A visão de estudantes do Ensino Médio sobre Ciência Tecnologia Sociedade: algumas discussões a partir da prática
Resumo
O Movimento CTS busca problematizar e democratizar processos decisórios que envolvem temas relacionados à Ciência e Tecnologia. Nessa perspectiva, o problema que permeia este estudo é: quais são as concepções de estudantes do Ensino Médio sobre “Ciência Tecnologia Sociedade”? Para responder este problema de pesquisa, foi realizado um estudo com abordagem predominantemente qualitativa, no itinerário formativo “Ciência, Tecnologia e Sociedade”, em uma cooperativa educacional localizada no município de Caçapava do Sul/RS. Os instrumentos de coleta de dados foram: produção dos estudantes e relato do educador. De forma geral, esta pesquisa evidenciou que as principais concepções dos estudantes sobre CTS são: i) Desenvolvimento linear de progresso, especialmente no que tange ao Desenvolvimento Tecnológico ocasionar, necessariamente, um Desenvolvimento Social e uma melhor qualidade de vida; ii) A Ciência só existe se ocorrer experimentação/observação; iii) A Ciência está associada apenas à Física, Química e Biologia; iv) A Ciência é neutra; v) A Tecnologia são aparatos modernos/contemporâneos; vi) A Sociedade é uma reunião de pessoas que se relacionam. Tais resultados demonstram a necessidade de uma educação científica crítica-problematizadora na educação básica.
Downloads
Copyright (c) 2024 Lucas Carvalho Pacheco
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.