Oficina Conexões Botânicas: Uma Experiência de Estágio Supervisionado com Estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2025v8n1.14295Palavras-chave:
Ensino de Botânica, Oficina pedagógica, Ensino de BiologiaResumo
A formação inicial de professores é caracterizada por um processo de constante reflexão, visando à aplicação prática da teoria e o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem que possibilitem a integração colaborativa dos alunos ao conhecimento. Nesse contexto, as oficinas pedagógicas surgem como uma relevante ferramenta para promover a aproximação e interação dos sujeitos na sala de aula. Desse modo, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco, durante a disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório II. A proposta para o projeto de intervenção, consistiu na realização de uma oficina inserida no evento "Biologia em Ação", organizado pelos estagiários e residentes em uma instituição de ensino na região metropolitana do Recife voltada para estudantes do Ensino Médio. Com base na observação e das indagações feitas aos estudantes por meio de um curto questionário, foi constatado a participação ativa e a contribuinte formação crítico-reflexiva dos estudantes no que tange as relações existentes entre a botânica, história, arte e cultura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Laura Ingrid da Silva Gomes, Erinaldo Andrade da Silva, Kaline da Silveira Amorim, Irenilda de Souza Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.














