Projeto Física do meio ambiente: “Energia” – Um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14377Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Física, Meio Ambiente, Projeto de Ensino, Ensino Fundamental IIResumo
E
Este relato de experiência foi desenvolvido a partir da aplicação de um projeto de ensino intitulado - Física do meio ambiente: “Energia”. Constituído de três módulos: Módulo 1 - Meio ambiente, sustentabilidade, poluição, energias (renováveis e não renováveis) e suas respectivas usinas; Módulo 2 - Circuitos elétricos simples; Módulo 3 - Energia mecânica: Cinética, potencial gravitacional e potencial elástica, sistema conservativo de energia. Foi aplicado na Escola Municipal Professor Raimundo Guerra, localizada no município de Caicó/RN, em um Clube de Ciências composto por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Desenvolve-se a interação dinâmica, prática social e intelectual a partir do pensamento autorreflexivo perante o campo científico. Os alunos foram participativos nas discussões, desafios propostos, produções escritas e na atividade prática experimental, principalmente quando os diálogos foram levados para o cotidiano dos alunos. Alguns apresentam dificuldades na parte específica da energia mecânica e sua conservação no sistema. Também, na transcrição oral da linguagem científica, pois muitos ficaram somente na ideia de senso comum. Em suma, é crucial que atividades como essa, sejam inseridas cada vez mais na Educação Básica, em que os alunos possam ser protagonistas da construção do seu próprio conhecimento científico.