álison Pereira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Doutorando em Física com linha de pesquisa em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas com Área de Concentração em Física da Matéria Condensada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Física pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Ensino de Física pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Graduação em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Possuo formação técnica em Agronegócio pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Downloads

Publicado

18-02-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

DA SILVA, Álison Pereira. Projeto Física do meio ambiente: “Energia” – Um relato de experiência. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e14377, 2025. DOI: 10.36661/2595-4520.2025v8n1.14377. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14377. Acesso em: 29 mar. 2025.