Projeto Física do meio ambiente: “Energia” – Um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14377Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Física, Meio Ambiente, Projeto de Ensino, Ensino Fundamental IIResumo
E
Este relato de experiência foi desenvolvido a partir da aplicação de um projeto de ensino intitulado - Física do meio ambiente: “Energia”. Constituído de três módulos: Módulo 1 - Meio ambiente, sustentabilidade, poluição, energias (renováveis e não renováveis) e suas respectivas usinas; Módulo 2 - Circuitos elétricos simples; Módulo 3 - Energia mecânica: Cinética, potencial gravitacional e potencial elástica, sistema conservativo de energia. Foi aplicado na Escola Municipal Professor Raimundo Guerra, localizada no município de Caicó/RN, em um Clube de Ciências composto por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Desenvolve-se a interação dinâmica, prática social e intelectual a partir do pensamento autorreflexivo perante o campo científico. Os alunos foram participativos nas discussões, desafios propostos, produções escritas e na atividade prática experimental, principalmente quando os diálogos foram levados para o cotidiano dos alunos. Alguns apresentam dificuldades na parte específica da energia mecânica e sua conservação no sistema. Também, na transcrição oral da linguagem científica, pois muitos ficaram somente na ideia de senso comum. Em suma, é crucial que atividades como essa, sejam inseridas cada vez mais na Educação Básica, em que os alunos possam ser protagonistas da construção do seu próprio conhecimento científico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Álison Pereira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.














