A visão de estudantes do Ensino Médio sobre Ciência Tecnologia Sociedade: algumas discussões a partir da prática

Palavras-chave: Concepções, CTS, Ensino Médio.

Resumo

O Movimento CTS busca problematizar e democratizar processos decisórios que envolvem temas relacionados à Ciência e Tecnologia. Nessa perspectiva, o problema que permeia este estudo é: quais são as concepções de estudantes do Ensino Médio sobre “Ciência Tecnologia Sociedade”? Para responder este problema de pesquisa, foi realizado um estudo com abordagem predominantemente qualitativa, no itinerário formativo “Ciência, Tecnologia e Sociedade”, em uma cooperativa educacional localizada no município de Caçapava do Sul/RS. Os instrumentos de coleta de dados foram: produção dos estudantes e relato do educador. De forma geral, esta pesquisa evidenciou que as principais concepções dos estudantes sobre CTS são: i) Desenvolvimento linear de progresso, especialmente no que tange ao Desenvolvimento Tecnológico ocasionar, necessariamente, um Desenvolvimento Social e uma melhor qualidade de vida; ii) A Ciência só existe se ocorrer experimentação/observação; iii) A Ciência está associada apenas à Física, Química e Biologia; iv) A Ciência é neutra; v) A Tecnologia são aparatos modernos/contemporâneos; vi) A Sociedade é uma reunião de pessoas que se relacionam. Tais resultados demonstram a necessidade de uma educação científica crítica-problematizadora na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Carvalho Pacheco, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Professor da Educação Básica, Mestrando em Ensino de Física no PPGEMEF/UFSM e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD), desde 2018. Atuei 4 anos como Educador, sendo 2 anos como Coordenador Pedagógico, da Equipe de Física no Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA).  Atualmente, ministro as seguintes disciplinas na Educação Básica: Física, Estatística, Estudos Científicos de Física e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), além de coordenar o Grupo de Iniciação Científica do Colégio G10. Desenvolvo pesquisas na área de Educação em Ciências/Ensino de Física, com ênfase nos seguintes temas: Educação Popular, Materiais didáticos, Abordagem Temática, Educação CTS, Três Momentos Pedagógicos e Epistemologia de Ludwik Fleck.

Publicado
19-12-2024
Como Citar
PACHECO, L. A visão de estudantes do Ensino Médio sobre Ciência Tecnologia Sociedade: algumas discussões a partir da prática. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 4, p. 19-35, 19 dez. 2024.